Guia Rali de Portugal
Aí, poderá encontrar tudo o que é relevante para acompanhar a prova, inscritos, horários, mapas e acessos, mas como queremos que saiba mesmo tudo sobre o evento, explicamos-lhe o que pode esperar do evento, numa completa antevisão.
Martin Holmes responde às perguntas dos leitores, explicando, por exemplo o ‘caso’ MINI/Prodrive, a diferença Dani Sordo/Armindo Araújo ou o que se passa com a promoção do WRC. O porquê dos troços à noite terem sido abandonados no passado. Por fim, porque considera Jari-Matti Latvala favorito em Portugal.
Depois disso, falamos-lhe de todas as equipas oficiais, privadas, SWRC, WRC Academy e Campeonato de Portugal de Ralis. Colocamos questões a Pedro de Almeida, diretor do Rali de Portugal, com este a revelar que a posição do Rali de Portugal no calendário do WRC é confortável até que a FIA decida reduzir drasticamente o número de ralis na Europa. Como não podia deixar de ser, contamos-lhe tudo o que vimos e ouvimos em Fafe e explicamos as diferenças entre os três WRC, Citroen DS3 WRC, Ford Fiesta WRC e MINI JCW WRC.
Guie-se por nós
Finalmente, o guia do espectador. Para que não tenha de imprimir todos os mapas e acessos, juntamos tudo numa revista que pode levar consigo, e vai ajudá-lo a passar os tempos mortos. José Janela, navegador de João Silva na WRC Academy explica-lhe como são os troços, e nós mostramos os mapas, os desenhos das ZE e respetivos acessos. Para ficar a saber ainda melhor que zona espetáculo escolher, pode
e divertir-se com os mais recentes vídeos que temos colocado, para além de ver imagens de todas as ZE da prova, através da visão do espectador, de modo a encontrar o ‘tal’ spot que tanto procurava.
Caso não tenha oportunidade de se deslocar ao Baixo Alentejo e Algarve, pode ver o Rali na TV, já que a RTP vai transmitir cinco troços em direto. Na quinta-feira, a SS1, Lisboa, no sábado as duas passagens por Almodôvar e no domingo as duas passagens pelo troço de Sambro, que também é a Power Stage final. Como não podia deixar de ser, os horários, as listas de inscritos e por fim, recordamos o “GP de Sintra de 1978”, reproduzimos histórias contadas no fórum e ainda lhe damos um ‘quiz’ para ajudar a passar o tempo. Será que reponde acertadamente a todas as questões?
A reter
Acompanhar o Rali de Portugal tem alguns segredos, e como não queremos que seja surpreendido, vamos dar-lhe alguns conselhos que vão tornar a sua experiência da prova bem mais agradável. Em primeiro lugar deve escolher uma especial por dia, e manter-se por lá, já que tentar rumar a outra classificativa é demasiado arriscado. Pode ser que chegue a tempo, mas também pode ver-se surpreendido pelo trânsito ou com o facto de ter de estacionar longe demais da especial, e por isso, caminhar alguns quilómetros. A grande maioria das ZE têm todas as imperdíveis roulottes de comes e bebes, pelo que o farnel não deve faltar.
Amanhã, quarta-feira, terá lugar o Qualifying Stage, em Vale do Judeu, com início previsto para 10h37s. Primeiro os pilotos realizam duas passagens de treinos livres e finalmente a “qualificação”. No dia seguinte, em Lisboa, a super especial está prevista para as 14h30, mas antes disso tem muito que ver. Autógrafos às 13h00, desfile às 14h00. As bancadas são poucas, pelo que se quiser ver a SS sentado, convém ir cedo. O espaço é imenso, e o espetáculo é bom de qualquer lado.
Nesse mesmo dia, escolha um dos troços noturnos. Gomes Aires é completamente novo e é pena não haver ZE na parte final da especial, que é absolutamente espetacular. Já lá andámos ao lado de Jari-Matti Latvala no focus WRC, e garantimos que os pilotos se vão divertir à grande.
A ZE7 do troço de Santa Clara vai ter iluminação artificial, tem espaço para milhares de espectadores, mas o estacionamento é exíguo, e arrisca-se a ter que andar alguns quilómetros até à ZE… que são sempre a subir desde a povoação de Santa Clara. Este ano no troço de Ourique, não vale a pena rumar ao conhecido salto porque… não há. Só a primeira parte é igual.
Tavira de regresso
No dia seguinte, a zona de Tavira regressa ao Rali de Portugal com dois troços absolutamente espetaculares. Se tem saudades de Arganil, veja um destes troços e reveja-se na década de noventa. No sábado, Almodôvar, Vascão e Loulé são por demais conhecidos, mas ainda assim destacamos a ZE 23 de Almodôvar, junto a Santa Clara, um local bom para mostrar que também há público neste rali a Sul de Portugal. A ZE 29 do Monte Branco do Vascão é um anfiteatro natural que parece ter sido “construído para ralis. Desde um cotovelo muito lento, a uma passagem de riacho (pode estar seco) tem de tudo. Tem também muita animação. Em Loulé, pode ver se há algum piloto do WRC que faça um “número” mais interessante do que Ricardo Teodósio realizou numa prova do Regional Sul e que pode ver no youtube. Não esqueça igualmente que entre passagens, no sábado, os homens do Open, incluindo Teodósio, vão animar as hostes e ajudar a “matar” o tempo.
Por fim, no domingo, 1 de Abril, não mentimos se lhe dissermos que as duas passagens por Santana da Serra (31,04 Km) podem mudar muita coisa, já que é dos troços mais difíceis da prova e foi guardado para o fim. Portanto, muitos e bons motivos para ter um grande rali, mas não esqueça: O que quer que faça durante o evento, a sua segurança está sempre em primeiro lugar. Não vale mesmo a pena “números artísticos” na estrada, pense e planeie em antecipação, faça plano de contingência, leve consigo toda a informação que precisa, se incluir mascara para o pó é bem capaz de ser utilizada. E também o chapéu de chuva, pois deve chover, pelo menos na sexta. E não esqueça, aqui no Autosport Online vamos contar-lhe o que de mais importante suceder durante o evento. No domingo, Martin Holmes vai dar-lhe todos os detalhes que só ele sabe na edição digital. Tenha um bom rali.
Horário
Quarta-Feira, 28 de Março
Qualifying Stage/Vale do Judeu 10h37s
Quinta-Feira, 29 de Março
SS1 Lisboa 3,27 Km 14h30s
Reagrupamento Ourique 17h25s
SS2 Gomes Aires 10,19 Km 20h19s
SS3 Santa Clara 14,29 Km 20h49s
SS4 Ourique 11,1 Km 21h25s
Parque de Assistência (Estádio Algarve) 0h45s
Sexta-feira, 30 de Março
SS5 Tavira 1 25,01 Km 12h01s
SS6 Alcaria 1 25,15 Km 12h36s
SS7 S. Brás de Alportel 1 16,18 Km 13h28s
Parque de Assistência (Estádio Algarve) 14h40s
SS8 Tavira 2 25,01 Km 15h56s
SS9 Alcaria 2 25,15 Km 16h31s
SS10 S. Brás de Alportel 2 16,18 Km 17h23s
Parque de Assistência (Estádio Algarve) 18h20s
Sábado, 31 de Março
SS11 Almodôvar 1 26,22 Km 9h49s
SS12 Vascão 1 25,29 Km 10h43s
SS13 Loulé 1 22,57 Km 11h33s
Parque de Assistência (Estádio Algarve) 12h50s
SS14 Almodôvar 2 26,22 Km 14h39s
SS15 Vascão 2 25,29 Km 15h33s
SS16 Loulé 2 22,57 Km 16h23s
Parque de Assistência (Estádio Algarve) 17h40s
Domingo, 1 de Abril
SS17 Silves 1 21,42 Km 7h34s
SS18 Santana da Serra 1 31,04 Km 8h27s
SS19 Sambro 1 5,08 Km 9h17s
Parque de Assistência (Estádio Algarve) 10h24s
SS20 Silves 2 21,42 Km 11h58s
SS21 Santana da Serra 2 31,04 Km 12h51s
SS22 Sambro 2 5,08 Km 14h11s
Parque de Assistência (Estádio Algarve) 15h17s
Pódio (Estádio Algarve) 15h30s
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI