Bruno Magalhães: “Estamos na luta pelo título. Era impossível correr melhor…”

Por a 7 Junho 2018 13:44

Depois da fantástica luta que deu o ano passado até à última prova do Europeu de Ralis, Bruno Magalhães volta este ano à carga, e após três provas é o único perseguidor do líder do campeonato, Alexey Lukyanuk. Agendada está já a presença na próxima prova, em Chipre, onde para além dos habituais pilotos do ERC, marcará ainda presença um ‘tubarão’, Nasser Al-Attiyah.

Da Grécia, fica “Um sonho que se tornou realidade, uma felicidade enorme por termos conseguido este magnífico resultado numa prova como esta que está no imaginário de todos.” Foi com estas frases que o piloto de Lisboa encerrou um fim de semana que passa a constituir mais um marco no automobilismo português pois não é todos os dias que um piloto nacional junta o seu nome ao de vultos como Sébastien Loeb, Colin McRae ou Walter Röhrl, entre outros, na lista de vencedores duma das provas míticas da modalidade a nível mundial.

Antes disso, a primeira dificuldade do piloto navegado por Hugo Magalhães foi novamente juntar os meios que lhe possibilitassem a deslocação a Lamia, cidade que acolheu o evento. Superado esse obstáculo, Magalhães rumou à Grécia com “o pódio como meta”, apesar de saber que este não seria fácil.

Esta era também uma participação muito importante para o seu programa pois disputava-se no país do seu principal patrocinador, a Seajets. Já no terreno, o teste de segunda-feira “correu bem. Fizemos o trabalho definido e tínhamos uma boa base para dar início à prova sendo uma prova muito específica mas sobretudo dura e exigente.”

O arranque da etapa grega da série proposta pelo Eurosport teve lugar na sexta-feira e aí a dupla nacional, que fechou a primeira etapa na quarta posição, teve de ser prudente. “Tudo acabou por correr bem mas os troços estavam muito escorregadios e apanhámos alguns sustos. Tivemos que ser um pouco mais cautelosos daí em diante. Havia muitas classificativas pela frente e com as condições foi uma verdadeira lotaria. Mas ficámos perto dos lugares do pódio, a meta que pretendíamos alcançar neste rali.”

Já no segundo dia de competição a dupla portuguesa passou ao ataque, embora mantendo sempre cuidado para não furar num piso muito duro e propício a falhas. Disputada a PE3, Magalhães subiu à terceira posição e logo depois estava na liderança da prova pois os seus adversários tanto perderam tempo com pneus “em baixo” como abandonariam devido a erros. “Foi uma missão complicada de superar. Os troços estavam cheios de pedregulhos e temos de ser muito cautelosos para conseguirmos sobreviver. Nunca tinha visto classificativas tão duras e tão traiçoeiras. As probabilidades de furar eram enormes, por isso, para os troços dessa tarde decidimos usar pneus mais duros. Sabíamos que perderíamos performance mas assegurávamos maior segurança. Foi o que se verificou e ainda conseguimos aumentar a vantagem para o segundo lugar.” A dureza do rali grego também fazia mossa no Skoda Fabia R5 da ARC Sport, a acumular quebras de órgãos não vitais e a acumular folgas noutros. Algo que exigia o máximo da equipa pois, por exemplo, o grande calor sentido levou a que o piloto ingerisse num só dia quase 9 litros de água mesmo evitando a massa com pimenta que havia esquentado a equipa há um ano nesta cidade. Já no domingo, e na terceira e última etapa, o piloto viveu um dia difícil: “Seguramente um dos piores dias da minha carreira. Foi muito difícil ter tanta pressão sobre mim pois sabia que não podia cometer erros. Por vezes é melhor estar em luta ou tentar ganhar um lugar.” A estratégia de Bruno e Hugo Magalhães passava por controlar a vantagem sobre os seus perseguidores e os tempos em classificativa traduziram essa postura. Mesmo perdendo quase 15 segundos para a concorrência, a dupla portuguesa pode chegar a Lamia na frente e subir pela primeira vez este ano ao posto mais alto do pódio. A satisfação era evidente: “Superámos o segundo lugar conseguido o ano passado, diminuímos significativamente a diferença para o líder do campeonato e estamos na luta pelo título. Era impossível correr melhor. Acho que esta é uma vitória histórica para mim mas também para Portugal e dedico-a aos patrocinadores, que continuam a apostar e a acreditar na minha carreira, a toda a equipa, que sempre deu o seu melhor para garantir que o carro aguentava a dureza das classificativas, e à minha família, que me apoia incondicionalmente.”

A alegria de ouvir o hino de Portugal no patamar mais alto do sempre animado pódio grego compensou a fraca qualidade do, ainda por cima morno, espumante daquele país que se escusava à festa quando não fazendo espuma. Melhor mesmo seria o toque do telemóvel rapidamente atendido. “Do outro lado” estava o responsável da Seajets que garantia o apoio à deslocação ao próximo evento, dentro de duas semanas no Chipre, e evitava que o motorista do camião da ARC Sport introduzisse para já no seu GPS as coordenadas do nosso país. Bruno e Hugo Magalhães, no fundo, só lamentaram a falta de tempo para maiores festejos pois a viagem de regresso a Lisboa seria logo a seguir, às 3 da madrugada…

 

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado