Campeonato Júnior WRC arranca no Rali de Portugal

Por a 17 Fevereiro 2014 19:48

Após ter anunciado no início deste ano que a Citroën Racing se tornaria no fornecedor exclusivo para o para o para o seu seu Campeonato Júnior WRC, a FIA acaba de publicar o calendário e o regulamento desportivo da competição.

O FIA Júnior WRC disputar-se-á em seis provas, com arranque no Rali de Portugal. Os concorrentes irão defrontar-se ao volante de unidades Citroën DS3 R3 tentando juntar o juntar o seu nome a um palmarés inaugurado em 2001 por Sébastien Loeb, então com um Citroën Saxo Super 1600.

O Campeão FIA Júnior WRC beneficiará de um programa para o para o WRC2 num Citroën DS3 R5. Desde a sua criação, o FIA Júnior WRC emergiu como um ponto de passagem obrigatório para os jovens aspirantes que desejam atingir o nível mais alto no mundo dos ralis. O historial desta categoria está intimamente ligado à Citroën Racing, já que cinco pilotos ao volante de modelos da Marca dele saíram vitoriosos: Sébastien Loeb (2001), Dani Sola (2002), Dani Sordo (2005), Sébastien Ogier (2008) e Martin Prokop (2009). Depois de ter evoluído em 2011em termos de formato, passando todos os pilotos a estar ao volante de viaturas idênticas, o FIA Júnior WRC entra agora numa nova era com a Citroën Racing. Verdadeira referência para a classificação de “duas rodas motrizes”, tanto em termos de desempenho como em fiabilidade, o Citroën DS3 R3

foi selecionado como o modelo a usar por todos os concorrentes no campeonato.

Para garantir às tripulações viaturas idênticas, um serviço de elevada qualidade e um controlo em termos de orçamento, a Citroën Racing selecionou várias equipas que cumprem um determinado caderno de encargos. Aquelas fornecem aos pilotos um programa do tipo “chave na mão”, por um custo fixo, que inclui a disponibilização da viatura, equipa de assistência e peças de reposição, inscrições nas provas, seguros, alojamento… Idênticos para todos os concorrentes são os pneus Michelin e o combustível FIA, que também estão incluídos no pacote disponibilizado.

Em termos desportivos, o FIA Júnior WRC está aberto a pilotos com menos de 28 anos. O calendário é composto por seis ralis – Portugal, Polónia, Finlândia, Alemanha, França e Grã-Bretanha – disputando-se a totalidade do percurso. Os pontos são atribuídos de acordo com a escala habitual da FIA e todos os resultados são tidos em conta na determinação da classificação geral. Os pilotos ficam, também inscritos na categoria WRC3, pelo que também podem disputar esse título.

O futuro vencedor seguirá os passos de Sébastien Chardonnet, vencedor do Citroën Top Driver 2013 e piloto que terá um pacote semelhante para a presente temporada.

Para além do título de Pilotos e do Troféu das Nações concedidos pela FIA, a Citroën Racing irá, também, efetuar um ranking por equipas. Para poder participar, cada equipa deverá inscrever dois carros, que somam os seus pontos para esta competição. A Citroën Racing proporcionará à melhor delas a preparação do DS3 R5 atribuído ao Campeão do FIA Júnior WRC.

Marek Nawareck, Responsável de Competição Cliente da Citroën Racing: “Estamos orgulhosos por termos sido escolhidos para equipar os pilotos do FIA Júnior WRC. O Citroën DS3 R3 é um carro perfeito para as jovens esperanças dos ralis. Como demonstrámos no ano passado através do Citroën Top Driver, o seu nível de performance permite visar a vitória na categoria WRC3. Ao disputar todas as provas, os pilotos ganham maior experiência, ao mesmo tempo que beneficiam de uma maior visibilidade mediática. Para garantir a verdadeira equidade entre os concorrentes, selecionámos equipas capazes de responder aos requisitos de qualidade da

Citroën Racing. Independentemente das escolhas, os pilotos têm a garantia de que poderão defender as suas hipóteses em igualdade de condições.”

Jarmo Mahonen, Director de Ralis da FIA: “Pretendemos estabelecer uma escada que permita aos pilotos aspirantes a uma carreira profissional visualizar o caminho a seguir em termos de progressão em cada nível. Neste momento, os jovens talentos podem visar um título Júnior no Campeonato da Europa, ao volante de viaturas pequenas e com custos muito razoáveis. A seguir, podem evoluir para o Júnior WRC, disputado com o mais potente Citroën DS3 R3. Sob o olhar dos construtores envolvidos ao mais alto nível, eles têm a oportunidade de se fazerem notados. O vencedor garante um DS3 R5 para a temporada seguinte, completando o caminho lógico para integrar o Campeonato do Mundo de Ralis”, disse.

Calendário

03-06 Abril: Rali de Portugal

26-29 Junho: Rali da Polónia

31 Julho-03 Agosto: Rali da Finlândia

21-24 Agosto: Rali da Alemanha

02-05 Outubro: Rali de França/Alsácia

13-16 Novembro: Rali de Gales/Inglaterra

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado