Pascoal mais forte no Campeonato FPAK Ralis Norte

Por a 15 Março 2015 19:13

A primeira prova do Campeonato FPAK de Ralis Norte e segunda da Taça FPAK Ralis de Terra não teve no esperado duelo entre Fernando Peres e Vítor Pascoal o seu principal enfoque uma vez que o piloto portuense nem sequer conseguiu arrancar para a prova, vendo o motor do seu Mitsubishi Lancer Evo VIII ceder prematuramente.

Assim, Pascoal, atendendo ao seu currículo, ficou com a responsabilidade ‘moral’ de vencer a prova, acabando por não defraudar as expetativas. Contudo, mesmo se se mostrou o mais rápido em seis dois oito troços disputados, o piloto do Lancer Evo VII teve que contornar algumas adversidades para chegar ao triunfo, nomeadamente, um problema com nos travões traseiros e uma inusual explosão da bateria que não foram, suficientes, para hipotecar o triunfo até porque com a margem de vantagem acumulada na primeira parte do rali, Pascoal pode terminar a prova em ‘modo de gestão’.

Vencedor das duas últimas especiais, José Gomes terminou na segunda posição (mas como não está inscrito no campeonato não somou pontos), na sua estreia com um carro de tração integral em pisos de terra, controlando, também ele, com relativa facilidade a prestação de Vítor Ribeiro que continuou a sua adaptação ao mais eficiente Lancer Evo IX mas que, ainda assim, se revelou impotente para contrariar o andamento superior evidenciado por José Gomes no Evo VI.

Ribeiro ainda teve, que lutar nas três primeiras especiais com Luís Mota, mas quando o piloto do Carregado saiu de estrada, então o Evo IX instalou-se confortavel e definitivamente na ‘cadeira’ do terceiro lugar, onde já Eduardo Veiga, também em Evo IX, não conseguiu chegar uma vez que logo no primeiro dia de prova se atrasou com um toque onde perdeu quase um minuto e meio.  

Com os Evo a monopolizaram as primeiras quatro posições, coube ao bem preparado SEAT Ibiza de Hélder Miranda ser o melhor ‘não-Mitsubishi’, encerrando o Top 5 da prova, que apenas viu terminar 14 carros, em parte, devido ao estado degradado do piso dos troços na parte final do rali. 

 

Classificação

1º Vítor Pascoal/Luís Ramalho (Mitsubishi Lancer Evo VII), 1h01m49,6s; 2º José Gomes/Nuno Queirós (Mitsubishi Lancer Evo VI), a 58,6s; 3º Vítor Ribeiro/Fernando Sousa (Mitsubishi Lancer Evo IX), a 1m32,7s; 4º Eduardo Veiga/Justino Reis (Mitsubishi Lancer Evo IX), a 3m04,4s; 5º Hélder Miranda/Rui Teixeira (SEAT Ibiza), a 5m50,6s; 6º Eugénio Madureira (Mitsubishi Carisma GT), a 7m07,5s; 7º Manuel Martins/Rui Vilaça (Peugeot 206 GTI), a 7m42,3s; 8º Ruben Moura/Luís Sá (Citroën Saxo), a 8m24,3s; 9º Ricardo Costa/Sérgio Rocha (Peugeot 206 GTI), a 9m17,9s; 10º Pedro Sá/Leandro Parreira (Citroën Saxo), a 9m35,1s; 11º Moisés Teixeira/Ricardo Faria (Peugeot 206 GTI), a10m08,0s; 12º Mariana Carvalho/Ana Monteiro (Peugeot 206 GTI), a 14m14,2s; 13º Sérgio Moutinho/Nuno Carvalhosa (Fiat Punto 1.8 HGT), a 16m29,8s; 14º Miguel Teixeira/Hugo Pereira (BMW E36), a 33m14,5s

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado