CPR, Rali Amarante/Baião, PE3: Fontes vence, Barros lidera

Por a 21 Setembro 2018 23:50

João Barros lidera o Rali de Amarante/Baião e com uma boa adaptação ao seu novo Skoda Fabia R5, já mostrou que vai lutar pelo triunfo. José Pedro Fontes é segundo na frente de Ricardo Teodósio e Armindo Araújo. Tudo em aberto para amanhã…

José Pedro Fontes (Citroën C3 R5) venceu a super especial de Amarante, batendo Miguel Barbosa (Skoda Fabia R5) por 0.7s. António Dias (Skoda Fabia R5), sempre rápido em super especiais, foi terceiro a 1.9s.

Ricardo Teodósio (Skoda Fabia R5) cedeu dois segundos a Fontes, o mesmo sucedendo com Armindo Araújo. João Barros (Skoda Fabia R5) cometeu alguns pequenos erros na super especial e também perdeu 2.10s.

Com estes resultados, João Barros permanece líder, mas agora com 5.2s de avanço para José Pedro Fontes, com Ricardo Teodósio 1.5s mais atrás. Armindo Araújo é quarto a 9.1s do líder com Miguel Barbosa um pouco mais longe, já a 17.20s.

Ainda há muito rali pela frente, mas as primeiras tendências já estão espelhadas nos números. João Barros deparou-se com um Skoda Fabia R5 que lhe serviu como uma luva, e com confiança no carro desde cedo venceu as duas passagens pelo Marão. Já ficou claro a todos, que Barros vai lutar pela vitória, e apesar dos 5.2s que leva de avanço não serem decisivos, são um bom sinal.

Outro piloto que também esteve bem foi José Pedro Fontes. Começou o rali a perder seis segundos mas nos dois troços seguintes subiu sempre uma posição na geral, e ficou claro que está apostado em lutar pelo triunfo.

Ricardo Teodósio (Skoda Fabia R5) é terceiro a 6.7s, e também ele está a imprimir o andamento que precisa para manter vivas as suas aspirações a ser campeão. Não vai ser fácil chegar ao Algarve só a depender da sua prestação, mas se isso suceder abre-se uma janela semelhante à que permitiu a Carlos Vieira ser campeão o ano passado.

Contudo, já se percebeu que Armindo Araújo vai gerir muito bem a sua prova. Neste momento é já quarto a 9.10s, mas a si até lhe interessa que João Barros ande da forma que está a andar, pois desta forma vai roubar pontos aos seus principais adversários. Resta saber a tática que vai apresentar amanhã.

Miguel Barbosa (Skoda Fabia R5) é quinto a 17.20s. Não está afastado da frente, mas ao ritmo que se está a andar tem que fazer um rali perfeito para chegar mais à frente. Quem está a passar ao lado do rali é Pedro Meireles (Skoda Fabia R5) que em menos de 30 Km de troços já perdeu 36.90s. Não falámos com ele, pode ter acontecido algo que o justifique, pois esta diferença não é normal.

Diogo Gago (Hyundai I20 R5) fez um pião na super especial, deixou o carro ir abaixo e caiu para o sétimo lugar. Nos dois primeiros troços andou ao ritmo que se esperava. Vamos a ver o que faz amanhã. Tirando o pião, um dia positivo.

Pedro Almeida (Ford Fiesta R5) é oitavo a 42.80s, na frente de Paulo Meireles (Hyundai I20 R5) que optou por afinações que lhe permitissem adaptar-se ao carro em asfalto sem grandes problemas. Vítor Pascoal (Porsche 997 GT3) fecha o top 10, na frente de Joaquim Alves (Skoda Fabia R5), Manuel Castro (Hyundai I20 R5) e António Dias (Skoda Fabia R5). Vítor Ribeiro (Citroen DS3 R5) é 14º na frente do líder das duas rodas motrizes, Bernardo Sousa (Peugeot 208 R2) que aproveitou o pião de Gil Antunes (Renault Clio R3T) na super especial e respetiva perda de tempo. Paulo Neto (Citroen DS3 R3T) está por perto bem como o líder do campeonato dos 2WD, Daniel Nunes (Peugeot 208 R2).

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Filme do dia

Setenta equipas iniciaram o Rali amarante/baião, divididos pelo Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), Campoonato de Portugal de Ralis 2WD, Campeonato de Portugal GT de Ralis, Campeonato de Portugal de Clássicos de Ralis, Campeonato de Portugal Iniciados de Ralis, Taça FPAK de Ralis, Campeonato Norte de Ralis, Copa 106 e Challenge 1000cc.

PEC 1 – Marão 1 (13.48 km)

Armindo Araújo/Luís Ramalho (Hyundai I20R5), fizeram as honras de abrir a estrada, mas foi o novo Skoda Fabria R5 de João Barros/António Costa que assinou o melhor tempo na primeira especial do rali, ao cumprir em 7m31,40s a primeira passagem pelo Marão, deixando a concorrência mais directa, neste caso Ricardo Teodósio/José Teixeira, também em Fabia R5 a 4.80s.

Armindo Araújo, com precisamente mais um segundo “gasto”, que Teodósio, reservou a terceira posição, mas seguido muito de perto pelo Citroën C3 R5 de José Pedro Fontes/Paulo Babo, que terminaram a primeira especial do dia na quarta posição. Miguel Barbosa/Hugo Magalhães (Skoda Fabia R5) com mais 11.60s que o líder fecharam o grupo dos cinco primeiros.

Diogo Gago/Jorge Carvalho, no segundo I20 do Team Hyundai Portugal, registaram o sexto melhor tempo com um total de 7m44,80s. Por seu lado, Pedro Meireles/Mário Castro foram sétimos.

No oitavo posto chega a dupla Vítor Pascoal/Ricardo Faria, aos comando do Porsche 997 GT3, que assegura em simultâneo o melhor registo entre os GT. Paulo Meireles/Marco Gonçalves (Hyundai I20) foram nonos, cabendo a Pedro e Nuno Almeida (Ford Fiesta R5) o fecho do “top ten”, desta primeira especial do dia.

Gil Antunes nas duas rodas motrizes

Entre a categoria de duas rodas motrizes, a dupla Gil Antunes/Diogo Correia (Renault Clio R3T), 4ª classificada à entrada desta ronda, entrou ao ataque sendo a mais rápida a percorrer os 13,48km que compõem a primeira especial do dia, ao rubricar o melhor tempo (8m13s,90), sendo a melhor da categoria RC3 e 15.º da geral.

No regresso a Portugal Continental, Bernardo Sousa, navegado por Valter Cardoso (Peugeot 208 R2) demonstrou bom andamento ficando a escassos 1,10s, sendo os mais rápidos de entre a categoria RC5. Já a dupla Paulo Neto/Vítor Hugo (Citroen DS3 R3T), registaram o terceiro melhor tempo, impondo-se à dupla Daniel Nunes/Rui Raimundo (Peugeot 208 R2), eles que procuram defender a liderança da classe.

Na estreia com o Renault Clio R3, a dupla Miguel Correia/Pedro Alves demonstrou já boa adaptação a rubricar o quinto melhor tempo entre as duas rodas motrizes.

Joaquim Bernardes mais rápido entre os Clássicos

No Campeonato Portugal Clássicos, impuseram-se Joaquim Bernardes/Laurinda Alves (Volkswagen Golf GTI), com 19 segundos de vantagem sobre a dupla Germán Fortes/Félix Suárez (Ford Sierra RS Cosworth). Cipriano Antunes/Fernando Almeida (Audi Quattro), líder da classe à chegada ao Rali Amarante Baião, entrou com cautelas perdendo 28 segundos no confronto direto com a dupla do Volkswagen Golf.

Ricardo Matos impõe-se na Taça

Entre os participantes na Taça de FPAK de Ralis, a dupla Ricardo Matos/Carlos Matos (Mitsubishi Lancer Evo IX) entrou melhor, com o tempo de 8m33,10s, deixando a dupla Pedro Silva/Alexandre Rodrigues (Peugeot 208 R2) a pouco mais de 15 segundos. Pedro Sá/Leandro Parreira (Mitsubishi Lancer Evo IX) registou o terceiro melhor tempo, a escassos 1,7s de Pedro Silva. Sérgio Brás/Nuno Rodrigues da Silva (Ford Fiesta), líderes do campeonato à chegada ao Rali Amarante Baião quedou-se pela sétima posição, perdendo logo 48 segundos.

PEC 2 – Marão 2 (13.48 km)

Barros consolida liderança

João Barros/António Costa voltaram a não dar hipóteses à concorrência no regresso ao Marão (7m31.20s), tirando ainda alguns décimos de segundo comparativamente com a primeira passagem.

Também em nota crescente esteve José Pedro Fontes/Paulo Babo que com um registo de 7m32.30s, conseguiram o segundo melhor tempo na segunda especial do dia. O terceiro melhor crono por Marão 2 foi assinado por Ricardo Teodósio/José Teixeira. O Hyundai I20 de Armindo Araújo/Luís Ramalho conclui esta passagem no quarto posto. Miguel Barbosa/Hugo Magalhães (Skoda Fabia R5), também melhoram os tempos e fecharam o pelotão dos cinco primeiros.

Antunes mantém o ritmo

A dupla Gil Antunes/Diogo Correia (Renault Clio R3T), voltou a bater a concorrência ao rubricar o melhor tempo – agora com 8.12.50 –, mantendo assim o domínio entre os RC3 e a 15.ª posição da classificação geral.

Bernardo Sousa/Valter Cardoso (Peugeot 208 R2) retirou quase 2.50s na segunda passagem ficando a escassos 20 segundo do melhor registo de Antunes. Paulo Neto/Vítor Hugo (Citroen DS3 R3T), melhor o seu tempo em cerca de quatro segundos, mantendo a terceira posição da classe, agora a 3.50 de Bernardo Sousa e 4.80 do líder, Gil Antunes.

Bernardes segura vantagem nos Clássicos

Joaquim Bernardes/Laurinda Alves (Volkswagen Golf GTI) mantiveram o forte andamento e elevaram a vantagem sobre German Forte/Félix Suárez (Ford Sierra RS Cosworth), para 35.50s. Já Cipriano Antunes/Fernando Almeida (Audi Quattro) voltaram a perder tempo para os principais opositores, rolando já a 52s de distância dos líderes.

Ricardo Matos seguro na Taça

Na segunda passagem por “Marão”, a dupla Ricardo Matos/Carlos Matos (Mitsubishi Lancer Evo IX) voltou bater a concorrência ao rubricar o tempo mais rápido, retirando pouco mais de dois segundos à primeira passagem. Manuel Pinto/Francisco Martins (Skoda Fabia R2) melhorou em 11 segundos ao seu registo, rubricando o segundo melhor tempo batendo a dupla Pedro Silva/Alexandre Rodrigues (Peugeot 208 R2) por 2.10s. Na soma das duas passagens, Ricardo Matos lidera, seguido de Pedro Silva, com Manuel Pinto a subir ao terceiro posto.

Sérgio Brás/Nuno Rodrigues da Silva (Ford Fiesta), voltou a ceder muito tempo, mais de 44s, estando já a mais de 1m30s dos líderes.

PEC 3 – Super Especial Amarante (2.04 km)

Fontes brilha na noite de Amarante

Quem não teve oportunidade de assistir à prova durante o dia, teve na Super Especial de Amarante a hipótese de assistir a uma descarga de adrenalina, que só este tipo de classificativas nocturnas proporciona. Com um traçado bem desenhado que ligou as duas margens do Tâmega, nos dois quilómetros cronometrados, não faltaram os ganchos “apertados”, as chicanes e até os saltos… Para animar e “prender” até ao final o muito público presente, a partida foi dada por ordem inversa.

Na derradeira especial do dia, José Pedro Fontes/Paulo Babo (Citroën C3 R5) levaram a melhor, cumprindo o traçado citadino com um tempo de 1m35.20s. Um registo que lhes permitiu ainda acender ao segundo posto da geral.

Miguel Barbosa e Hugo Magalhães, em Skoda Fabia R5 assinaram o segundo melhor crono da noite (1m35.90s). Não muito atrás chegaram António Dias/Ilberino Santos, também em Fabia R5, que apesar de à geral estarem fora do “top ten”, fizeram questão de fechar o dia alta. O quarto posto foi assinado pela dupla Ricardo Teodósio e José Teixeira e o quinto melhor tempo pelo Hyundai I20 de Armindo Araújo e Luís Ramalho.

A formação que comanda o rali, João Barros e António Costa (Skoda Fabia R5) ficaram pelo sexto posto. Contudo, partem amanhã para a estrada ainda com uma vantagem de 05.20s sobre do C3 R5 de José Pedro Fontes.

Sousa bate Antunes ao sprint

Entre as duas rodas motrizes, a pequena Super Especial – de pouco mais de 2 km – foi suficiente para Bernardo Sousa/Valter Cardoso (Peugeot 208 R2) fazer a diferença e ascender ao comando, por troca com Gil Antunes/Diogo Correia (Renault Clio R3T), que depois de dominarem as duas primeiras especiais, fecharam o dia na segunda posição, a seis segundos do piloto madeirense.

Daniel Nunes/Rui Raimundo (Peugeot 208 R2) registaram o segundo melhor tempo na derradeira especial e terminam o dia na quarta posição a 2.20s de distância de Paulo Neto/Vítor Hugo (Citroen DS3 R3T).

Bernardes soma e segue nos Clássicos

Joaquim Bernardes/Laurinda Alves (Volkswagen Golf GTI) mantiveram o domínio na Super Especial dilatando a vantagem para os mais diretos adversários. Cipriano Antunes/Fernando Almeida (Audi Quattro) registou o segundo melhor tempo, a 23 segundos de Bernardes, com a dupla German Fortes/Félix Suárez (Ford Sierra RS Cosworth), a quedar-se pela terceira marca, mas a conservar a segunda posição.

Matos reforça liderança na Taça FPAK

Na derradeira especial do dia, a dupla Ricardo Matos/Carlos Matos (Mitsubishi Lancer Evo IX) voltou a revelar ser a mais forte, batendo Pedro Silva/Alexandre Rodrigues (Peugeot 208 R2) por 3.9 segundos. Manuel Pinto/Francisco Martins (Skoda Fabia R2) voltaram a registar o terceiro melhor tempo, perdendo 0.90 segundos para Silva e 4.80s para Matos.

Cumpridas que estão três especiais, Matos lidera agora com 35.80s de vantagem sobre Silva e com 42.80 sobre Pinto.

Delgado vai ditando as leis no Campeonato Norte

No Campeonato Norte de Ralis, a dupla Luís Delgado/André Carvalho (Citroën C2 S1600) começou da melhor forma a participação no Rali Amarante Baião ao registar o melhor crono na especial “Marão” e na Super Especial. Na etapa de abertura a dupla do Citroen deixou os concorrentes diretos, Daniel Silva/Filipe Martins (Renault Clio), a 17 segundos de distância e a formação Celso Moura/Tânia Machado (Peugeot 205 maxi) já a 26.50 segundos.

Na especial noturna, a dupla João Alves/José Rodrigues (Peugeot 106 GTi) garantiu a segunda posição, ascendendo ao quarto posto da geral; António Oliveira/Luís Boiça (Peugeot 205 GTI) garantiu a terceira posição no troço, seguindo na sétima posição no cômputo das duas passagens.

Daniel Silva/Filipe Martins (Renault Clio) e Celso Moura/Tânia Machado (Peugeot 205 maxi) terminaram o dia na segunda e terceira, posições, a 30.90 e 36.60 segundos, respetivamente.

Paço com liderança segura na Copa 106

Na Copa 106, Fábio Paço/Pedro Moura (Peugeot 106) entraram com o pé direito ao registar o melhor crono quer na passagem por “Marão” quer na Super Especial para fechar o dia com uma vantagem superior a 9 segundos sobre os concorrentes diretos, José Veiga/José Nóvoa (Peugeot 106). Na terceira posição desta competição monomarca, rolam Rui Jorge Ferreira/Marcelo Rocha (Peugeot 106) com apenas 0.10s de vantagem sobre a dupla Carlos Delgado/João Caetano (Peugeot 106), terceiros mais rápido na especial de “Marão”, deixando antever uma luta animada.

Leite lidera entre os 1000cc

Cumpridas que estão duas especiais para os participantes do “Challenge 1000”, Filipe Leite/José Carlos Silva (Peugeot 107) lideram esta simpática competição, impondo-se a Pedro Pereira/Sandro Trindade (Peugeot 107), que haviam sido os mais rápidos na especial de abertura e com a Frederico Formiga/Gonçalo Henriques (Citroen C1) a na terceira posição a pouco mas de sete segundos os antecessores

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