CPR, Rali de Castelo Branco, PE10: Armindo Araújo vence disputa ao segundo

Por a 23 Junho 2019 15:30

Armindo Araújo e Luís Ramalho (Hyundai i20 R5) venceram o Rali de Castelo Branco, com Ricardo Teodósio e José Teixeira (Skoda Fabia R5) a assegurar o lugar o segundo lugar a 12.5s. No lugar mais baixo do pódio ficaram Miguel Barbosa e Jorge Carvalho (Skoda Fabia R5) a

0:55.9s de Araújo.

Na PE10, Ricardo Teodósio e José Teixeira foram os mais rápidos, mas não o suficiente para colmatar a vantagem que Armindo Araújo e Luís Ramalho traziam da PE9. José Pedro Fonte e Inês Ponte (Citroen C3 R5) foram os segundos mais rápidos, numa tentativa de chegar ao pódio, mas não conseguiram, acabando a 1.1s de Miguel Barbosa e Jorge Carvalho. Armindo Araújo e Luís Ramalho foram os quartos mais rápidos na PE10.

TEMPOS ONLINE CLIQUE AQUI

Assim, depois do segundo lugar no Rali de Mortágua e do triunfo no Rali de Portugal, novo triunfo da dupla da Hyundai, agora em Castelo Branco. Armindo Araújo e Luís Ramalho posicionaram-se melhor na luta pelo campeonato, que fica agora ainda mais equilibrado, já que, convém não esquecer, Araújo já ficou de fora numa prova e Teodósio ainda terá que fazer isso numa das próximas provas.

Depois de ter chegado ao fim do dia de ontem, 2.3s na frente de Teodósio e de ter acrescentado mais 0.4s a essa margem, Armindo Araújo deu o ‘push’ final na primeiro troço da tarde, quando ganhou duma assentada mais de 5.4s a Teodósio. Teodósio e Teixeira levaram a luta até onde conseguiram, mas Araújo surpreendeu no primeiro troço da tarde e a partir daí tudo ficou, em condições normais, resolvido, sendo que a dupla do Skoda limitou-se a gerir.

Miguel Barbosa e Jorge Carvalho não conseguiram acompanhar o duo da frente de Armindo Araújo/Luís Ramalho e Ricardo Teodósio/José Teixeira, desde o primeiro troço da prova, chegando ao fim do primeiro dia a 25.9s da frente, no quarto lugar. Mas, a luta pelo pódio com José Pedro Fontes e Inês Ponte foi muito renhida, sendo que o piloto do Citroen ainda tentou chegar ao pódio, mas não conseguiu.

De José Pedro Fontes e Inês Ponte não se esperava uma diferença tão grande para a frente do rali. Ao cabo de dois troços já tinham 14.1s de atraso para o líder da prova, o que nesta prova, em que sempre andaram bem, era muito. O piloto admitiu que não terá tanto a ver com o carro, mas mais consigo próprio. Depois duma fase de terra com bom andamento e alguns azares, esperava-se mais nesta prova, mas há que contar sempre com ele nos ralis de asfalto.

Bruno Magalhães e Hugo Magalhães (Hyundai i20 R5) terminaram na quinta posição, a 1:42.4s da frente, nunca tendo andamento para os pilotos à sua frente, queixando-se da falta de andamento do carro, dando como exemplo as diferenças anormais quando sabia que nada as justificava. Ou seja, nem as afinações do carro ou a sua pilotagem justificavam tão grandes diferenças, o que deixa no ar a existência de algo que lhe condicionou o andamento e que não soube explicar.

Nas contas do campeonato, Ricardo Teodósio e José Teixeira continuam na frente do campeonato, com duas vitórias, um segundo e dois terceiros lugares.

“Nós entrámos ainda mais fortes durante a tarde. Penso que trabalhámos bem as afinações do Hyundai para andar rápido nas zonas sujas. Isso deu-nos confiança para atacar, o que nos deu uma vantagem e conseguimos trazer o carro com uma vitória. Era o nosso grande objectivo. Foi, sem dúvida, importante para as contas do campeonato”, disse o vencedor do Rali de Castelo Branco, Armindo Araújo.

Segundo classificado, Ricardo Teodósio ficou satisfeito com o seu desempenho. “O resultado é positivo. Não podemos dizer que não. Gostávamos de ganhar. Fizemos para isso. Tentámos, a todo o custo, minimizar a diferença que tínhamos para o Armindo, mas na parte da tarde os troços estavam muito sujos. Temos de pensar também no campeonato. Não pudemos pensar só no rali em si”, explicou o líder do campeonato.

Miguel Barbosa e Jorge Carvalho completaram o pódio depois de um duelo muito intenso com José Pedro Fontes. Depois de terem andado separados por uma diferença nunca superior a 7,4s no primeiro dia, com vantagem para o piloto do Citroën C3 R5, o domingo ficou marcado pela velocidade imposta por Barbosa. Ao volante do Skoda Fabia R5, o piloto navegado por Jorge Carvalho recuperou o tempo perdido e conseguiu subir na classificação. Ainda durante a secção matinal, ocupou o terceiro posto da geral e não mais o largou. Durante a tarde, a incerteza manteve-se até à derradeira classificativa mas Barbosa e Fontes acabaram mesmo em terceiro e quarto, respectivamente, separados por 1,1 segundos.

“Foi difícil, como é óbvio. O José Pedro é um especialista no asfalto e sabíamos que ia ser complicado. Ontem terminámos em quarto. A segunda super-especial não nos correu bem. Mas queríamos chegar ao pódio e fazer uma prova. Cedo percebemos que iria ser difícil acompanhar o ritmo do Armindo e do Ricardo, a quem dou os parabéns. Fizeram um grande rali. Estiveram um furo acima e restou-nos lutar pelo último lugar do pódio”, explicou Miguel Barbosa.

Bruno Magalhães, que se estreou com o Hyundai i20 R5 em piso de asfalto, fechou o lote dos cinco primeiros. O piloto sentiu dificuldades para seguir os quatro da frente e teve de se contentar com esta posição.

Daniel Nunes impõe Peugeot 208 R2

Ao volante do pequeno modelo do construtor francês, Daniel Nunes foi a estrela maior entre os concorrentes com viaturas de tracção dianteira. O piloto do Peugeot venceu neste particular com uma vantagem superior a um minuto para o segundo classificado, Gil Antunes. Paulo Neto concluiu uma prova em que não começou da melhor forma. Depois de um furo no seu Citroën logo na especial inaugural, procurou recuperar terreno e fechou no pódio entre os carros com duas rodas motrizes.

“Fizemos o pleno. Ganhámos as dez especiais. Era o que pretendíamos. Todos fizemos um excelente trabalho, a nível de setup, a nível de pneus fizemos a escolha ideal. Entrámos com um ritmo extremamente forte e conseguimos vencer todas as classificativas e a prova nas duas rodas motrizes”, afirmou Daniel Nunes.

Nelson Trindade, em Mitsubishi Lancer Evo X, venceu o Agrupamento de Produção e Hugo Araújo estreou-se no Campeonato de Portugal de Ralis com a vitória em RC5.

Fernando Teotónio ganha no Campeonato Centro de Ralis

Na classificação para o Campeonato Centro de Ralis, Fernando Teotónio foi o grande dominador do Rali de Castelo Branco. Ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo IX, venceu todas as especiais da prova e acabou com uma vantagem superior a um minuto sobre Gonçalo Figueroa, em Ford Escort MK II. Eduardo Veiga, também em Ford Escort MK II, fechou o pódio apenas a 2,4 segundos do adversário que terminou na posição acima.

Concluído o Rali de Castelo Branco, a Escuderia Castelo Branco organiza, ainda, uma prova de perícia já no próximo dia 6 de julho e, de seguida, faz uma pequena pausa de verão. Em setembro organiza a Baja TT de Idanha, pontuável para os campeonatos nacionais de automóveis e motos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CPR - CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS
últimas Autosport
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
últimas Automais
cnr-campeonato-nacional-de-ralis