ERC: Efrén Llarena Campeão Europeu de Ralis

Por a 24 Agosto 2022 19:17

Efrén Llarena é desde que se teve conhecimento oficial da lista de inscritos do Barum Czech Rally Zlín, o primeiro piloto espanhol a ganhar o Campeonato Europeu de Ralis da FIA desde 1980.

Efrén Llarena e Sara Fernández selaram o título do Campeonato Europeu de Ralis da FIA de 2022, antes do arranque da prova já que a publicação da lista de inscritos sem Simone Tempestini, deixa Llarena e Fernández com uma vantagem imbatível de pontos, confirmando-se portanto o duo espanhol como campeão.

Llarena, que terminou em segundo lugar atrás de Andreas Mikkelsen em 2021, torna-se o primeiro campeão espanhol do ERC desde Antonio Zanini em 1980, enquanto Fernández garante os títulos de co-piloto do campeonato, consecutivo.

Antes do arranque da prova em Zlín, vai haver festa, isto depois de uma época em que a consistência tem sido o fator chave para o sucesso de Llarena e Fernández, mas não só, pois por exemplo, tiveram o saber para ir buscar, por exemplo, o triunfo no Azores Rally2 no último troço, ‘roubando-o’ a Ricardo Moura. Essa foi, aliás, a única vitória da dupla este ano, mas três pódios e dois quartos lugares fizeram o resto.

Depois de se juntarem à Team MRF Tyres no início do ano, a sua época começou de forma complicada quando terminaram em 10º no Rally Serras de Fafe – Felgueiras – Cabreira e Boticas depois de sofrerem danos no radiador no dia de abertura da prova.

Mas, desde então, nunca mais olharam para trás.

Conduzindo o a Skoda Fabia Rallye2 evo, a dupla ‘roubou’ uma primeira vitória no Azores Rallye dos Açores em março, quando passaram o líder de longa data Ricardo Moura no troço final. O segundo lugar nas estradas de asfalto das Canárias precedeu um quarto lugar na terra na Polónia, o que garantiu mais um sólido conjunto de pontos.

Seguiram o companheiro de equipa MRF Mārtiņš Sesks em casa para confirmar um 1-2º lugar no Tet Rally Liepāja e, na última prova, em Itália, terminaram mais uma vez em quarto lugar geral.

A MRF Tyres juntou-se pela primeira vez ao ERC em 2020 e empreendeu uma campanha de desenvolvimento agressiva. Este árduo trabalho compensou agora, com o gigante das borrachas a tornar-se o primeiro fabricante indiano a ganhar um campeonato de rali europeu de alto nível: “Não tenho palavras”, disse Llarena. “É um sonho – um sonho que começou há quatro anos quando fomos a primeira equipa a competir no ERC com as cores da Rally Team Spain. Conseguimos o campeonato ERC3 Júnior e também o campeonato ERC3 e agora, para obter o título geral, é fantástico.

“Este é um ano muito importante para a MRF. Demos o nosso melhor e investimos todo o nosso esforço no desenvolvimento dos pneus, por isso penso que trabalhámos muito numa direcção. Tem sido um grande trabalho de todos: os engenheiros, a equipa e todos os que estiveram envolvidos”, acrescentou ele.

Já Arun Mammen, vice-presidente e director-geral da MRF Tyres, disse: “É uma ocasião muito feliz e memorável assegurarmos este primeiro Europeu de Ralis para nós no MRF Tyres”. É uma prova do trabalho realizado por toda a nossa equipa de criação de pneus vencedores de campeonatos, mostrando assim as nossas capacidades técnicas.

“Gostaria de felicitar Efrén Llarena e Sara Fernández por terem conseguido este feito, bem como os nossos outros pilotos que apoiaram a nossa equipa na realização deste esforço histórico. É de facto um momento de grande prestígio e orgulho para nós sermos coroados Campeões Europeus de Rally 2022”.

Já o diretor do Europeu de Ralis da FIA, Iain Campbell, elogiou os novos campeões: “Em nome do Promotor do WRC e do FIA ERC, gostaria de transmitir as minhas felicitações a Efrén Llarena e Sara Fernández por se terem tornado os nossos campeões de 2022.

Tiveram um desempenho excecional durante toda a temporada.

Além disso, também quero felicitar a Team MRF Tyres por ter feito história com esta vitória revolucionária”.

Campbell continuou a explicar que tinham sido feitos todos os esforços para assegurar a participação de Tempestini no Barum Czech Rally Zlín: “Procurámos ativamente todas as oportunidades para garantir a participação de Simone Tempestini no evento. Fizemo-lo para assegurar o nosso total apoio ao rali e ao campeonato. Infelizmente, apesar dos nossos esforços, Simone não pode ser persuadido a iniciar o rali, embora espere competir na ronda final, em Espanha”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas ERC
últimas Autosport
erc
últimas Automais
erc
Ativar notificações? Sim Não, obrigado