Fabuloso Thierry Neuville passa para a frente na Suécia

Por a 14 Fevereiro 2015 15:20

Uma grande derradeira especial de Thierry Neuville no final do terceiro dia do Rali da Suécia permite ao piloto da Hyundai ir para o último dia de prova na liderança. O piloto belga transformou um atraso de 7.3s num avanço de 1.5s, face a Andreas Mikkelssen, que desta forma cai para segundo da geral, perdendo uma liderança que trazia desde a nona especial. Sébastien Ogier perdeu 5.9s para Neuville neste troço, pelo que para os restantes três troços de amanhã, três pilotos estão agora separados por 9.6s.

Tudo em aberto na luta pelo triunfo, sendo que a partir daqui a ordem na estrada para os homens da frente deixa de ser tão significativa, pois independentemente de as condições estarem melhores para quem passa à frente ou mais atrás, rodando na ordem inversa da classificação os troços estarão basicamente semelhantes para os três, sendo que pode, naturalmente, haver pequenas diferenças. De resto espera-se um grande final de rali, ficando por saber se o piloto menos experiente neste tipo de piso vai conseguir manter atrás de si os dois homens da VW. Pelo que se viu no dia de hoje e especialmente neste derradeiro troço, pode bem acontecer uma vitória surpresa da Hyundai na Suécia…

Filme do dia

Como era esperado, Sébastien Ogier entrou ao ataque neste terceiro dia de prova, depressa passando para segundo a 20,8s de Andreas Mikkelsen. Contudo, Sébastien Ogier só conseguiu recuperar em 42,78 km disputados ao cronómetro 3,9s ao comandante, Andreas Mikkelsen (que na PE 12 deu um toque numa vala). Apesar disso e como venceu dois dos três troços, Ogier passou para segundo, para a frente de Thierry Neuville. Mads Ostberg perdeu tempo quando bateu com a traseira do DS3 WRC num banco de neve e danificou a suspensão. Não obstante, o norueguês da Citroën manteve a quarta posição ficando no entanto a 1m04s de Mikkelsen, portanto com poucas possibilidades de chegar ao triunfo. Nas primeiras especiais do dia também ficaram registados problemas para Jari-Matti Latvala que voltou a perder mais tempo depois de um pião e de ficar novamente preso na neve, com Yuri Protasov e Henning Solberg a registarem também despistes.

Na especial seguinte, a 14ª, Sébastien Ogier manteve o ataque no Rali da Suécia, tentando recuperar a liderança que ontem perdeu quando sofreu um despiste e ficou preso num banco de neve. Desta feita, o bicampeão do Mundo viu Andreas Mikkelsen e Jari-Matti Latvala fazerem piões, com o norueguês a perder 19,1s no troço e Latvala – que também tinha saído de estrada ontem – a ceder 48,2s para Ogier. Desta forma, a vantagem de Mikkelsen na frente cifrava-se apenas em escassos 1,7s, quando chegou a ser de 27,3s ao início da manhã. Thierry Neuville foi o segundo mais rápido desta PE14, a apenas 0,3s de Ogier: “Toquei num banco de neve e fiz um pião. Demorei muito tempo a dar a volta porque estávamos numa zona muito estreita. Foi azar. Vai ser duro manter o Ogier atrás de nós durante a tarde mas eu vou dar tudo!”, disse Andreas Mikkelsen.

Thierry Neuville voou baixinho na PE15 do Rali da Suécia, a primeira especial da secção da tarde. Nos 18,15 km de Fredriksberg, o belga da Hyundai ganhou 3,7s a Andreas Mikkelsen e 14,6s a Sébastien Ogier, os pilotos que estavam à sua frente na geral. Assim, Neuville ultrapassou o francês e subiu a segundo, passando a estar a 8,7s do líder Mikkelsen: “Tive uma boa especial. Ataquei forte e tive alguns sustos até o meu navegador Nicolas (Gilsoul) me dizer para ter calma. Mas o ritmo foi bom”, referiu Neuville no final.

Já Mikkelsen ganhou tempo importante a Ogier, colocando a vantagem para o seu companheiro na Volkswagen em 12,6s. O francês queixou-se das condições da estrada nesta especial, depois da passagem de todos os carros do campeonato nacional sueco e dos históricos. Kris Meeke foi o terceiro mais rápido do troço mas a luta pela vitória parecia completamente reservada a Mikkelsen, Neuville e Ogier. Mads Ostberg, o quarto da geral, está a 59s do líder.

Kris Meeke foi o mais rápido na PE16 do Rali da Suécia, os 22,7 km de Rämmen, batendo o seu companheiro de equipa Mads Ostberg por 1,7s. “As condições estão a melhorar para quem parte mais atrás”, comentou Meeke no final. Os dois pilotos da Citroën ficaram na frente de Jari-Matti Latvala mas a grande emoção da prova residia na luta pela vitória, onde Sébastien Ogier ganhou tempo a Thierry Neuville e Andreas Mikkelsen.

O bicampeão do Mundo manteve o terceiro lugar da geral, ficando a 3,7s de Neuville, enquanto o belga da Hyundai ficou a 6,7s do líder Mikkelsen. Ou seja, após 16 especiais no Rali da Suécia os três primeiros estavam separados por 10,4s, enquanto Ostberg reforçou o seu quarto lugar e está a 54,5s de Mikkelsen.

Os 1,87 km da super-especial de Hagfors antecederam o último troço do dia no Rali da Suécia. Robert Kubica foi o mais rápido nesta curta classificativa, a sua primeira vitória em especiais na prova. O polaco bateu o outro Ford Fiesta RS WRC de Ott Tänak por 1,2s, enquanto Yuri Protasov e Kris Meeke ficaram nos lugares seguintes, averbando exatamente o mesmo tempo. Na luta pela vitória, Mikkelsen (5º) foi mais rápido e passou a ter uma vantagem de 7,3s sobre Thierry Neuville, enquanto Sébastien Ogier distava 11s do seu companheiro na Volkswagen.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado