Impacto mediático do Rally de Lisboa impressiona | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Impacto mediático do Rally de Lisboa impressiona

José Luis Abreu by José Luis Abreu
24 Setembro, 2024
in Ralis
A A
Rally de Lisboa: Tudo a postos para a festa da Taça de Portugal de Ralis

Share on FacebookShare on Twitter

Os números globais de audiência da edição deste ano do Rally de Lisboa são bastante fortes e traduzem-se, de acordo com os resultados de um estudo dos meios da Medialivre, SA, que engloba o Correio da Manhã TV, Jornal Correio da Manhã, Jornal Record e Revista sábado, em 8.416.000 impactos estimados.

Importa sublinhar que os dados para a elaboração deste estudo de audiência, quer da TV quer de jornais/revistas e da Internet, foram monitorizados por empresas certificadas e especializadas naquelas áreas específicas, como a GFK (multinacional de estudos de mercado que mede as audiências televisivas em Portugal), a Bareme Imprensa (estudo regular da Marktest que analisa hábitos de audiência de imprensa dos residentes no Continente), NetAudience (sistema de audiência da Internet) e APCT (Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação).

Neste contexto, esta cifra alcançada pela prova do CPKA – Clube de Promoção de Karting e Automobilismo, refere-se apenas aos quatro meios do grupo Medialivre, admitindo-se que o espetro de audiência possa ser ainda mais expressivo se englobarmos os restantes e diferentes meios de comunicação, especializados e generalistas, que veicularam notícias deste evento único da Taça de Portugal de Ralis.

Artigos relacionados

Opinião: Quo Vadis, WRC?

Opinião: Quo Vadis, WRC?

10 Junho, 2026
Plantel de luxo promete luta intensa pela vitória no Rally Taça Joaquim Santos

Plantel de luxo promete luta intensa pela vitória no Rally Taça Joaquim Santos

9 Junho, 2026

“O resultado do estudo, que desde a primeira hora, quando a Medialivre nos fez chegar o documento, foi entregue aos nossos patrocinadores e parceiros, deixa o CPKA-Clube de Promoção de Karting e Automobilismo orgulhoso do trabalho desenvolvido no Rally de Lisboa.
E as suas reações revelaram-se de tal modo positivas que já foram renovadas todas as parcerias para 2025, o que reflete o bom entendimento e o clima de confiança entre ambas as partes.
A aposta forte na área da promoção/comunicação tem sido uma mais-valia do Rally de Lisboa e as repercussões estão à vista e sem qualquer margem de dúvidas.
Há aspetos ainda a melhorar e pretendemos, com humildade e determinação, continuar a evoluir em todos os sentidos”, declarou Humberto Silva, presidente do CPKA – Clube de Promoção de Karting e Automobilismo e mentor do Rally de Lisboa, que na edição de 2024 foi nomeado pela FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting) prova única da Taça de Portugal de Ralis.

Vejamos, em detalhe, a monitorização das diferentes iniciativas da Medialivre, SA (Grupo Correio da Manhã), parceiro do CPKA, antes, durante e no final do Rallye de Lisboa, de que resultam 8.416.000 impactos estimados:

• 1 presença no programa televisivo Manhã CM | 180.630 espetadores
• 6 coberturas TV do rally (11 exibições) | 993.800 espetadores
• 2 páginas de conteúdo (Correio da Manhã+Record) – Audiência estimada de 932.000 leitores
• 2 conteúdos digitais – 1.2 milhões de acessos (média de acessos diários dos sites CM e Record em abril)
• 1 Campanha de TV (50 exibições de spots) – 1.8 milhões de espetadores impactados
• 2.9 milhões de impactos gerados pela Campanha de Publicidade no CM+Record+Sábado
• 242.000 exemplares impressos (2 topos CM+2 topos+2 janelas Record+2 pág. Sábado)
• 250.000 impressões de campanha digital (geraram um CTR [relação entre o número de cliques e o número de visualizações de um anúncio] de 0.41%)

Agora a explicação…
Note-se que para analisar estes números é importante ter em mente que se tratam de estimativas e projeções baseadas em dados históricos e médias. Embora os dados de audiência de TV, acessos digitais e circulação de jornais possam ser bastante precisos, os números de ‘impactos’ são projeções que refletem o número potencial de pessoas que foram expostas à campanha, não necessariamente o número real de pessoas que efetivamente consumiram o conteúdo ou interagiram com ele.

Os números apresentados são estimativas baseadas numa combinação de dados reais (como medição de audiência, visualizações e circulação de jornais) e projeções feitas a partir de modelos de comportamento de consumo de media. Empresas que medem audiências utilizam uma série de metodologias e ferramentas para chegar a esses números e é importante entender como operam para analisar adequadamente os documentos que relatam esses dados.

É preciso ser muito experiente para interpretar e analisar esses números, e as metodologias comummente usadas para projetá-los.
Por exemplo, na Audiência Televisiva, (1 presença no programa televisivo Manhã CM | 180.630 espetadores) as audiências televisivas são medidas por sistemas como ‘people meters’, dispositivos instalados nas casas de famílias representativas de uma amostra da população. Esses dados são coletados e projetados para refletir o total da audiência de um programa em determinado período.
A medição de 180.630 espetadores reflete o número estimado de pessoas que assistiram ao programa, com base nessa amostra projetada para a população total (6 coberturas TV do rally (11 exibições) | 993.800 espetadores) Estes números, provavelmente somam os espetadores totais das várias exibições, com cada exibição a ser contabilizada para chegar a um número acumulado. Aqui, pode, por exemplo questionar-se se as exibições foram duplicadas (espetadores repetidos, visitas ou visitantes se fosse na internet) ou se o número total considera audiências únicas.

A audiência estimada de jornais e revistas é calculada usando pesquisas que medem o número de leitores por exemplar. Um exemplar pode ser lido por várias pessoas (família, amigos, leitores em locais públicos), e a empresa de medição faz projeções com base em estudos de hábitos de leitura.

Nos conteúdos digitais, 1.2 milhões de acessos (média de acessos diários dos sites CM e Record em abril) são geralmente monitorados por ferramentas como Google Analytics ou sistemas semelhantes. Esses 1,2 milhões de acessos podem referir-se a páginas vistas, o que inclui múltiplas visitas por visitante.

Numa Campanha de TV, (1 Campanha de TV (50 exibições de spots) – 1.8 milhões de espetadores impactados). Nessa estimativa, 1,8 milhão de espetadores corresponde ao número total de pessoas que foram potencialmente impactadas pelas 50 exibições dos anúncios. Isso é estimado com base em dados de audiência média dos programas durante os quais os anúncios foram veiculados.

2.9 milhões de impactos gerados pela Campanha de Publicidade no CM+Record+Sábado
Impactos referem-se ao número de vezes que o conteúdo publicitário foi exibido para os leitores ou espetadores, seja em formato impresso ou digital.
Aqui, o número combina diferentes plataformas (jornais, revistas, sites) para chegar ao total de 2,9 milhões de impactos estimados.

250.000 impressões de campanha digital (geraram um CTR de 0.41%): No caso da campanha digital, as “impressões” referem-se ao número de vezes que o anúncio foi exibido na página. O CTR (Click-Through Rate) de 0,41% indica a taxa de cliques em relação às impressões: de cada 1.000 impressões, aproximadamente 4,1 pessoas clicaram no anúncio.

Desta forma pretendemos explicar um pouco que os números mais fiáveis são sempre os da internet, porque, por exemplo o Google Analytics mede exatamente o número de visualizações de um determinado artigo, portanto sabemos sempre quantos visitantes únicos leram um determinado artigo, e quantas vezes foi lido.

Tags: Impacto mediáticoRally de Lisboa
José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

Opinião: Quo Vadis, WRC?
Destaque Homepage

Opinião: Quo Vadis, WRC?

by José Luis Abreu
10 Junho, 2026
Plantel de luxo promete luta intensa pela vitória no Rally Taça Joaquim Santos
Ralis

Plantel de luxo promete luta intensa pela vitória no Rally Taça Joaquim Santos

by Redação
9 Junho, 2026
Next Post
Rally de Portugal Histórico: hoje é dia de Arganil, veja os horários de passagem

Rally de Portugal Histórico: hoje é dia de Arganil, veja os horários de passagem

Estoril Classics: As máquinas que vão marcar o evento

Estoril Classics: As máquinas que vão marcar o evento

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
24h le Mans: Ferrari quer chegar ao quarto triunfo consecutivo

24h le Mans: Ferrari quer chegar ao quarto triunfo consecutivo

10 Junho, 2026

F1: Aston Martin com grande pacote de melhorias à vista

10 Junho, 2026
24h Le Mans: Aston Martin tenta chegar mais acima

24h Le Mans: Aston Martin tenta chegar mais acima

10 Junho, 2026
Primeira vitória Diesel foi há 20 anos: Fez-se história em Sebring

Primeira vitória Diesel foi há 20 anos: Fez-se história em Sebring

10 Junho, 2026
GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

251
GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

196
GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

177
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright