Faltam 29 dias – Apenas doze portugueses no Rali de Portugal

Por a 22 Fevereiro 2011 23:46

São tão poucos, que até vale a pena enumerá-los: Bernardo Sousa (Ford Fiesta RS WRC), Armindo Araújo (Mini John Cooper Works), Bruno Magalhães (Peugeot 207 S2000), Ricardo Moura (Mitsubishi Lancer Evo IX), Pedro Meireles (Subaru Impreza Sti), Eduardo Veiga (Mitsubishi Lancer Evo VIII), João Fernando Ramos (Mitsubushi Lancer Evo VIII), Rui Lousado (Mitsubishi Lancer Evo IX), Paulo Freire (Mitsubishi Lancer Evo VIII), Ivo Nogueira (Citroen DS3T), Paulo Neto (Citroen DS3T) e João Silva (Renault Clio R3 Maxi).

Poucos mas bons

São poucos, é verdade, mas bons, especialmente Bernardo Sousa (Ford Fiesta RS WRC), Armindo Araújo (Mini John Cooper Works), Bruno Magalhães (Peugeot 207 S2000), todos eles a correrem no estrangeiro. Nunca antes Portugal teve três pilotos com programas completos a correr em campeonatos internacionais de ralis a correr ao mesmo tempo. Esta sua participação no Rali de Portugal é só mais uma das muitas boas razões para acompanhar a prova…

Os anos de hiato que tiveram lugar entre 2001 e 2007 foram suficientes para acabar com o hábito de muitos pilotos de fazer do Rali de Portugal o ponto alto do ano. Havia mesmo equipas que só tiravam o carro da garagem para ‘fazer’ o Rali de Portugal. Mais do que as palavras, os números provam-no. Em 2001, no último Rali de Portugal antes da saída da prova portuguesa do WRC, participaram 38 concorrentes lusos. Em 2007, o efeito novidade ainda levou 31 equipas ao Algarve. Após um ano de hiato com o IRC, em 2008, em 2009, já somente 18 equipas portuguesas disseram presente e o ano passado, 19. Este ano, para já, somente 12. Não é só a prova portuguesa que está mais elitista, é o próprio WRC, mas parece haver vontade de mudar muita coisa no WRC – o ACM, organizadores do Rali de Monte Carlo já mostraram como se faz no IRC – e por isso talvez um dia a prova volte a seduzir os “Pintos dos Santos” e as “Renaults 4Ls” por esse país fora…

15 WRCs e dois S2000 1.6 Turbo…

A lista de inscritos não tem surpresas, e contempla a bonita soma de quinze WRC e dois ‘quase’ WRC, os MINI de Armindo Araújo e Daniel Oliveira. Como curiosidade, destaque para um nome que surge na WRC Academy, aos comandos de um Ford Fiesta R2: O francês Sebastien Chardonnet. Já não bastava ser francês, Sébastien e ainda tem apelido de um dos melhores champanhes? Será mais uma casta ‘estilo’ Loeb e Ogier?

Clique aqui para ver a LISTA DE INSCRITOS PROVISÓRIA DO RALI DE PORTUGAL

 

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado