CPR, Rali da Água: Triunfo de Kris Meeke, quatro com boas hipóteses de ser campeões

Por a 16 Setembro 2023 20:46

Fantástico a todos os níveis este Rali da Água – Transibérico – Eurocidade Chaves / Verín. Luta pelo triunfo até ao fim, decisão à décima de segundo na derradeira especial, um rali muito difícil cheio de armadilhas e onde as boas e más escolhas de pneus foram decisivas, e por fim, resultados que permitem que a decisão do título se desenrole com os quatro candidatos ainda mais juntos em termos pontuais, podendo até a ser a PowerStage final e decidir o título de Portugal de Ralis de 2023.

Kris Meeke/Brian Hoy (Hyundai I20 Rally2) venceram depois de bater Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2) na super especial de encerramento da prova, José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3 Rally2) teve azar com as escolhas, terminaram em terceiro, e o mesmo se aplica a Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai I20 Rally2), que se atrasou ainda no primeiro dia e não foi além do quinto posto no rali.

Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Rally2 evo), continuam líderes do campeonato mas depois de uma muito má prova, podem ainda chegar ao título, mas tem agora os seus três adversários a ‘morderem-lhes’ os calcanhares’.

Kris Meeke/Brian Hoy (Hyundai I20 Rally2) venceram o Rali da Água depois de baterem toda a concorrência na super-especial com um tempo-canhão, deixando Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2) a 2.4s, terminando por isso o rali com 1.8s de avanço.

Para Kris Meeke é o terceiro triunfo do ano em cinco provas, mas desta feita numa prova que teve uma excelente oposição de Armindo Araújo, que nesta super especial não perdeu só o rali, mas perdeu também a hipóteses de ir para a prova decisiva com mais cinco pontos.

José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3 Rally2) terminam na terceira posição um rali que não lhes correu bem, com escolhas erradas de pneus e algum azar com a meteorologia em constante mutação, mas fica tudo em aberto para a última prova, mantendo as perspetivas de chegar ao título. O piloto do Citroën bem tentou, até perceber que não valia a pena arriscar, mas sim assegurar o resultado.

Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai I20 Rally2) tiveram uma prova para esquecer, mas que, ironicamente, os coloca na liderança virtual do campeonato. E porquê virtual? Porque Miguel Correia tem que atirar fora o seu pior resultado, que são 10 pontos, e isso deixa na prática Teodósio mais bem posicionado para a última prova.

Só que, o equilíbrio pontual é tão grande que a decisão do ano será praticamente da ordem do próximo rali no que aos candidatos ao título diz respeito.

Grande quarto lugar para Victor Senra/David Vázquez (Skoda Fabia Rally2 evo), que passou Teodósio no último troço em virtude do algarvio ter sentido problemas mecânicos no seu Hyundai na super-especial.

Pedro Almeida/Mário Castro (Skoda Fábia Rally2 evo) foram sextos, 3.4s na frente do líder do campeonato, Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Rally2 evo) que fizeram uma prova muito pobre para quem tem aspirações em chegar ao título nacional.

Já se sabia que o asfalto era mais complicado para o piloto da ARC Sport, mas a chuva e as condições difíceis de piso fizeram sobressair ainda mais a inexperiência de Miguel Correia no asfalto. Para piorar as coisas, um erro na última super especial levou-os a perder 7.4s, 3.3s para Pedro Almeida e ao não terem conseguido passar, perderam dois pontos que podem ser preciosos nas contas finais.

Paulo Meireles/Marcos Gonçalves (Hyundai I20 N Rally2) terminaram em oitavo, um rali complicado pois há muito que o experiente piloto não corria à chuva.

Pelo caminho ficaram João Barros/Valter Cardoso (Volkswagen Polo GTi R5) na PowerStage, que acabou por ser anulada devido ao seu acidente. Um capotanço quando estavam a fazer uma bela prova, foi imerecido, mas os ralis são assim mesmo, quando se anda depressa, corre-se sempre riscos.

Bernardo Sousa/José Janela (Citroën C3 Rally2) ficaram pelo caminho logo no primeiro dia de prova quando foram surpreendidos pela muita água na estrada, capotando… numa reta. O que mostra bem como estava o troço onde desistiram.

Pedro Meireles/Pedro Alves (Hyundai I20 N Rally2) abandonaram na PE2 com a suspensão danificada no Hyundai.

Com este conjunto de resultados, o título decide-se no Rali Vidreiro. Retirando uma pontuação para os números serem mais ‘reais’ à entrada da última prova, Ricardo Teodósio fica com 108 pontos, mais dois que Miguel Correia (que tem 116, mas 10 para atirar fora). Segue-se José Pedro Fontes com 105 pontos, e Armindo Araújo com 102. Por aqui se pode perceber o que Armindo Araújo perdeu na super especial do Rali da Água, cinco pontos, mas não deixa de ser fantástico que depois do seu acidente de Fafe chegue à última prova com possibilidade de ser campeão.

Com estes resultados, Kris Meeke, matematicamente ainda pode ser campeão, mas seria preciso, basicamente, que todos os outros não pontuassem o que é pouco menos que impossível. Já Bernardo Sousa, deixou de ter hipóteses matemáticas.

Chegar à última prova com quatro candidatos ao título separados (na prática) por seis pontos é fantástico

Estreia triunfal de Gonçalo Henriques nas 2RM

Gonçalo Henriques/Gonçalo Cunha (Renault Clio Rally4) asseguram em Chaves a sua primeira vitória absoluta, nos 2RM, na sequência de uma fantástica exibição, que os coloca ainda mais na luta pelo título, que irá agora decidir-se no Rali Vidreiro. Nas seis provas até aqui realizadas, os dois abandonos devido a saídas de estrada foram agora compensados com este triunfo que lhes possibilita lutar pelo título na última prova.

Hugo Lopes/Tiago Neves (Peugeot 208 Rally4) foram segundos e com isso reforçam a sua liderança do campeonato face a Ernesto Cunha/Rui Raimundo (Peugeot 208 Rally4) que aqui não foram além do quarto lugar.

Ricardo Sousa/Luís Marques (Peugeot 208 Rally4) foram terceiros e com isso ficaram mais longe do título das 2RM. Pedro Silva/Roberto Santos (Peugeot 208 Rally4) terminam em quinto.

Das restantes competições no seio deste rali, falaremos em artigos distintos, assim que possível.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CPR - CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS
últimas Autosport
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
últimas Automais
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado