Rali do Algarve: Kris Meeke conquista segundo triunfo do ano

Por a 29 Março 2025 15:59

Um rali gerido com mestria por parte da dupla da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal. Kris Meeke – Stuart Loudon (Toyota GR Yaris Rally2) foram os grandes vencedores do Rallye Casinos do Algarve, rubricando o segundo triunfo consecutivo do ano, num excelente arranque do projeto Toyota a nível nacional.

Depois de um arranque forte no rali e tendo conquistado uma vantagem confortável, que na PEC 4 chegou a ser de 40 segundos, Meeke apostou num ritmo cauteloso, sem correr riscos, aproveitando a almofada que conquistou para chegar ao fim sem sobressaltos. À entrada para a PEC 8, a Power Stage, Meeke tinha 19 segundos de vantagem sobre Dani Sordo – Cándido Carrera (Hyundai i20 Rally2). A dupla espanhola esteve imparável e venceu todas as PEC de sábado, incluindo a Power Stage, terminando o rali no 2º posto a 13.3 segundos de Meeke. Terminaram o dia de sexta na 14ª posição! Sordo fechou o rali em segundo e conquistou a pontuação máxima na Power Stage, com Meeke a ficar em segundo.

O grande destaque vai para Gonçalo Henriques – Inês Veiga (Hyundai i20 Rally2). Na sua estreia oficial pela Team Hyundai Portugal, fizeram um excelente rali e terminaram no pódio! Numa luta espetacular entre os pilotos lusos, com vários candidatos ao terceiro posto, Henriques levou a melhor e vai provar o sabor do champanhe numa estreia de sonho. Sem os “estrangeiros” teria sido uma vitória! Uma prova espetacular, decidida nos pormenores, pois Armindo Araújo – Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2) ficou muito perto. Depois de uma manhã abaixo do que desejaria, Armindo tentou tudo para chegar ao pódio que lhe escapou por… 0.9 segundos. Foi terceiro na Power Stage e fechou o rali com bons pontos, ficando muito perto do objetivo traçado.

Ricardo Teodósio – José Teixeira (Toyota GR Yaris Rally2) fecharam o top 5 e o pódio dos pilotos portugueses (+7.2 seg. que Armindo). Depois de uma manhã repleta de peripécias, a dupla que jogava em casa acabou por lutar até ao gim pelo terceiro posto que chegou a pertencer-lhes. Uma boa prestação de Teodósio, perante o seu público.

Pedro Almeida – António Costa (Skoda Fabia RS Rally2) fechou este rali com o sexto lugar à geral (a 5.7 seg. de Teodósio). Uma prova com muitos pontos positivos, a espaços com um excelente andamento. Uma prova que certamente motivará o piloto para o resto da época (quarto na Power Stage).

O sétimo posto ficou para José Pedro Fontes – Inês Ponte (Citroën C3 Rally2), num rali onde a sorte voltou a não querer nada com eles. As esperança de um bom resultado ficaram hipotecadas logo na PEC 2, com 19 segundos de atraso. Num rali que se decidiu à décima, foi fatal para as aspirações de Fontes (a 13.6 seg. de Pedro Almeida), quinto na Power Stage.

Pedro Meireles – Mário Castro (Skoda Fabia RS Rally2) foram oitavos classificados, num rali onde mostraram bons pormenores. Estiveram pontualmente entre os mais rápidos e rubricaram uma prestação interessante. Rúben Rodrigues – Hugo Magalhães (Toyota GR Yaris Rally2) terminaram na nona posição em mais uma prova de adaptação ao novo carro e Diogo Salvi – Axel Coronado Jimenez (Skoda Fabia RS Rally2) fecharam as contas do top 10 neste rali, lugar que foi seu durante grande parte da prova.

Resultados AQUI

Fotos: Zoom Motorsport

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

17 comentários

  1. HellRun

    29 Março, 2025 at 16:06

    Bela prova. Nem damos valor ao CPR que temos. Bom, pelo menos a nossa TV não dá. Há câmaras e equipas para todos os “sardoais-sanjoanenses” da 5a divisão da bola, mas para um campeonato nacional, hmm, não, não interessa.

  2. Billy Bob

    29 Março, 2025 at 16:23

    Inacreditável a estreia de Gonçalo Henriques!!!

    No Fear!!!!

    Acima de Top.

  3. sergiomiguel7972gmail-com

    29 Março, 2025 at 16:31

    Gonçalo/ Inês fantásticos, sem Meekke e Sordo seriam os vencedores do rali na estreia com um rally2.
    Se dúvidas houvessem, estão desfeitas.
    Parabéns!

  4. acelaradinho

    29 Março, 2025 at 18:10

    Ainda não vi qualquer notícia do rali do Algarve na nossa tv se fosse futebol já tinha dado todos os pormenores

  5. rfz

    29 Março, 2025 at 18:20

    Que grande rali fez a equipa Gonçalo Henrique / Inês Veiga!!! Pela prmeira vez num RC2 e simplesmente ganharam entre os portugueses! É nestes jovens que se tem de apostar pois são o futuro da modalidade. De resto, não sabemos se sem o problema do Sordo na sexta, teria ganho o rali pois o Meeke abrandou durante o dia de hoje, no entanto a diferença entre eles e os restantes é abismal!! E os argumentos do Armindo de que os portugueses nao podem arriscar como eles nao pega. Simplesmente são melhores e ponto final! sS andaram no WRC em equipas oficiais foi porque eram dos melhores …de resto, veja-se a diferença entre a estreia do Goncalo Henrique, hoje, e do Hugo Lopes com o mesmo carro em Fafe…..

  6. [email protected]

    29 Março, 2025 at 19:10

    Reparem como estamos atrasados em andamento comparativamente, com o que faz noutros Países. Não vou sequer comparar com Meeke, mas sim com Gonçalo Henriques, chegou e bateu todos aqueles que rodam há muitos anos nos ralis Portugueses.
    É necessário entrar “sangue” novo e aproveitar aqueles que são realmente bons parabéns à Hyundai. A FPAK também podia dar algum apoio a quem o merece.
    Vem-me a memória Diogo Mil Homens.

  7. [email protected]

    29 Março, 2025 at 20:40

    Em primeiro lugar, espectacular o andamento de “abrir o olho” do Gonçalo Henriques / Inês Veiga, claro. Parabéns! (Irónico o carro com que ficou á frente do piloto “da casa”…)
    Penso que em condições “normais”, o Teodósio no entanto teria sido o melhor português: (ainda não falei com ele) mas p’ra já, e a este nível, é me incompreensível os problemas que teve de visibilidade – e não me estou a referir ao pó!
    Um rali muito interessante de seguir.

  8. Mário Oliveira

    30 Março, 2025 at 11:13

    A presença de 2 pilotos mundialistas no CPR teria de ser razão para uma maior cobertura do campeonato. Não percebo como se faz um contrato de publicidade com um canal sem que esse implique pelo menos alguma referência às provas nos espaços informativos e aqui a FPAK e as marcas envolvidas deveriam unir esforços nesse sentido.
    A estreia dos Gonçalo/Inês não poderia ser melhor e são sem dúvida um valor seguro. Esperemos que exista quem os ajude a chegar onde merecem e poderemos voltar a ter campeões à escala mundial. Agora 1 prova é apenas isso mesmo e querer fazer já comparações com o Hugo não me parece sério, principalmente atendendo às condições que se verificaram em Fafe. Não percamos os próximos capítulos.

  9. vpgalambagmail-com

    30 Março, 2025 at 15:10

    Grande ali do puto Gonçalo, que claro, também vem muito rodado do mundial eco muita experiência e muitos ralis de todos os campeonatos que há por esse mundo fora. Ha aí meia dúzia de tugas que com os meios e a experiência que tem devem ter estar no mínimo coradinhos de vergonha e a rabiscar novas desculpas para os seus desempenhos.

  10. Rui Pereira

    30 Março, 2025 at 17:42

    Mais uma vez uma vergonha, o Meeke ganha o rali e nem no pódio está presente!
    Independentemente de ter outros compromissos… também estava num compromisso!! Alguma falta de profissionalismo e respeito para quem esperou por ele na cerimónia de entrega de prémios!
    A cobertura que a movielight faz ao CPR é tão deprimente e decadente que até o grupo do WhatsApp do RCA tinha mais notícias/imagens/novidades do que estes indivíduos nos conseguem fornecer…
    Este CPR com uma boa cobertura dava dinheiro para mais Gonçalos e mais Hugos poderem brilhar…
    De notar os muitos espanhóis que estiveram a ver o Rali claro a boleia de Dani Sordo…
    Excelente organização por parte do CAA..
    Parabéns!

Deixe aqui o seu comentário

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage