Devem os construtores adaptarem-se ao WRC ou o WRC adaptar-se aos construtores?

Por a 16 Agosto 2014 10:41

A pergunta é pertinente quando cada vez mais se fala da entrada de novos construtores no Campeonato do Mundo de Ralis, nomeadamente da Toyota e Subaru, e no modelo que a FIA está a construir para o futuro do WRC.

Deverá esse modelo ser feito à luz das vontades dos construtores (é sabido que a VW tem tido grande influência e foi mesmo precursora no lançamento de algumas ideias originais para este modelo) ou, pelo contrário, a FIA deverá será regular a disciplina de acordo com a sua visão e vontade, deixando em aberto a possibilidade das marcas aceitarem ou não as regras do jogo?

 Olivier Ciesla, o principal responsável pela Promoter GmbH (a empresa promotora do WRC), por exemplo, considera que “não acho que se deva estar sempre a mudar o desporto de acordo com as necessidades específicas dos construtores. Devemos respeitá-los porque são intervenientes importantes neste meio mas também queremos manter o WRC fiel a certas linhas e garantirmos que continua a ser um dos desportos mais extremos do mundo”.

 A verdade a melhor solução para o ‘novo mundo’ do WRC talvez esteja na combinação das duas vontades. Se algumas marcas gostariam de ver a disciplina avançar no sentido técnico da introdução de novas tecnologias, como por exemplo, os sistemas híbridos (que ganham, de resto, cada vez mais balanço no mundo da competição), por outro lado, a FIA tem sempre a última palavra decisória sobre que rumo quer dar a curto e médio prazo ao Mundial de Ralis. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado