João Ferreira alcançou uma vitória dominante na sua estreia absoluta em ralis de asfalto, no Rali Verde Centro-Figueiró dos Vinhos. Conhecido pelo seu percurso e palmarés nas competições de terra e todo-o-terreno, Ferreira adaptou-se rapidamente às exigências do alcatrão, triunfando em todas as classificativas da prova aos comandos do Toyota GR Yaris Rally2.

O regresso de João Ferreira às estradas pavimentadas após um interregno de oito anos representou uma autêntica página em branco nas notas de condução. A transição exigiu uma intensa jornada de aprendizagem técnica ao longo de dois dias de testes que antecederam a partida. A adaptação focou-se nas dinâmicas específicas da viatura da marca nipónica, nomeadamente na gestão de pesos nas travagens e na resposta dos autoblocantes dianteiro e traseiro: “Foram dois dias muito importantes para me habituar ao carro e ao asfalto. Percebi como é que tudo se comporta. O balanço foi positivo, diverti-me imenso e evoluímos muito”, explicou o piloto após o encerramento dos testers.
A evolução mereceu também rasgados elogios por parte da estrutura técnica. O navegador António Costa confirmou que a primeira experiência de João Ferreira em asfalto superou as expectativas iniciais, destacando o comportamento impressionante do Toyota GR Yaris Rally2 neste tipo de piso.
Apesar de ter admitido algumas dificuldades naturais e um período de sofrimento na fase inicial da prova, a dupla garantiu o comando do rali desde a primeira jornada. Controlando o ritmo e a vantagem sobre os mais diretos perseguidores, Ferreira carimbou o triunfo com uma margem confortável: “Terminado o meu primeiro rali de asfalto, estou super contente. Diverti-me imenso, evoluímos muito durante o fim de semana e, para acabar em beleza, vencemos o rali com uma margem confortável e vencemos os troços todos”, declarou João Ferreira no final do evento.

O piloto fez ainda questão de enaltecer o papel da equipa de assistência ARC Sport e a paciência de António Costa na gestão deste exigente processo de transição.
Com este resultado, o jovem piloto demonstrou polivalência e competitividade numa superfície que não traduz a sua especialidade, encarando a prova como uma excelente jornada de preparação e treino intensivo para os seus compromissos internacionais nas rondas do Campeonato do Mundo.










