Rali Barum Zlin: Kopecky vence, espetáculo e erro de Lukyanuk

Por a 28 Agosto 2016 20:17

Jan Kopecky conseguiu a sua sexta vitória no Barum Czech Rally Zlin, antepenúltima prova do ERC 2016 com um pódio apenas composto por pilotos checos, apesar da forte ameaça trazida por alguns estrangeiros.

Ao longo do percurso duma das provas emblemáticas da série proposta pelo Eurosport são inúmeros os monumentos e referências aos muitos ‘partizan’ checos que ao longos dos séculos se foram batendo em inúmeras batalhas com os mais variados invasores. Naquela que foi a oitava prova do ERC 2016, os “lutadores” da casa estavam em vantagem numérica mas nem por isso tiveram que se aplicar ao máximo no “ato heróico” de manter o ouro em solo nacional.

Tal como se previa, Jan Kopecky entrou ao ataque e rapidamente assegurou o comando da prova mas o piloto oficial da Skoda foi sempre perseguido de muito perto por Alexey Lukyanuk que o chegou a retirar da liderança. No final da primeira etapa, Kopecky liderava com 0,5 segundos de vantagem para o seu surpreendente rival que qualificava “doido. Fez-me regressar aos meus primeiros dias na competição e me aplicar a 100%”. Com a entrada no último dia de competição, o homem do Fabia R5 não voltaria a perder o comando mas teve que “suar as estopinhas” para ser o primeiro à chegada a Zlin.

Num país em que a “prata da casa” é sempre muito aplaudida, o público checo não regateou aplausos a Alexey Lukyanuk na meta apesar do russo ter sido apenas 15º. O piloto do Ford Fiesta R5 da H-Racing voltou a surpreender no asfalto e numa prova tão específica e difícil como este rali ao vencer classificativas e ao discutir até ao último troço cronometrado, apesar dum pião, a vitória no evento. Lukyanuk voltou a adotar um ritmo diabólico numa prova também marcada pelas altas velocidades mas acabou cometendo um pequeno erro a baixa velocidade na última classificativa, caindo do 2º lugar para fora do ‘top ten’ e da possibilidade de encurtar a sua desvantagem para Kajetanowicz no campeonato.

O campeão nunca se mostrou à altura de poder discutir o triunfo neste rali e cedo ficou pelo caminho com problemas mecânicos no Ford Fiesta R5. O polaco ainda voltou em super rali e, com o sistema de atribuição de pontos aos mais rápidos em cada etapa, acabou por ter um resultado semelhante ao de Lukyanuk no campeonato. Nesta série quem também deu um salto na classificação foi Bryan Bouffier, outro estrangeiro a cedo garantir um lugar na luta pelo pódio mas que viria a abandonar com um problema mecânico no Citroën DS3 R5.

A lutar pela subida ao palanque em Zlin estiveram também Jaromir Tarabus e Pavel Valousek mas as muitas peripécias em que o rali checo do ERC costuma ser pródigo determinaram que fossem Tomas Kostka, mais rápido, e Jan Cerny, autor duma prova muito regular, a dividirem a festa do final festivo do evento no nordeste do país. Bons resultados obtiveram igualmente o alemão Fabian Kreim que esteve sempre em luta com os especialistas locais e terminou na quinta posição e Vojtech Stajf. Sétimo e a mostrar grande progressão do Subaru Impreza STi para um Skoda Fabia R5.

Hecatombe é aquilo que melhor define a prova do ERC Junior com muitos pilotos a não evitarem erros ou as máquinas a não resistirem ao esforço que a passagem por classificativas como Pindula ou Kosiky impõe. Chris Ingram reconciliou-se com as vitórias numa prova em que esteve particularmente bem na primeira etapa, batendo com um andamento mais contido no último dia o polaco Lukasz Pieniazek e Nikolay Gryazin. Marijan Griebel desistiu com uma avaria no Opel Adam R2 mas voltou na segunda etapa e ainda pode ser campeão se vencer na Letónia, próxima prova a ir para a estrada em meados de setembro.

1º JAN KOPECKY/PAVEL DRESLER SKODA FABIA R5 2:07:34.7

2º TOMAS KOSTKA/LADISLAV KUCERA SKODA FABIA R5 + 2.34.0

3º JAN CERNY/PETRT CERNOHORSKY SKODA FABIA R5 + 2:41.9

4º PAVEL VALOUSEK/VERONIKA HAKELKOVA SKODA FABIA R5 + 3:47.7

5º FABIAN KREIM/FRANK CHRISTIAN SKODA FABIA R5 + 5:16.1

6º MARTIN VLCEK/JINDRISKA ZAKOVA FORD FIESTA R5 + 5:17.9

7º VOJTECH STAJF/FRANTISEK RAJNOHA SKODA FABIA R5 + 5:43.3

8º MIROSLAV JAKES/MARCELA EHLOVA SODA FABIA S2000 + 6:00.5

9º CREDRIC CHERAIN/FILIP CUVELIER FORD FIESTA R5 + 6:40.4

10º ROMAN ODLOZILIK/MARTIN TURECEK FORD FIESTA R5 + 7:02.0

CAMPEONATOS

ERC: 1º KAJETAN KAJETANOWICZ, 166; 2º ALEXEY LUKYANUK, 90; 3º RALFS SIRMACIS, 79; 4º BRYAN BOUFFIER, 42; 5º JAN KOPECKY, 39; 6º CRAIG BREEN, 38; 7º FREDDY LOIX, 38; 8º RAUL JEETS, 38; 9º JAROSLAW KOLTUN, 38; 10º JAROMIR TARABUS, 36. ERC 2: 1º WOJCIECH CHUCHALA, 194; 2º GIACOMO SCATTOLON, 142; 3º TIBOR ERDI, 104; JUAN C. ALONSO, 61; 5º RAINER AUS, 38. ERC 3: 1º CHRIS INGRAM, 146; 2º MARIJAN GRIEBEL, 111; 3º MURAT BOSTANCI, 92; 4º NIKOLAY GRYAZIN, 84; 5º LUKASZ PIENIAZEK , 80; 5º . ERC JUNIOR: 1º CHRIS INGRAM, 148; 2º MARIJAN GRIEBEL, 120; 3º LUKASZ PIENIAZEK, 78; 4º DOMINIK BROZ, 60; 5º NIKOLAY GRYAZIN, 52.

João Freitas Faria

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado