Malditos rails

Por a 17 Junho 2012 00:55

Pelo que se vê nas imagens do local do acidente, era uma curva rápida à esquerda, numa estrada estreita, onde provavelmente o piloto entrou depressa demais, não evitando o rail, que como se vê na imagem está ligeiramente virado para fora, mas apenas 15-20 cm, insuficiente para impedir que entrasse pelo carro, lançado a alta velocidade.

Se o rail estivesse enterrado no chão, provavelmente o que aconteceria era um capotanço, já que o carro subia o rail e era catapultado. Os rails são feitos para suportar veículos que lhe batem lateralmente, mas são frágeis quando embatidos no seu início.

Talvez seja altura das organizações colocarem, por exemplo, um recipiente de plástico semelhante aos que se colocam nas bermas das estradas, ou a delimitar obras, no início dos rails em zonas onde os pilotos cheguem a grandes velocidades, onde seja mais provável poderem lá bater de frente, pois isso provavelmente evitaria que o ferro trespassasse o carro.

Ironicamente, uma semana antes do Targa Florio, Abdulaziz Alkuwari teve um acidente muito semelhante no Rali da Bulgária, quando o seu Mini JCW S2000 ficou empalado num rail. Desta feita os ocupantes tiveram a sorte que faltou a Gareth Roberts.

Assim, a edição 96 do Targa Florio ceifou mais uma vida, numa prova marcada por muitas fatalidades. Em 1985, Sandro Picone morreu envenenado pelos gases de escape do seu carro, que entraram no habitáculo. Em 1991, morreu um espectador, atingido por um carro. Mais para trás, em 1977, perdeu a vida Gabriele Ciuti devido ao despiste do seu Osella PA5 Abruzzo. O primeiro acidente desta longa lista deu-se em 1926 quando o conde Giulio Masetti perdeu a vida no seu Delage. John Alloatti morreu em 1934, quando corria com um Bugatti Type 51. Em 1958 perdeu a vida Sergio Der Stepanian, num Ferrari 250 Berlinetta. Fulvio Tandoi morreu em 1971, aos comandos dum Alpine Renault A110, e em 1973 o inglês Charles Blyth, em Lancia Fulvia HF. Infelizmente, uma longa lista, numa prova que tem uma história tão bela quanto trágica.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado