European Rally Trophy: O que é e como funciona?

Por a 4 Novembro 2017 19:14

O Rali Casinos do Algarve encerrará dentro de cerca de duas semanas, enquanto final, o European Rally Trophy 2017. Mas o que é o ERT? O European Rally Trophy é uma competição promovida pela FIA e que sucede à anterior European Rally Cup, uma mudança de designação forçada pela coincidência de sigla com o ERC, European Rally Championship.

O Rali Vinho Madeira integra o ERT (e anterior taça) desde a sua exclusão do Campeonato da Europa em 2012. Em 2016 juntou-se à prova madeirense o Rali Casinos do Algarve e já em 2017 foi a vez de entrar para o troféu o Rali Serras de Fafe. Este troféu tem desde o ano passado uma nova fórmula que implica a sua divisão em sete áreas geográficas e no calendário com 38 eventos encontram-se provas míticas como os ralis de Sanremo, Valais, Ypres, Isle of Man e Astúrias entre tantas outras.

O ERT utiliza o mesmo regulamento desportivo do ERC, que prevê a atribuição de pontos tanto pela classificação final como bónus em cada etapa, e está subdividido igualmente em quatro categorias, ERT, ERT 2 para concorrentes com viaturas de grupo N sem que sejam os antigos R4, ERT 3 para utilizadores de viaturas de duas rodas motrizes e ainda o ERT Junior para pilotos nascidos a ou depois de 1 de janeiro de 1990. Apesar de em muitos ralis ser permitida a participação de concorrentes em viaturas com homologação nacional, estes não recolhem pontos para o troféu.

Cada uma das regiões, Alpes, Balcãs, Báltico, Benelux, Céltico, Central e Ibéria, pode regulamentarmente ter um máximo de oito provas sendo que apenas três podem ser dum mesmo país. Portugal integra o troféu ibérico com os ralis da Madeira e Fafe enquanto em Espanha são disputados os ralis Sierra Morena e Princesa das Astúrias. O apuramento para a final, que este ano é o Rali Casinos do Algarve, é permitido aos cinco primeiros classificados de cada uma das subdivisões, ERT, ERT 2, ERT 3 e ERT Junior, e de cada uma das áreas geográficas. Ao vencedor de cada categoria na final é atribuída também a vitória final no troféu.

João Freitas Faria

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
CEstevinha
CEstevinha
6 anos atrás

FIA European Rally Trophy
Ricardo Teodosio é o campeão de Rali Ibérica de 2017

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado