Latvala continua a recuperar tempo a Ogier

Por a 24 Janeiro 2015 15:47

Kris Meeke venceu a especial, batendo Robert Kubica por 8,5s, mas os homens da frente foram muito conservadores, com Sébastien Ogier a terminar a especial apenas na oitava posição. Jari-Matti Latvala foi quarto, recuperou mais trinta segundos a Ogier, reduzindo a margem para o seu colega de equipa, colocando-a agora em 42.8s.

Desta feita não houve grandes surpresas no mítico Sisteron, uma das mais importantes especiais da história do Rali de Monte Carlo, e também uma das mais bonitas. Tal como sucedeu muitas vezes no passado a estrada encontrava-se maioritariamente seca, com a exceção dos quatro quilómetros da subida para o Col de Fontbelle, que por ser uma zona alta e ‘protegida’ por árvores, a estrada não apanha sol e muita luz está por isso, muitas vezes completamente cheia de neve e principalmente gelo. Tendo em conta que para lá chegar os pilotos têm que percorrer 25 Km muito rápidos na sua grande maioria, os pneus necessários para o Col de Fontbelle nunca são a escolha principal, e por isso a passagem no Col é quase sempre um tormento. Muitas vezes esta passagem de quatro quilómetros mudou a face do Rali de Monte Carlo. Mas não desta vez…

Jari-Matti Latvala ganhou mais 30 segundos a Sébastien Ogier, que voltou a ser muito cuidadoso, não se importando com o tempo que tem vindo a perder para Latvala, preferindo assegurar que se mantém afastado das armadilhas, deixando para o finlandês o ataque. Só que este não o está a fazer, pois também ele está a ser cauteloso: “Não percebo, não temos intenção de o atacar, mas estamos a ganhar tempo à mesma. Este troço é fantástico, tivemos um bom ritmo” disse Latvala. Já Sébastien Ogier, negou a informação que teve quase uma saída de estrada, reportada por um elemento de um dos helicópteros que segue a prova: “Não é verdade…” disse no final da especial.

Thierry Neuville foi terceiro e Dani Sordo quinto, com os dois homens da Hyundai a aproveitarem os problemas de Elfyn Evans, que depois do toque que deu na especial anterior, que lhe danificou a suspensão do seu Ford Fiesta WRC, perdeu mais 2m29s neste troço: “Andei muito devagar, perdemos imenso tempo”. Desta forma, Sordo e Neuville ascenderam à quinta e sexta posições.

Mads Ostberg teve um problema com o motor do seu Citroen DS3 WRC “Pilotámos alguns quilómetros em três cilindros e tivemos de parar na especial para fazer um reset ao carro. Não sei exatamente o que se passou” disse Ostberg que perdeu mais vinte segundos para Mikkelsen na luta pelo terceiro lugar. Já o homem da Volkswagen, destacou o papel dos seus batedores, pois permitiram-lhe optar pelos pneus perfeitos para o piso que iria encontrar.

Sébastien Loeb arriscou nos pneus para piso seco, mas a posta saiu furada, pois o tempo que perdeu no Col de Fontbelle suplantou e muito o que ganhou na subida e na descida do Col. De qualquer forma, já é nono da geral.

Está mesmo tudo em aberto?

Tendo em conta o que se tem visto nos últimos troços, com Jari-Matti Latvala a recuperar tempo a Sébastien Ogier, e ainda com quatro troços pela frente é lícito pensar que Latvala ainda pode vencer esta prova. E pode, mas o que Ogier tem vindo a fazer é gerir o seu andamento, fugir de todas as armadilhas e ainda assim manter um confortável avanço. Resta saber se Jari-Matti Latvala vai no engodo ou prefere assegurar o seu magnífico segundo lugar numa prova em que nunca andou bem, e na maioria das vezes que a disputou, saiu de estrada. Ainda que possa parecer interessante esta nova batalha pela vitória, o próprio Latvala tem-se mostrado surpreso pelo facto de estar a ganhar tempo a Ogier, pois não está a fazer muito por isso. Muito provavelmente o que vai acontecer é Latvala olhar para a margem que tem para o terceiro classificado, bem mais de um minuto, e assegurar a posição, no que seria para si uma excelente operação na luta pelo campeonato, pois atualmente, o Rali de Monte Carlo é um dos poucos (os outros são os ralis de asfalto) em que dificilmente pode dar luta a Ogier. E ainda por cima logo a seguir é o Rali da Suécia…

De resto, entre o terceiro lugar de Mikkeslen e o quinto de Neuville separam-no minuto e meio, pelo que aqui ainda podem haver alterações, ainda que para isso tenha que existir quem arrisque nas escolhas de pneus, pois em andamento puro o homem da VW não tem estado a perder para Osberg, Sordo ou Neuville.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado