Porsche vs S2000 vs R5 no Rali Cidade de Guimarães

Por a 6 Março 2014 16:38

A segunda prova do CNR coloca o Porsche GT3 de José Pedro Fontes em confronto direto com os S2000 e R5 de Ricardo Moura, Pedro Meireles e João Barros. Tricampeão nacional tenta recuperar de um arranque azarado mas Meireles é líder e joga em ‘casa’

Duas semanas depois dos emblemáticos troços de terra da região de Fafe, o Campeonato Nacional de Ralis continua a ter o Minho como palco privilegiado, desta feita com a segunda edição do Rali Cidade de Guimarães, disputado este ano em dois dias (sexta-feira e sábado). Depois de um rali que teve três S2000, três R5 e um RRC (como Carro 0), a prova do Targa Clube vai colocar um Porsche GT3 em confronto com carros especialmente concebidos para ralis, um cenário que deverá ser recorrente nos cinco ralis de asfalto da temporada. De facto, José Pedro Fontes apostou num Porsche 997 oriundo da Supercup mas com algumas adaptações ao nível da caixa de velocidades (relação mais curta) e suspensões (especiais para ralis).

O carro alemão é a versão de 2010, ou seja, mais recente do que o Porsche com que Fontes chegou a ganhar os ralis de Vila Verde e Centro de Portugal, tendo esta nova unidade vias mais largas e o motor de 3.8 litros e 450 cv de potência (o 997 anterior tinha um bloco 3.6). Uma fórmula que o piloto do Porto acredita ser tão acertada do ponto de vista desportivo como de marketing e comunicação. “Caso o tempo esteja seco acredito que temos carro para discutir os ralis à geral. O custo é sensivelmente o mesmo de um S2000 e as performances no asfalto também serão muito parecidas. Além disso, o Porsche foi a solução ideal para o nosso projeto porque é um carro que atrai imenso público. As desvantagens são o facto de não podermos fazer os ralis de terra e o facto do Porsche ser bastante mais difícil de guiar do que um 4×4, principalmente em piso molhado ou sujo”, afirmou Fontes.

Moura e Barros ao ataque

Mas se o 997 GT3 – que também será usado por Carlos Oliveira – é a principal novidade em Guimarães, parece indiscutível que Ricardo Moura e o Skoda Fabia S2000 continuam a ser a referência para todos os outros pilotos. O açoriano estava na frente em Fafe quando partiu o cárter do Skoda e teve de abandonar, abrindo caminho à vitória de Pedro Meireles. Em 2013, Moura sofreu um toque e abandonou em Guimarães quando ainda estava em fase de adaptação a um S2000. Muito motivado surgirá Meireles, que não só corre na sua terra natal como ainda lidera o campeonato após a sua primeira vitória no Nacional de Ralis.

É expectável que o principal adversário dos dois Fabia S2000 e do Porsche de Fontes seja o Fiesta R5 de João Barros, piloto que em Fafe não conseguiu ‘medir’ o seu andamento com o da oposição devido a uma transmissão partida logo no arranque da primeira classificativa. Tetracampeão nacional de karting e campeão em título do CPR2, Barros tem naturalmente outra experiência em asfalto e também por isso deverá surgir ao ataque em Guimarães, tentando recuperar os pontos perdidos em Fafe. O outro Fiesta R5 da Fibromade/P&B Racing será desta vez guiado pelo tio de João Barros, Elias Barros, que, na qualidade de gentleman driver, já tenha dito que vai sobretudo procurar divertir-se e chegar ao final da prova.

Adruzilo Lopes é o outsider de luxo deste rali. Em 2013, o ex-campeão nacional absoluto conseguiu imiscuir o Subaru Impreza R4 na luta pela vitória, que acabaria na posse do Fiesta S2000 de Bernardo Sousa, mas Adruzilo pouco ou nada pôde fazer em Fafe perante a superioridade dos S2000 e R5. Essa diferença poderá agora ser esbatida no asfalto mas a concorrência direta do piloto de Regilde também deverá ser em maior número. Ricardo Teodósio (Mitsubishi Lancer Evo IX) tentará recuperar de um arranque abaixo das expectativas, enquanto Diogo Salvi (Ford Fiesta R5), Carlos Martins (Mitsubishi Lancer Evo IX R4) e os dois Suzuki Swift S1600 vindos de Espanha (Gorka Antxustegui e Joan Vinyes) também são candidatos naturais ao top-5. O Rali de Guimarães tem um significado especial para o Targa Clube, já que marca 45 anos de presença ininterrupta do clube portuense no principal escalão dos ralis nacionais.

Horário

Dia 7 de março, 6ª Feira

Ação (Local) Nacional Ralis (CNR) Ralis Norte (CRN)

Partida (Guimarães) 20h30* 20h30

Assistência Tipo II (10 min.) (Multiusos de Guimarães) 20h33* 20h33

PE 1, Super Especial 1 (1,90 km) 21h00* 21h00

Assistência Tipo I (45 min.) (Multiusos de Guimarães) 21h15* 21h15

Parque Fechado (Multiusos de Guimarães) 22h10* 22h10

Dia 8 de março, Sábado

Ação (Local) Nacional Ralis (CNR) Ralis Norte (CRN)

Partida (Guimarães) 09h00 11h15

Assistência Tipo II (10 min.) (Multiusos de Guimarães) 09h03 11h18

PE 2, Rota das Cutelarias 1 (8,47 km) 09h40 –

PE 3, Citania de Briteiros 1 (16,93 km) 10h11 –

PE 4, Rota das Cutelarias 2 (8,47 km) 10h54 –

PE 5 (PE 2 CRN), Citânia de Briteiros 2 (16,93 km) 11h25 11h25**

PE 6 (PE 3 CRN), Rota das Cutelarias 3 (8,47 km) 12h08 12h08 **

Reagrupamento (Multiusos de Guimarães) 12h40 12h40**

Assistência Tipo I (30 min.) (Multiusos de Guimarães) 13h05 13h05**

PE 7 (PE 4 CRN), Santuário da Penha 1 (7,61 km) 14h00 14h00**

PE 8 (PE 5 CRN), Serra da Penha 1 (13,47 km) 15h00 15h00**

PE 9 (PE 6 CRN), Santuário da Penha 2 (7,61 km) 16h00 16h00**

PE 10 (PE 7 CRN), Serra da Penha 2 (13,47 km) 17h00 17h00**

Assistência Tipo 1 (20 min.) (Multiusos de Guimarães) 17h30 17h30**

Reagrupamento (Multiusos de Guimarães) 18h00 18h00**

Chegada/Pódio (Lago do Toural – Guimarães) 18h15 18h15**

*Os horários são meramente indicativos. No primeiro dia de prova, os concorrentes do CRN são os primeiros a iniciar a prova pela ordem decrescente ao número de competição, seguindo-se o mesmo com os concorrentes ao CNR.

** Os concorrentes do CRN arrancam 3 minutos após o último concorrente do CNR

COMO ESTÁ O CAMPEONATO

CL. PILOTO PONTOS

1º Pedro Meireles 25,5

2º Rui Madeira 20,5

3º Adruzilo Lopes 15

4º Diogo Salvi 12

5º Ricardo Teodósio 10

6º João Correia 8

7º Gil Antunes 6

8º Paulo Neto 4

9º Ricardo Marques 2

10º Ricardo Moura 2

Mapa Geral – CLIQUE AQUI

Listas de Inscritos – CLIQUE AQUI

Indicações dos acessos às Zonas Espectáculo – CLIQUE AQUI

Mapas Zonas espectáculo – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado