Rali de Mortágua, PE8: Breen vence; Carlos Vieira melhor português

Por a 23 Setembro 2017 16:34

Craig Breen venceu o Rali de Mortágua mostrando que o ritmo de um piloto do WRC fica a muitas ‘milhas’ de distância dos melhores pilotos do campeonato português. O piloto irlandês, que veio substituir José Pedro Fontes, ainda a recuperar de lesão sofrida durante o Rali de Portugal,  não deu qualquer hipótese à concorrência começando o dia com 52s de atraso, depois de problemas com os travões o terem levado a sofrer uma penalização de 50 segundos à entrada da super-especial, levando a que entrasse muito forte no segundo dia. Ganhou os troços todos e converteu um atraso de mais de 50 segundos num triunfo de 27.3s sobre Carlos Vieira, que por sua vez, levou a melhor sobre Pedro Meireles, como melhor português e vai por isso para o Algarve a depender apenas e só de si próprio para ser campeão, pois se vencer a prova algarvia e um determinado número de troços (dependendo de quem ganha os outros) pode ser Campeão.

Carlos Vieira e Pedro Meireles ‘entretiveram-se’ numa luta muito interessante, com o piloto que correu de Skoda pela primeira vez a mostrar mais uma vez que não é só no asfalto que têm de contar com ele, mas sim em qualquer tipo de piso. Meireles talvez não esperasse que Vieira pudesse andar tão bem, mas a verdade é que este mostrou argumento para levar a discussão do título até ao Algarve. De qualquer maneira os oito pontos (mais décimo, menos décimo) que Meireles leva de vantagem, pode permitir-lhe alguma gestão, mas não muita. De qualquer forma, está tudo em aberto para o Algarve. Miguel Barbosa foi apenas quarto, já a 1:12.7s dos dois pilotos, confessando que não tem grande explicação para a diferença para os outros dois pilotos dos Skoda Fabia R5.

Diogo Salvi está um piloto muito diferente do que lhe vimos há dois ou três anos,  a sua evolução foi notória, mas o tempo de ausência não permitiu melhor. De manhã levou pneus errados, à tarde andou bem melhor. Paulo Meireles, que se estreou com um Hyundai i20 R5, teve azar de manhã ao perder muito tempo atrás de Pedro Antunes, que tinha furado e parado para mudar uma roda e depois disso teve alguns problemas com o motor. à tarde, tudo foi diferente, mostrando andamento para lutar pelo quarto lugar, caso não tivesse perdido tanto tanto de manhã. Para quem nunca tinha guiado o i20 R5, o andamento à tarde foi bastante interessante.

Nas duas rodas motrizes Daniel Nunes foi o vencedor da categoria ao ser mais rápido 1:24.4s do que Gil Antunes, enquanto Paulo Neto fechou o pódio. O piloto da Inside Motor, foi penalizado na super especial, depois de um toque, mas aproveitou bem o facto de Gil Antunes ter destruído os pneus do seu Clio, perdendo mais de 30 segundos no último troço da manhã. À tarde, manteve o bom andamento e venceu e convenceu entre os duas rodas motrizes, naquela que é a sua primeira vitória do ano. Depois do furo de manhã, Pedro Antunes ainda recuperou até ao quarto lugar e agora só precisa de dois pontos para ser campeão dos 2WD.  Pelo caminho, durante a tarde, ficou Manuel Castro, que regressou aos ralis com o Hyundai i20 R5.

Classificação 

1 Craig Breen/Andy Hayes Citroen DS3 R5 1:11:44.40
2 Carlos Vieira/Jorge Carvalho Skoda Fabia R5 0:27.30
3 Pedro Meireles/Mário Castro Skoda Fabia R5 0:40.30
4 Miguel Barbosa/Miguel Ramalho Skoda Fabia R5 1:53.00
5 Diogo Salvi/Carlos Magalhães Skoda Fabia R5 5:04.10
6 Paulo Meireles/Marcos Gonçalves Hyundai I20 R5 7:07.20
7 Daniel Nunes/Rui Raimundo Peugeot 208 R2 7:15.80
8 Gil Antunes/Diogo Correia Renault Clio RS R3T 8:40.20
9 Paulo Neto/Vitor Hugo Citroen DS3 R3T 8:54.00
10 Pedro Antunes/Paulo Leones Peugeot 208 R2 11:02.60
11 Paulo Moreira/Marco Macedo Peugeot 208 R2 13:06.00
12 José Machado/Rui Filipe Opel Adam Cup 15:53.30
13 Joana Barbosa/Sofia Mouta Ford Fiesta R2T 18:04.20

Filme da prova

PE1

João Barros teve problemas com a bomba de gasolina do seu Ford Fiesta R5 e não participou na super-especial. Poderá voltar amanhã em super-rali, mas não pontua, a não ser que ganhe troços, podendo, por isso somar os pontos das vitórias em troços que obtiver. Pedro Meireles foi segundo a 0.1s de Barbosa, Criag Breen perdeu 2.9s mas deverá ser penalizado pois entrou bastante fora do seu tempo na super especial. Quarto é Diogo Salvi, que ficou a 3.30s da frente, com o madeirense Miguel Nunes logo a seguir, a 5.80s. Os dois Hyundai i20 R5, de Paulo Meireles e Manuel Castro ficaram logo a seguir, com Carlos Vieira a ser apenas oitavo, depois de perder 10.30s para Miguel Barbosa.

PE2

Craig Breen entrou ao ataque e foi o mais rápido na primeira passagem por Mortágua-Calvos. O piloto irlandês que está a substituir José Pedro Fontes. Carlos Vieira foi o único a ficar relativamente próximo do piloto oficial da Citroën ao terminar a 7.1s do piloto do DS3 R5, e assumiu o comando do rali. De recordar que Carlos Vieira está em Mortágua com um Skoda Fabia R5 em vez do habitual DS3 R5. Pedro Meireles foi o terceiro mais rápido e manteve o segundo lugar do rali. Miguel Barbosa, anterior líder desceu para terceiro, ao fazer o quarto tempo. Nas duas rodas motrizes Daniel Nunes (Peugeot 208 R2) foi o mais rápido, mas é Gil Antunes (Renault Clio R3) que lidera o rali, com uma vantagem de 7.5s sobre Paulo Neto (Citroën DS3 R3T), enquanto Daniel Nunes é terceiro.

PE3

Craig Breen continua ao ataque e venceu o segundo troço do dia, sendo 12.9s mais rápido do que Carlos Vieira, que continua líder do rali. O grande destaque vai mesmo para Breen, que, recorde-se,começou o dia a 52.9s da liderança, e neste momento já é terceiro, a 22.6s. Pedro Meireles foi o terceiro mais rápido e mantém o segundo posto da classificação, a 7.7s da liderança de Vieira. Nas duas rodas motrizes Daniel Nunes foi novamente o mais rápido, e já é segundo a apenas 6.4s de Gil Antunes que lidera a categoria. Paulo Neto desceu a terceiro.

PE4

Craib Breen voltou a ser o mais rápido na primeira passagem por Felgueira, o troço mais longo do rali com quase 18 quilómetros e último troço da manhã. O piloto oficial da Citroën foi 19.8s mais rápido do que Carlos Vieira e já só está a 2.8s do piloto que estreia um Fabia R5. Pedro Meireles fecha o pódio a 7.9s do líder, no que está a ser uma boa luta entre os dois pilotos portugueses. No que toca ao campeonato das duas rodas motrizes Daniel Nunes foi o mais rápido e assumiu a liderança da categoria. Gil Antunes perdeu muito tempo por ter destruído os pneus de frente, mas mesmo assim é segundo, mas já a 32.10s da liderança. Paulo Neto é terceiro. Pedro Antunes, líder do campeonato continua a sua recuperação e é neste momento quinto, podendo ainda chegar ao quarto posto, ocupado por Paulo Moreira.

Carlos Vieira (1º): “Perdi ontem 10s na super especial porque deixei carro ir abaixo devido ao lauch control. Adaptei-me bem desde de inicio do rali e o carro anda muito bem em pisos de terra, o DS3 também é bom e já sabia que ia ser rápido. O objetivo para a parte da tarde é manter a posição de melhor português”.

Pedro Meireles (3º): “Ainda quero lutar por melhor português, quero ficar à frente do Carlos Vieira [7.9s separam os dois pilotos]. Fiz meio pião e perdi 2/3s no primeiro troço”.

Miguel Barbosa (4º): “O carro está muito instável, alterei a afinação para o último troço mas não resultou. Vou tentar melhorar o carro agora para ver o que consigo fazer”.

Paulo Meireles (9º): “Pior não podia ter sido a manhã. Arrancamos e apanhamos um piloto [Pedro Antunes – que tinha furado] logo ao fim de 4 ou 5 quilómetros e tivemos de ir sempre atrás. A partir daí não tinha muita confiança. Já tive um furo, sinto falta de potência e comecei a perder líquido de refrigeração. Tive de vir muito devagar para não estragar nada e agora vamos ver o que posso fazer”.

Gil Antunes (10º, 2º 2RM): “Desgastei muito os pneus da frente e agora neste último troço troquei os pneus de trás para a frente e vice versa. Não correu bem porque o carro começou a fugir muito de traseira e daí ter perdido muito tempo.

PE5

Craig Breen passou para a frente do Rali de Mortágua ao ser novamente o mais rápido, desta vez no quinto troço da prova, a segunda passagem por Mortágua – Calvos. O piloto que está a substituir José Pedro Fontes foi 4.6s mais rápido do que Carlos Vieira que assim desceu ao segundo lugar a 1.8s do piloto irlandês. Vieira ganhou mais 1.5s a Pedro Meireles, que está em terceiro lugar. Daniel Nunes continua a liderar entre as duas rodas motrizes tendo sido 4.1s mais rápido do que Gil Antunes. Paulo Neto é terceiro e Pedro Antunes também continua a recuperar, depois do furo do primeiro troço da manhã, e subiu a quarto.

PE6

Mais um troço, mais uma vitória para Craig Breen que assim aumentou a sua vantagem para 13s sobre Carlos Vieria. O piloto que em Mortágua está com um Fabia R5 perdeu 5.1s para Pedro Meireles, mas tem 4.3s de vantagem sobre o líder do campeonato. Miguel Barbosa, quarto, já está a mais de um minuto do pódio.

Daniel Nunes está a ter um rali parecido ao de Breen e também soma por vitórias todos os troços de hoje. O piloto do 208 R2 tem quase um minuto de vantagem sobre Paulo Neto, novo segundo classificado das duas rodas motrizes, depois de Gil Antunes perder muita vez muito tempo e desceu para o terceiro lugar.

PE7

Craig Breen voltou a ser o mais rápido, desta vez na segunda passagem pelo troço de Felgueira. Carlos Vieira ganhou 1.7s a Pedro Meireles na luta por melhor português, estando a diferença a 6s quando falta um troço para final. Paulo Meireles tem tido uma tarde muito melhor do que a manhã, apesar de estar em oitavo, devido ao muito tempo perdido nos três troços da manhã.

Daniel Nunes foi o mais rápido novamente nas duas rodas motrizes e já tem 1:17.2s de vantagem sobre Gil Antunes, que voltou ao segundo lugar do rali. Paulo Neto voltou ao terceiro lugar, existindo uma diferença de 10.2s entre Gil Antunes e Paulo Neto.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
don-draper
don-draper
6 anos atrás

É sempre interessante ver Mundialistas, mesmo que Jovens Mundialistas fazerem parte das nossas provas, ainda que, com carros «nacionais». Foi bom, depois do azar na Madeira do Stéphane Lefebvre. Parabéns a quem teve a idéia. Quanto aos nossos, dificilmente Pedro Meireles deixará fugir o titulo mas nestas andanças…Até os cestos estarem lavados… Muito cordial os parabéns de Meireles a Vieira, são merecidos, e até eu próprio o vou imitar. Vir do DS3 R5 e logo ao primeiro rali de Fabia andar assim. Os meus parabéns. E pena foi um certo perder a mão do Miguel Barbosa e o grande azar… Ler mais »

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado