CPR, Rali Castelo Branco: O que esperar da prova…

Por a 22 Junho 2019 12:53

Arranca dentro de quatro horas O Rali de Castelo Branco, primeira prova da fase de asfalto do Campeonato de Portugal de Ralis.

Há cinco candidatos à vitória, Ricardo Teodósio (Skoda Fabia R5), José Pedro Fontes (Citroën C3 R5), Miguel Barbosa (Skoda Fabia R5), Armindo Araújo (Hyundai i20 R5) e Bruno Magalhães (Hyundai i20 R5), sendo que na luta pelos primeiros lugares estarão ainda Pedro Almeida (Skoda Fabia R5), Manuel Castro (Hyundai i20 R5) e Miguel Correia (Ford Fiesta R5), prontos para aproveitar o que ‘sobrar’ do Top 5.

Para já foi Teodósio o mais rápido na qualificação, mas a extensão do troço diz muito pouco. De qualquer forma, é um sinal. Tendo em conta que lidera o campeonato com um bom avanço, Teodósio é quem menos precisa de arriscar, mas num rali sprint como este, não andar a fundo poderá significar uma má classificação pelo que não se espera que ninguém faça qualquer tipo de gestão. Tem sido consistente, ficando por saber se vai apontar à vitória, ou ao pódio.

É quase certo que todo o plantel de favoritos vai entrar com o ritmo mais alto possível, de modo a que se posicionem e só aí vamos perceber melhor as tendências. Com o tempo seco, o rali, que é praticamente novo, equilibra melhor a questão em termos de conhecimento dos troços, mas será certo que Teodósio entrará forte, José Pedro Fontes costuma ser muito rápido no asfalto, se o carro estiver bem afinado será o principal favorito a vencer. Tendo em conta que é apenas oitavo no campeonato, terá que dar tudo, e mais alguma coisa, para se posicionar um pouco melhor na competição.

Miguel Barbosa vive uma situação semelhante a Fontes, já que a fase de terra não foi produtiva como queria e por isso terá que compensar agora. Tendo em conta que sempre andou menos no asfalto que na terra, a verdade é que já mostrou que pode andar na luta e é isso que se espera dele nesta prova.

Armindo Araújo anda bem no asfalto e precisa de recuperar pontos no campeonato, pelo que é de esperar que ataque o mais que lhe for possível, ficando por saber como estará o seu Hyundai em termos de andamento face aos Skoda e Citroën C3.

Bruno Magalhães faz o seu primeiro rali em asfalto, e por isso o trabalho que fez nos testes vai ser decisivo quanto ao que aqui vai conseguir andar. Saiu da fase de terra em terceiro no campeonato, mesmo com o desconhecimento que tinha do carro, e agora, querendo posicionar-se ainda melhor, vai, pelo menos, tentar ficar o melhor classificado possível de modo a que nas próximas provas já lute com mais ‘conhecimento de causa’. De qualquer forma, como dissemos, mais logo se verá como está cada um.

Nas 2 Rodas Motrizes, o plantel é bem maior que o costume, mas os favoritos ao triunfo são os mesmos a começar por Daniel Nunes (Peugeot 208), líder do campeonato, bem na frente dos seus adversários. É claramente o principal candidato ao triunfo mas há mais equipas com condições de vencer. Paulo Neto (DS3), Gil Antunes (Renault Clio) e Hugo Lopes (Peugeot 208), por exemplo.

A prova arranca esta tarde, hoje cumprem-se cumpre 4 PE, num total de 51,33 km cronometrados, incluindo as duas mangas da Super Especial ‘Reconquista’ (2 x 2,02 km). Amanhã, domingo, 23 de junho, o Rali de Castelo Branco entra na sua 2ª Etapa (Secções 3 e 4), uma fase decisiva que inclui a realização das 6 PE restantes do programa.

ETAPA 1

15h00 – Partida

16h21 – PEC 1 Vilas Ruivas 1 (16,31 km)

17h19 – PEC 2 Foz do Cobrão 1 (14,67 km)

18h12 – PEC 3 Vilas Ruivas 2 (16,31 km)

19h27 – Final 1ª Secção – Reagrupamento 1

20h15 – Início 2ª Secção

21h15 – PEC 4 Super Especial “Reconquista” A (2,02 km)

21h30 – PEC 4 Super Especial “Reconquista” B (2,02 km)

22h50 – Final 1ª Etapa – 2ª Secção

ETAPA 2

09h00 – Partida – Início 3ª Secção

10h16 – PEC 5 Paiágua – Pé da Serra 1 (12,59 km)

10h49 – PEC 6 Dáspora – Sesmo – Salgueiral 1 (12,24 km)

11h17 – PEC 7 S. André das Tojeiras 1 (13,96 km)

11h57 – Final 3ª Secção – Reagrupamento 2

12h30 – Início 4ª Secção

14h01 – PEC 8 Paiágua – Pé da Serra 2 (12,59 km)

14h34 – PEC 9 Déspora – Sesmo – Salgueiral 2 (12,24 km)

15h02 – PEC 10 S. André das Tojeiras 2 (13,96 km)

16h12 – Final 2ª Etapa – 4ª Secção – Final do Rali

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CPR - CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS
últimas Autosport
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
últimas Automais
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado