Challenge Citroën DS3 R1 Iniciação 2015 apresentado oficialmente

Por a 19 Setembro 2014 19:12

Teve lugar esta tarde a apresentação oficial do Challenge Citroën DS3 R1 Iniciação 2015, embora, a competição não esteja, nesta altura, confirmada devido à falta de uma patrocinador principal. 

En todo o caso, o objetivo para a Inside Motor é a pela criação de um troféu que sirva de rampa de lançamento “a jovens pilotos até aos 28 anos, que se queiram iniciar na competição e com baixos custos, num carro competitivo, de forma sustentada e em segurança”, no caso, o DS3 R1 da marca francesa, desenvolvido pela Citroën Racing, conforme referiu Vítor Calisto, responsável pela competição monomarca. 

Quanto ao que é preciso para ingressar na competição, Vítor Calisto, resume-o em três pontos, “carta de condução, vontade e gosto por tudo isto e algum dinheiro, que é sempre preciso”, explica o principal mentor do projeto que afirma estar a ser muito bem recebido, tendo muitas intenções de participação por parte de vários pilotos.

O custo do DS3 rondará os 27/28 mil euros, preço que incluiu o carro mais o kit de preparação – atualmente só para provas de asfalto, estando previsto o desenvolvimento de um kit para terra no futuro. Quanto à inscrição, será de 2500 euros por participante mas inclui já dois pacotes diferentes de kits (um de imagem com 2 fatos de competição, 2 blusões, 2 camisas, 2 polos de manga curta, 2 sweters de manga comprida, 4 t-shirts, 1 tenda de Assistência de alumínio e de montagem rápida com 6×3 m e 1 oleado também com 6x3m; e outro de segurança composto por 2 bacquets, 2 cintos de segurança, 1 kit de extinção, 1 extintor manual de 4 kg, 1 volante de direção e 1 sistema de corta-circuitos com cablagem).

Em termos de calendário, estão previstas seis provas. Quatro em asfalto que integrem o calendário do Campeonato Nacional de Ralis do próximo ano (à exceção do Rali da Madeira), e mais duas ainda sem localização definida.

No entanto, para a viabilidade do projeto, Calisto estabelece como meta ter dez carros à partida, “sendo esse também o número ideal”, sendo necessário confirmar esse número até novembro para que a competição se possa viabilizar. 

O piloto e promotor do troféu  quer assim criar uma competição que “constitua o primeiro patamar para jovens pilotos”, estando também aberto a propostas caso haja um elevado número de pilotos interessados em participar na competição com idades superiores aos 28 anos, admitindo a possibilidade de vir a criar, no futuro, caso o projeto avance, uma categoria Júnior e outra Sénior.

Para já, Rui Madeira que apadrinha o projeto irá fazer de carro ‘0’ no Rali de Mortágua, com o habitual DS3 ‘R1’ Showcar, mas no próximo Rali de Castelo Branco, estreará mesmo a versão de competição do DS3 R1.

Foto: Nuno Pimenta

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado