Ford Focus WRC07 nasceu para vencer

Por a 2 Agosto 2007 14:45

O novo Ford Focus WRC07 já roda nas estradas da Finlândia, prova que marca o recomeço do mundial de ralis, após dois meses de “férias”. A última criação gerada pela M-Sport parte para o seu percurso competitivo com a mesma ambição das gerações de que se tornará sucessor, almejando, de resto, mais e melhores resultados.

E não se pode dizer que tenha um caminho fácil pela frente, se atendermos a que, por exemplo, a versão do Focus WRC06 estreada no Rali da Austrália, em Novembro de 2005, conseguiu um recorde de 13 vitórias em 25 participações, incluindo triunfos nos dois últimos ralis, sem esquecer o título de Construtores alcançado em 2006. Mas, o tempo não pára e o ritmo de desenvolvimento do Mundial de Ralis ao seu mais alto nível também não e para acompanhá-lo só há uma solução: partir da teoria de que o resultado mais importante para qualquer equipa é sempre o próximo e não o último, mesmo se o último foi uma vitória!

É partindo deste pressuposto que toda a família da M-Sport procurou projectar para o terreno o mais rápido, fiável e consistente Focus WRC de todos os tempos. Mas, apesar disso, não se pode dizer que o modelo que finalmente vai receber as especificações de 2007 seja revolucionário. Longe disso. Trata-se antes duma evolução do WRC06 que se traduz em pequenas alterações que, globalmente, se espera se possam traduzir numa maior competitividade: « o aumento da largura da carroçaria, a montagem da transmissão transversal, de um novo bloco de motor totalmente construído em alumínio (montado de trás para a frente no chassis e com árvores de cames comandada por corrente) e de novos sistemas electrónicos, são os pontos-chave deste novo carro que continuou a contar com a assinatura de produção e supervisão de Christian Loriaux.

Exteriormente pode-se dizer que a carroçaria manteve as suas medidas em termos de comprimento e de peso (que já estava no limite regulamentar), mas alguns dos acessórios acoplados fizeram uma cura de emagrecimento, como foi o caso do macaco hidráulico e da cinta que segura a roda suplente. A aerodinâmica foi também melhorada, com a montagem de um “ailleron” traseiro redesenhado com o objectivo de reduzir o atrito do ar, enquanto o desenho amortecedores foram também alvo das atenções por parte dos engenheiros da M-Sport não só porque até agora eram excessivamente danificados nos ralis de terra, como também porque a sua configuração, demasiado baixa, servia para catapultar pedras para o pára-brisas. Por isso, a altura de ataque do amortecedor ao solo foi ligeiramente levantada e em cada um dos lados do carro, a forma lateral de ataque aos montantes é agora vertical em vez de horizontal.

No interior, a caixa dos pedais perdeu peso e o interior da carroçaria ao nível das portas foi ligeiramente alargado para a colocação de “bacquets” mais largas e, consequentemente, maiores reforços nas protecções laterais dos pilotos e navegadores. No total, foram reduzidos 20 quilos face ao modelo de série comercializado!

Em termos de propulsor, as prestações ao nível do binário e do aproveitamento em velocidades elevadas foram melhorados como resultado da redução de cinco quilos de peso conseguidos a partir do desenvolvimento dum volante do motor mais leve, da adopção de uma só peça no colector de escape, assim como no aligeiramento de outras partes internas do motor não divulgadas.

Ford Focus WRC07 nasceu para vencer

A transmissão foi basicamente herdada do Focus WRC06, sendo, por consequência, montada transversalmente, mas devido ao desenvolvimento electrónico operado, passou a permitir a engrenagem de velocidades de forma ainda mais célere.

Quanto à suspensão, a geometria manteve-se, mas alguns dos braços sofreram também uma ligeira redução de peso. Aliás, o peso foi das variantes mais optimizadas nesta nova versão do Focus uma vez que foi feito um esforço evidente para que o carro inglês ficasse abaixo do peso mínimo para que, a posteriori, a distribuição dos 1230 quilos regulamentares pudesse ser optimizada.

Resta agora esperar então pelo Neste Rali da Finlândia para tirar as primeiras ilações do apuro dinâmico do Focus WRC07 que, pela regulamentação actual, apenas poderá ser usado por Marcus Gronholm e Mikko Hirvonen (o terceiro Focus oficial inscrito na Finlândia para Khalid Al Qassimi será um WRC06) e cedido às equipa satélite da Ford, a Stobart, apenas em 2008.

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