A confusão que foi a penalização atribuída a Khalid Al Qassimi no Rali do Dubai, que ‘entregou’ a vitória e o respetivo título de Ralis do Médio Oriente a Nasser al Attiyah ainda não terminou. Desta feita a equipa do Sheik Khalid Al Qassimi colocou a circular um vídeo em que alega que Attiyah fez algo semelhante a Qassimi na prova sem que isso tenha merecido dos Comissários Desportivos a mesma atitude.
O vídeo abaixo mostra que Nasser passa fora do local determinado, alegadamente fora dos dez metros de tolerância, embora não mostre que Nasser tenha ganho tempo face a Khalid Al Qassimi. A grande questão é que ao terminar em segundo, Nasser tinha a vantagem tática de protestar, o que fez, o que não sucedia com Qassimi, que ao vencer a prova não lhe valeria a pena protestar o seu adversário. Só que foi penalizado, perdeu o título, e os resultados foram considerados finais, pois o prazo para apelar terminou.
Fica desta forma uma nuvem negra sobre esta competição, e talvez fosse importante mudarem-se os regulamentos, adequando-os aos tempos modernos, pois não há nada mais importante que a verdade desportiva, e se depois de tudo o que se passou surgiram provas que – no mínimo – deveriam ter sido olhadas por quem de direito, e se fosse determinado que as imagens eram verídicas (fácil de confirmar) e provavam culpa, então o prazo para algo poder mudar, ou seja, fazer-se justiça, tem que ser muito mais alargado.
Noutros desportos há fartos exemplos de corridas que se perdem muitos anos depois delas terem terminado, veja-se o caso de Lance Armstrong no ciclismo. Por isso, pela verdade desportiva, seja ela qual for, era importante que não tivesse que ficar esta ‘sombra’ sobre o Campeonato FIA de Ralis do médio Oriente, pois o que os dois pilotos, Attiyah e Qassimi fizeram nos troços foi dar um espetáculo soberbo e o que os adeptos menos mereciam é que depois duma prova e um título jogados ao décimo de segundo fosse resolvido num qualquer gabinete…








