Jost Capito: “Posso perceber porque é que o Sébastien pensa como pensa…”

Por a 16 Setembro 2014 10:55

A FIA impôs que nas regras do WRC em 2015 o líder do campeonato passe a abrir a estrada no primeiro e segundo dias de prova, ao invés de ser estabelecida pela classificação do campeonato apenas no primeiro dia (como é atualmente, em 2014), no Dia 2 pela inversão da classificação do Dia 1 (entre os pilotos P1 e P2) e no Dia 3 pela inversão da classificação do Dia 2 (entre os pilotos P1 e P2). Por isso, os três pilotos da VW – Ogier, Latvala e Mikkelsen – constestaram (em carta para Jean Todt, Presidente da FIA) as alterações ao regulamento de 2015 que define a ordens de partida na etapa. Os pilotos discordam do líder do campeonato ter que passar a abrir a estrada no Dia 1 e Dia 2 em 2015.

Segundo Ogier, “como piloto, penso no futuro deste desporto e discuti o assunto com os meus colegas, antes de comunicarmos a nossa posição à FIA. A nova regra levas as coisas longe de mais e é injusta. Preferíamos correr por ordem inversa à classificação no Dia 2 e à ordem inversa do Dia 2, na última etapa. Seria mais justo, consistente e fácil de entender”. Jost Capito, patrão da VW, discorda, contudo, dos seus pilotos, referindo: “posso perceber porque é que o Sébastien pensa como pensa mas devemos aceitar as regras da FIA e ainda estou convencido que será o mais rápido a vencer. Se um piloto ‘abre’ a estrada é porque tem mais pontos e o segundo do campeonato está logo atrás. Não existe uma diferença de 10 lugares entre os dois!”.

Na verdade, e como se tem visto este ano, o líder do Mundial, que é há muito Sébastien Ogier, tem muitas dificuldades no primeiro dia de prova, ataca no segundo, e ‘confirma’ no terceiro. Só que com as novas regras, nas provas de terra será o primeiro piloto na estrada nos dois primeiros dias, e sendo verdade que a diferença para os pilotos que se seguem no campeonato não é muita (ao fim ao cabo, como Capito diz, o segundo classificado só dista uma posição) a verdade é que dois dias pode parecer demais.

Esta é claramente uma forma da FIA equilibrar mais os ralis, permitindo a quem está pior classificado no Mundial tenha melhores condições para obter um melhor resultado na prova seguinte, e os homens que lideram a competição sairão sempre mais prejudicados. Será só injusto ou apenas bom para o espectáculo?

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado