Pedro Peres campeão

Por a 1 Dezembro 2007 18:26

A prova até prometia uma luta intensa pela vitória, que no caso de Pedro Peres e Luís Mota significava também o título nacional. Essa luta até existiu mas foi interrompida no quinto troço quando Mota ficou pelo caminho devido a um princípio de incêndio no seu Mitsubishi, na sequência dum despiste, entregando desta forma o triunfo ao seu adversário.

Com a necessidade de terminar na frente do seu principal opositor de toda a temporada. – Luís Mota -, o jovem piloto do Porto desde a super-especial de sexta-feira à noite que tratou de fazer pela vida, pois a vitória fazia-o apenas depender de si para desde logo poder abrir a champanhe da vitória.

Com o início dos troços de sábado, a chuva fez a sua aparição e com ela as dificuldades acrescidas para todos os pilotos. Peres não baixou os braços e desses primeiros três troços venceu dois, mas Mota foi mais rápido num, com a diferença a cifrar-se em 8,4 segundos.

Assim, tudo estava em aberto para a derradeira ronda pelas especiais. Mas logo na primeira dessas, ou seja, na quinta, Mota tem uma saída de estrada sem grande aparato, de modo a que apenas perdeu três ou quatro segundos. O pior veio depois quando o seu Mitsubishi teve um princípio de incêndio, devido a um tubo de óleo que rebentou e em contacto com o escape começou a arder.

Pedro Peres, quando viu o seu adversário de fora, apenas teve que levar o carro até final, baixando um pouco o ritmo, pois a vantagem que passou a ter para o segundo classificado já era significativa e qualquer exagero nos pisos enlameados poderia ter sido fatal.

Com a desistência de Mota, João Ruivo, outro dos pilotos que esteve em destaque ao longo da temporada, foi segundo classificado. Se no final da primeira secção, o piloto de Famalicão afirmava que não valia a pena arriscar nada, depois disso viu uma possibilidade de lutar pela vitória, resultado que lhe escapou em algumas ocasiões. Só que uma ligeira saída de estrada, com um toque que provocou um furo, retirou a concentração necessária para o que ainda faltava e não deu para mais.

Classificação final: 1º Pedro Peres/Tiago Ferreira (Ford Escort Cosworth), 44m46,2s; 2º João Ruivo/Alberto Silva (Fiat Stilo Multijet), a 2m10,6s; 3º Alfredo Guimarães/Domingos Mendes (Mazda 323 4WD), a 3m16,7s; 4º Manuel Coutinho/Manuel Babo (Peugeot 206 GTI), a 4m18,0s; 5º Miguel Monteiro/Sérgio Moutinho (Ford Fiesta ST), a 4m42,6s; 6º Filipe Teixeira/Pedro Teixeira (Peugeot 205 GTI), a 4m51,1s; 7º João Castela/André Carvalho (Citroen Saxo), a 6m17,5s; 8º Nuno Coelho/Rafael Paiva (Renault Clio Sport), a 6m22,4s; 9º Casimiro Costa/Jorge Carvalho (Peugeot 206 GTI), a 6m57,2s; 10º Rui Almeida/Luis Costa (Peugeot 206 GTI), a 6m59,3s; 11º António Oliveira/Filipe Martins (Peugeot 205 GTI), a 7m04,1s; 12º Nuno Mateus/Miguel Paião (Fiat Punto HGT), a 7m11,0s; 13º A. Maia Sport/Júlio Maia/Manuel Martins (Fiat Punto HGT), a 8m9,2s; 14º Petrotadim-TPS Sport/Júlio Bastos/Estefanio Pinto (BMW M3), a 9m04,2s; 15º Nuno Almeida/Marco Macedo (Fiat Punto HGT), a 10m07,8s; 16º Luís Dias/Abel Carreiro (Citroen Saxo), a 12m24,0s; 17º Catarina Sousa/Ana Monteiro (Nissan Micra), a 15m17,0s; 18º João Marcelino/Rui Pinto (Toyota Yaris), a 15m46,1s; 19º Daniel Soares/António Moreira (Peugeot 205), a 17m37,3s; 20º Nortiva Racing Time/Rui Rocha/Orlando Duarte (Peugeot 205 Rally), a 29m45,7s; 21º MDS Sport/Eduardo Carneiro/João Caetano (Toyota Corolla 1600 16V), a 38m20,3s.

Campeonato; 1º P. Peres, 157 pontos; 2º L. Mota, 152; 3º J. Ruivo, 125; 4º R. Azevedo, 85; 5º I. Portela, 80.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado