Europeu de Ralis prossegue com Rali da Estónia

Por a 16 Julho 2014 18:44

A Estónia estreia-se esta semana no ERC com um rali que promete ser o mais rápido do ano. Grosso dos candidatos aos primeiros lugares, os pilotos nórdicos deverão monopolizar o pódio

 A lista de inscritos do rali que abre a segunda metade do ERC (de cujos cinco eventos serão contabilizadas as quatro melhores pontuações) revela que foram muito poucos os pilotos do centro e sul da Europa a quererem arriscar estar presentes a norte. A prova estónia, apesar das alterações introduzidas este ano pelos organizadores com zonas mais estreitas e lentas, é esperada como a mais veloz da temporada pois as suas classificativas, muito semelhantes às finlandesas, são disputadas a velocidades muito elevadas e com inúmeros saltos.

Nestas condições os pilotos locais têm clara vantagem com o conhecimento do percurso e foram poucos os concorrentes habituais do campeonato que se sentiram tentado a arriscar a comparação quando estão limitados a duas passagens em reconhecimentos, manifestamente pouco para poder rivalizar com os especialistas neste tipo de troços cronometrados. O topo da classificação deverá, como tal, ser feudo dos pilotos do país ou ainda dos vizinhos da Finlândia.

A sétima prova do calendário voltará a reunir todos os modelos já homologados na classe R5. No topo da preferência dos apostadores deverão surgir os estónios Ott Tanak, que apenas disputou este rali em 2010, e Timmu Korge, vencedor de duas provas do campeonato local este ano,  e Raul Jeets que surgem todos ao volante de Ford Fiesta R5, ou ainda Karl Kruuda e Siim Plangi que estarão aos comandos dos Peugeot 208 T16.

Com um Citroën DS3 R5, o francês Sebastien Chardonnet faz a sua estreia neste campeonato mas, apesar da sua experiência em provas do Mundial, deverá ter muitas dificuldades em acompanhar adversários que conhecem na perfeição todas as armadilhas do percurso e podem atacar com a devida antecipação o muitos saltos ‘cegos’ feitos a fundo. Com este know-how arrancará Martin Kangur que, contudo, deverá ser penalizado pela reduzida velocidade máxima do Ford Fiesta S2000.

Sem serem especialistas como os pilotos do país anfitrião, também os finlandeses, habituados a provas especiais parecidas, poderão ter uma palavra a dizer no escalonamento final. Esapekka Lappi volta a defender as cores oficiais da Skoda e tentará aumentar a sua vantagem no campeonato, aproveitando a ausência de Craig Breen. Kristian Sohlberg também viaja da Finlândia mas ao volante dum Ford Fiesta R5 com que deverá ser um dos protagonistas da prova com partida e chegada a Tartu, a segunda maior cidade do país, mas centralizada em Otepaa.

Num panorama nórdico tão competitivo, a pouco poderão aspirar Robert Consani, limitado pelo desconhecimento do itinerário comum e ao volante dum Peugeot 207 S2000, Sepp Wiegand, que mais uma vez ostenta no seu Fabia S2000 as cores da filial germânica da Skoda mas que procurará desempatar com Breen na segunda posição da série proposta pela FIA e Eurosport, ou ainda o checo Jaromir Tarabus, com um grande défice de experiência internacional.

O domínio nórdico deverá estender-se igualmente à Produção, agrupamento do qual poderá sair também alguns dos primeiros classificados pois habitualmente os pilotos com os Mitsubishi Lancer X costumam conseguir acompanhar os pilotos com R5 ou S2000 nos ralis locais. Aqui as estrelas deverão ser os estónios Egon Kaur, Markus Abram e Rainer Aus, o russo Alexey Lukyanuk e os finlandeses Kaspar Koitla e Roland Murakas. Limitado, Vitaliy Pushkar terá neste evento oportunidade soberana para se voltar a distanciar do ausente Martin Hudec no campeonato do grupo.

HORÁRIO

Dia 0 Quinta-feira, 17 de julho

Qualifying Stage 12h00

Cerimónia de partida 18h00

Dia 1 Sexta-feita, 18 de julho

Partida 06h54

Assistência A 07h41

PE 1, Kambja 1 (14,93 km) 09h03

PE 2, Sulaoja 1 (24,42 km) 09h31

Reagrupamento 10h19

Assistência B 10h29

PE 3, Kambja 2 11h36

PE 4, Sulaoja 2 12h04

Reagrupamento 12h52

Assistência C 13h02

PE 5, Arula 1 (9,39 km) 13h59

PE 6, Rua 1 (12,43 km) 14h30

Reagrupamento 14h55

Assistência D 15h05

PE 7, Arula 2 16h02

PE 8, Rua 2 16h33

Reagrupamento 16h58

PE 9, Tartu (1,33 km) 18h09

Dia 2 Sábado, 19 de julho

Partida 08h00

Reagrupamento 08h47

Assistência E 08h57

PE 10, Rimmi 1 (13,09 km) 10h50

PE 11, Vaabina 1 (28,77 km) 11h20

Reagrupamento 12h21

Assistência F 12h31

PE 12, Rimmi 2 14h09

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado