Rali Alto Tâmega: Tudo ou nada… para alguns

Por a 27 Agosto 2020 10:28

Realiza-se no próximo fim de semana o Rali Alto Tâmega, prova que regressa ao CPR 28 anos depois, num evento que vai definir melhor o rumo da competição. Armindo Araújo e Bruno Magalhães chegam destacados a Trás-os-Montes, mas Ricardo Teodósio e José Pedro Fontes ainda têm margem para reagir. Para estes dois últimos, o rali é decisivo quanto às suas aspirações em manterem-se, em termos realistas, na luta pelo título.

Tendo em conta – ainda por cima – o cancelamento do Rali dos Açores.

Com esse cancelamento, o Rali Alto Tâmega marca – se não for incluída outra prova no CPR – o arranque da segunda metade do campeonato e o mais dramático neste momento é que ninguém pode fazer contas. Se faltassem quatro provas, faltariam atribuir 140 pontos, mas se faltarem três, faltam só 105 pontos, o que é bem diferente. E o Rali Alto Tâmega vai realizar-se sem que ninguém saiba quantos pontos há ainda para atribuir.

Dois pilotos destacaram-se no campeonato, Armindo Araújo e Bruno Magalhães, a Ricardo Teodósio e José Pedro Fontes já só resta recuperar pontos consistentemente se quiserem manter-se na corrida pelo título.

Líderes do campeonato, Armindo Araújo e Luís Ramalho, venceram as duas primeiras provas da competição, mas as coisas já não correram tão bem na Madeira, e quem aproveitou muito bem foram Bruno e Carlos Magalhães (Hyundai i20 R5), que triunfaram facilmente entre os concorrentes do CPR na Madeira, o que aliado aos dois segundos lugares obtidos em Fafe e em Castelo Branco, lhes permitem distar apenas 1.63 pontos dos líderes.

Os dois primeiros classificados do campeonato chegaram aqui com uma margem que, talvez, poucos esperassem para as duplas Ricardo Teodósio/José Teixeira (Skoda Fabia R5 Evo) e José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3 R5), mas a verdade é que, mais coisa menos coisa, a diferença dos dois primeiros para o terceiro (Teodósio) e quarto (Fontes) ronda os trinta pontos o que é muito significativo nesta altura.

Por isso é de capital importância para estas duas duplas inverterem a situação. Caso se chegue ao fim do Rali Alto Tâmega com margem semelhante ou maior, ficará definitivamente traçado o rumo do campeonato quando à luta pelo título. De qualquer forma, com a prova pela frente, tudo está em aberto, não sendo em nada descabido que tudo possa, pelo menos, começar a mudar.

Não em termos de números, mas em teoria, Pedro Meireles e Mário Castro (Volkswagen Polo GTI R5) já não estão na luta pelo título, mas são, claramente uma dupla que pode ter uma interferência muito significativa nas contas da competição, pois têm carro e andamento para bons resultados, e com isso ‘roubar’ pontos a outros que também precisam deles.

Outra das duplas a considerar seriamente na luta pelo lugares da frente são João Barros e Jorge Henriques, que, cada vez melhor adaptados ao Citroën C3 R5. Ainda agora venceram em Mesão Frio, num bom teste para este rali.

Para lá destas seis duplas, há ainda um conjunto de equipas com potencial para os lugares cimeiros, acima de todos, Miguel Correia e António Costa, que com o Skoda Fabia R5 evo, exceção feita ao contratempo mecânico na Madeira, têm andado entre o quinto e sexto lugares.

Manuel Castro e Ricardo Cunha (Skoda Fabia R5) conseguiram até aqui um sexto (Fafe) e sétimo (Castelo Branco), António Dias dois sétimos lugares, em Fafe e na Madeira, Gil Antunes e Diogo Correia vão continuar a aprender o Dacia Sandero R4, Paulo Neto e Vitor Hugo estão cada vez mais adaptados ao seu novo Skoda Fabia R5.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CPR - CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS
últimas Autosport
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
últimas Automais
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado