Lancia Fulvia Coupé vence Rallye Monte-Carlo Histórico

Por a 4 Fevereiro 2023 12:54

Um Lancia Fulvia Coupé Rallye 1.3 S, de 1970, conduzido pelos suíços Claudio Enz e Cristina Seeberger e pertencente ao Team Kessel, sagrou-se vencedor da 25ª edição do Rallye Monte-Carlo Historique, a versão histórica do rali de estrada mais antigo do mundo.

A Lancia continua a ser a marca que mais vezes venceu nas Marcas, com lendários modelos como o Fulvia, o Stratos, o 037 e o Delta a dominarem os ralis internacionais nas décadas de 70 e 80.

O Fulvia Coupé, um dos mais icónicos veículos Lancia e que serviu agora de inspiração para o design dos futuros modelos da marca, tornou-se famoso pelo seu ecletismo: enquanto a sua versão de competição era agressiva e competitiva, a variante de estrada apresentava-se como um elegante coupé, conhecido pelo conforto dos seus interiores.

A história do Fulvia teve início em 1965, quando fez a sua estreia no Salão Automóvel de Genebra, como um veículo elegante e compacto. Em comparação com a berlina de 1963, destacou-se pelo seu design mais ágil e desportivo, pela configuração 2+2, pelo habitáculo luminoso, pelas amplas janelas e pela forte inclinação do para-brisas e do óculo traseiro.

O Fulvia Coupé recebeu a sua inspiração do design das embarcações a motor Riva, apresentando uma frente elegante e uma linha recortada e limpa na traseira. A sua estreia conquistou o público e a crítica graças ao seu clássico habitáculo tipo “torre”, que se destacou pela incrível visibilidade para o exterior tornado possível pelas suas amplas janelas e pelos pilares estreitos. Os interiores eram desportivos, mas elegantes, com um tabliê e um volante em madeira. Além disso, o seu painel de instrumentos completo incluía um odómetro e tacómetro redondos e de grandes dimensões.

A sua estreia em competição teve lugar na Volta à Córsega em 1965, um início de um percurso desportivo histórico que levaria ao lançamento, no ano seguinte, da versão Fulvia HF (High Fidelity, a designação da Equipa de Competição de Lancia). A nova versão 1.3, de 1967, e a versão 1.6, de 1968, confirmariam o estatuto do Fulvia no panorama das competições internacionais. Em 1972, a Lancia faria história com um Fulvia HF 1600 (#14), ao vencer o Rali de Monte-Carlo, com a dupla Sandro Munari / Mario Mannucci.

A 25ª edição do Rallye Monte-Carlo Historique decorreu entre os dias 27 de janeiro e 1 de fevereiro, registando-se a participação de 19 viaturas Lancia pertencentes a pilotos privados. Este rali está reservado a automóveis clássicos que participaram em pelo menos um Rallye Automobile de Monte-Carlo,até ao ano de 1983. A edição deste ano contou com mais de 200 veículos participantes, saídos dos habituais pontos de partida de diversos pontos de toda a Europa – Oslo, Londres, Bad-Homburg, Reims e, claro, de Turim, onde esteve exposto um icónico Lancia Rally 037 da coleção histórica da Stellantis.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado