Para apreciadores

Por a 1 Agosto 2007 11:55

O Neste Oil Rali da Finlândia, também conhecido por “Rali dos 1000 Lagos” ou “Rali dos 1000 Saltos”, continua a ser o mais rápido de todos os ralis que integram o Mundial e, seguramente, um dos mais apreciados pelos pilotos e espectadores.

A prova (a única que mantém o seu centro nevrálgico desde que entrou para o Campeonato do Mundo) marca a entrada na segunda metade do calendário e, por norma, é um “feudo” dos finlandeses. Mas com 19 dos 23 troços a serem percorridos pela primeira vez, o correspondente a 46 por cento do percurso cronometrado, é bem possível que as surpresas aconteçam…

Saber saltar e conhecer as bermas

Caracterizado pela rapidez das suas classificativas e, sobretudo, pelos impressionantes saltos, o resultado do Neste Oil Rali da Finlândia jogar-se-á muito pelo “coração” do piloto, mas também pelas boas notas de navegação e por um bom “set up” das suspensões.

Contudo, e ao contrário do que se possa pensar, o “truque” para o a rapidez nos troços finlandeses está em “voar” o menos tempo possível, pois quando o carro está no ar não há tracção e a velocidade é sempre inferior à atingida quando as quatro rodas estão assentes no chão. Depois, há também que saber aterrar, uma vez que quanto mais vezes se conseguir atingir o chão sobre as quatro rodas, mais segura será a aterragem e também mais rapidamente o carro ganhará a motricidade perdida.

Outro dos segredos da prova finlandesa está no conhecimento de cada metro do troços, já que é preciso saber quais as bermas que se podem cortar, sendo certo que este deverá mesmo ser o último ano em que colocar os carros nas bermas pode ser um “trunfo”. É que a partir de 2008, com a interdição dos sistemas de “mousse” anti-furo, nenhum piloto deverá querer correr esse risco.

PONTOS A RETER

– Marcus Gronholm é o principal favorito por força das suas seis vitórias na prova e também pelos argumentos do novo Ford Focus WRC07 que faz a sua estreia no Mundial;

– Mesmo vencendo, Sébastien Loeb nunca sairá da Finlândia na liderança do campeonato. Mas se conseguir esse feito, na estreia do C4 WRC, juntará ao seu pecúlio um dos poucos triunfos que ainda lhe faltam no seu palmarés, tornando-se no quarto “não-nórdico” a vencer o rali, depois de Sainz, Auriol e Martin, num conjunto de 38 edições;

– Sem nunca conseguir melhor que um terceiro lugar na Finlândia, Mikko Hirvonen é uma das forças em presença a ter em conta. O conhecimento do terreno e as potencialidades do Focus WRC07 podem ser usados como trunfo. Também a Subaru poderá impressionar com Petter Solberg depois da última evolução operada no Impreza WRC;

– A Ford bateu já um recorde na Finlândia, uma vez que em nenhuma prova conseguiu reunir tantos Focus WRC como nesta. Qualquer coisa como 11, com especificações que variam entre as de 2004 e as de 2007 ;

– Também nunca nenhuma prova do Mundial teve tantos Mitsubishi Lancer WRC à partida. Na Finlândia, serão quatro guiados por Juho Hanninen, Kristian Sohlberg, Urmo Aava e Kaj Kuistila;

– O rali é também pontuável para o JWRC. Curiosamente, os dois primeiros classificados – Andersson e Aava – não pontuarão, pelo que Molder deverá defender sozinho a honra da Suzuki contra Sandell e Bères (Renault) e Rautenbach, Prokop e Burkart (Citroen).

Para apreciadores

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis