Rali das Canárias: Yoann Bonato bisa no ERC

Por a 6 Maio 2023 20:26

Yoann Bonato venceu pela segunda vez no FIA ERC depois de uma prestação sublime no Rally Islas Canarias.

Por João Faria

O piloto do Citroën C3 Rally2 iniciou a segunda etapa com 11,0 segundos de vantagem sobre o líder do campeonato europeu Hayden Paddon e acabou por triunfar com uma vantagem de 36,9 segundos após um dia dominado pelas condições climatéricas variáveis e por uma competição muito renhida em todo o pelotão. Paddon aumentou a sua vantagem no campeonato com a conquista do segundo lugar, com o atual campeão europeu Efren Llarena a ser terceiro no seu país.

Jon Armstrong conquistou as honras do FIA ERC3 e BendeguzHangodi herdou a vitória no FIA ERC4 depois do até então líder Roberto Dapra se ter retirado.

Bonato aumentou a sua margem relativamente estreita trazida da primeira etapa para 12,8 segundos ao vencer a primeira classificativa de sábado, antes de derrotar os seus rivais com uma performance impressionante nos 27,74 km de Moya-Valleseco, que foi caracterizado por misturar zonas secas, húmidas e totalmente molhadas, além de nevoeiro em alguns locais.

Nesse troço cronometrado, o francês foi 11,3s mais veloz do que o segundo piloto mais rápido, mas, sobretudo, 19,4s melhor que Paddon, ficando com 32,2s de vantagem na luta pelo primeiro lugar na segunda ronda da temporada de 2023 do ERC. O futuro vencedor aumentou o seu pecúlio com a sua terceira vitória consecutiva em especial desta etapa na PE10, regressando à assistência no Estádio Gran Canaria com um avanço de 34,3 segundos. Apesar de o seu registo de vitórias em troços cronometrados se ficar por 7 em 13 possíveis, a vitória nunca esteve em causa.

“Fizemos o nosso melhor mas o carro e os pneus também estavam perfeitos e estou muito feliz”, disse o piloto vitorioso, que obteve a sua primeira vitória no ERC na Catalunha em outubro passado. “O pneu Michelin de média dureza foi utilizado durante toda a primeira etapa e para estas condições climatéricas foi perfeito.Nunca se sabe o que vai acontecer com o tempo, mas levámos um pneu sobressalente de composto duro esta manhã porque sabíamos que só haveria partes húmidas e não em todas as classificativas. Este rali é muito bonito e isso faz com que seja fácil ser rápido aqui. E quando é assim, não queremos que acabe.”

A única causa óbvia de preocupação para Bonato foi no início da PE 8, quando se esqueceu de ativar o modo de classificativa, o que não permitiu inicialmente estar no ritmo certo embora tenha rapidamente retificado o erro e tenha sido o mais rápido.

A conquista do segundo lugar por Paddon, que incluiu uma vitória numa classificativa, significa que o neozelandês equipado com Pirelli continua na frente na sua tentativa de conquistar o título europeu na temporada do 70º aniversário do ERC.”

A coisa mais difícil foi a decisão sobre os pneus quando o tempo está tão instável”, disse o piloto da Hyundai.

“Se não estivéssemos na luta pelo título poderíamos ter arriscado com a escolha de pneus, mas tínhamos de cobrir todas as eventualidades, o que significava um compromisso. Escolhemos a opção mais segura. Perdemos muito tempo na segunda etapa de manhã mas, para ser honesto, nunca andámos a pensar no Yoann hoje”.

Classificação:

  1. Y Bonato / B Boulloud FRA Citroën C3 1hr 55min 5.8sec
  2. H Paddon / J Kennard NZL Hyundai i20 N +36.9sec
  3. E Llarena / S Fernández ESP Škoda Fabia RS +52.7sec
  4. I Ares / J Pintor ESP Hyundai i20 N +1min 7.6sec
  5. S Wagner / G Winter AUT Škoda Fabia RS +1min 13.1sec
  6. A Nucita / R Pollet ITA Hyundai i20 N +1min 15.0sec

Campeonato (2 de 8)

  1. H Paddon 58pts
  2. Y Bonato 47pts
  3. E Llarena 34pts
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado