CNR 2016: Muitos R5 em perspetiva

Por a 28 Dezembro 2015 09:54

Está tudo a compor-se para que o Campeonato Nacional de Ralis de 2016 seja um dos mais interessantes de sempre, tantos são os pilotos que já asseguraram, ou estão à procura de, confirmar os seus projetos na categoria principal. Há também casos de pilotos bastante competitivos que poderão recuar ou já afirmaram fazê-lo, como são os casos de Ricardo Moura e João Barros, mas o que se está a preparar suplanta em muitos essas eventuais ausências. Na última semana, Carlos Martins confirmou a troca do Skoda Fabia S2000 por um DS3 R5, Carlos Vieira também confirmou um DS3 R5 e por fim mas não menos importante, Fernando Peres vai regressar ao CNR e logo com uma máquina de topo, um Ford Fiesta R5. Na calha estão ainda Ricardo Teodósio, também ele a tentar fazer vingar um projeto R5. Por tudo isto, prepara-se um CNR 2016 de excelência.

Não é novidade para ninguém que é grande a paixão pelos ralis em Portugal, a disciplina move montanhas e com a crise a dar sinais de atenuar, os patrocinadores acreditam e os projetos aparecem. Os únicos aspetos negativos, para já são a ausência de João Barros, que vendeu o seu Ford Fiesta R5 a Fernando Peres e vai apenas participar em ralis esporádicos no próximo ano, ponderando também realizar provas em Espanha. Já Ricardo Moura, é para já uma incerteza no CNR, pois está apostado em disputar provas internacionais em 2016: “estamos a estudar com os nossos principais patrocinadores essa possibilidade e os países que nos podem interessar. A prioridade é o Campeonato de Ralis dos Açores e a participação em provas internacionais. O CNR será a segunda opção”.

A grande surpresa é para já o regresso de Fernando Peres ao CNR. O tricampeão nacional absoluto e atual detentor dos títulos FPAK Norte, Taça FPAK Asfalto e Taça FPAK Terra volta ao convívio dos grandes: “Conseguimos montar este projeto para cumprir o objetivo de guiar um carro de última geração no CNR. Acho que o campeonato vai estar muito competitivo”, apontou Fernando Peres. O piloto do Porto já experimentou o Fiesta R5 mas pretende em breve começar a testar com maior regularidade: “Vamos ver se consigo regressar ao meu melhor nível. Tenho a consciência que a idade pesa mas isto é o que eu gosto de fazer e vou tentar ser competitivo”, concluiu.

Continuando com as certezas, Pedro Meireles renova a aposta no Skoda Fabia R5 e Carlos Martins e Carlos Vieira confirmaram os Citroen DS3 R5. Depois duma boa época com o Skoda Fabia S2000, Carlos Martins apostou num carro que lhe permitirá desportivamente ainda mais além: O carro pareceu mais rápido que o Skoda e tem um feeling diferente, principalmente na travagem, onde me pareceu muito forte. Para o ano espero poder anular a diferença para os primeiros e lutar por vitórias”, disse.

Já Carlos Vieira vai prosseguir a sua carreira nos ralis ao volante de um Citroën DS3 R5, tornando-se o terceiro piloto da equipa Sports&You a confirmar um projeto com o carro francês, à semelhança do campeão José Pedro Fontes e de Carlos Martins: “Quero continuar a aprendizagem nos ralis, uma realidade que desconhecia por completo até este ano. Nunca tinha sequer assistido a uma prova! Tenho tudo para aprender e é isso que quero fazer. Sei que tenho condições para fazer um bom trabalho e sei que terei um carro muito competitivo. A ideia é fazer o melhor possível mas sabendo que me falta experiência”.

Outra possibilidade para se juntar ao plantel do CNR é Ricardo Teodósio, que está a tentar reunir um orçamento que lhe permita alugar um Ford Fiesta R5 para disputar a totalidade do CNR em 2016: “Nunca escondi que gostei muito de guiar o R5 e que fiquei com vontade de fazer uma época completa em condições, não quero comprar um carro e o nosso plano é alugarmos um R5 e o Fiesta talvez seja a opção mais realista. Mas tudo dependerá dos nossos patrocinadores”, disse Teodósio que vai lançar uma campanha de crowdfunding para tentar reunir apoios entre os muitos apoiantes.

De resto, e ainda entre os R5, Diogo Salvi deverá trocar o Ford por um Skoda Fabia R5, Elias Barros, Alfredo Barros, deverão aparecer de vez em quando nas provas, Joaquim Alves negou os rumores DS3 R5 e confirmou ao AutoSport que se manterá com o Skoda Fabia S2000, carro com que Manuel Castro já confirmou ir correr em 2016. Há ainda Marco Cid, que vai tentar também um R5, havendo ainda diversas hipóteses em cima da mesa. Miguel Campos poderá também aparecer, pois vontade de correr, tem-na sempre. Inclusivamente, que ninguém estranhe se Bruno Magalhães surgir no CNR, pois a sua época de 2016 está na mão dos patrocinadores, e se estes entenderem que agora a melhor opção é o CNR, pelo piloto, será isso mesmo. A sua única condição é: “Ter carro e condições para ganhar! Sem isso, não vale a pena, seja no ERC ou no CNR!”.

No CNR2 (2 Litros / 2 Rodas Motrizes) é pouco provável que o campeão em título Marco Cid continue em Portugal, optando antes por um projeto internacional. Segundo classificado em 2015, João Ruivo já anunciou que continuar ao volante do Renault Clio R3 depois de ter falhado título de campeão por pouco. Também Paulo Neto vai voltar a utilizar o Citroën DS3 R3T na versão Max. Outro possível candidato aos primeiros lugares é Miguel Carvalho, campeão da categoria RC4 em 2015 mas que agora passará para um Clio R3. Filipe Madureira, antigo campeão nacional de Promoção, vai alinhar no CNR2 com um Abarth 500 equipado com caixa sequencial, enquanto André Cabeças também deverá alinhar com um Citroën C2 R2 Max. Gil Antunes, por outro lado, vai tentar lutar pelo título na Copa Ibérica Renault Clio R3T e por isso não deverá fazer todo o Nacional. As próximas semanas poderão trazer ainda mais novidades para o panorama do CNR.

Ricardo S. Araújo, José Luís Abreu e Virgílio Machado

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2 Comentários
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131 Abarth
131 Abarth
8 anos atrás

Esta postura do anti pilotos com mais de 30/40 anos, embora legitima, parece-me muito injusta para quem se esforça por montar projectos nos ralis. Tudo bem que seria excelente ver jovens valores disputar as vitórias no CNR. Eu também gostaria de contribuir para a injecção de sangue novo nos ralis, no entanto muito sinceramente não estou à espera que os ditos velhos me venham oferecer o carro deles para eu correr. Se não estou a competir é porque não tenho meios para tal, não é porque o Peres, o Vieira ou o Teodósio me estão a roubar o lugar. Quanto… Ler mais »

Pedro Marinho
Pedro Marinho
8 anos atrás

Com certeza que Peres e todos os outros vão trazer uma mais valia aos ralis, tenho é pena que o dinheiro continue a ser a linha de água que separa os que podem e os que poderiam.
Concordo também que a FPAK pouco faz para que o desporto automóvel em Portugal tenha mais relevo.
Fazendo um pouco de crítica, parece-me que a FPAK é mais uma federação de elitistas e narizes empinados do que propriamente uma entidade que se interessa pela boa representação daquilo que está na sua génese.

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