Asfalto vai complicar no Rali da Argentina (com FOTOGALERIA da História da prova)
Nesta 30ª visita à Argentina do Mundial de Ralis (das quais 27 à Província de Cordoba), a luta vai, mais uma vez ser entre os homens da equipa oficial da Citroen e da Ford, com Petter Solberg a poder lutar também pela vitória.
Olhando friamente para a tabela classificativa, o construtor francês soma já quatro triunfos contra apenas um da marca americana, mas, na prática, a vantagem da família do double chevron face aos homens da marca oval é muito mais aparente que real.
Sébastien Loeb parte sete pontos à frente de Mikko Hirvonen, logo seguidos de Sébastien Ogier e Jari-Matti Latvala, e nesta prova é de esperar que Loeb (venceu as últimas cinco edições) possa sentir mais dificuldades por ‘abrir a estrada’ do que sentiu na Sardenha, ainda que com as grandes extensões de asfalto misturadas com as partes de terra nos dois primeiros dias, isso possa ser menos penalizante para Loeb.
Para além dos dois pilotos oficiais da Citroën e da Ford, haverá que contar na luta pelas primeiras posições com Petter Solberg, mais motivado que nunca após ter conquistado finalmente o seu primeiro pódio do ano, enquanto o seu irmão, Henning, terá que ver a prova do outro lado do Atlântico por falta de recursos para participar.
Sem MINI oficiais (o único será o de Daniel Oliveira), advinha-se também mais uma boa oportunidade para Mads Ostberg dar nas vistas (está nomeado para pontuar pela Stobart).
De regresso estará o PWRC, onde Martin Semered irá tentar manter a liderança da competição, sob vigilância de Haydon Paddon, num cenário onde Patrick Flodin e Michal Kosciuszko precisam desesperadamente de somar pontos, sob pena de perderem definitivamente o comboio do título.
A História do Rali da Argentina
Se existe uma prova em que a emotividade dos espetadores é semelhante à dos portugueses é no Rali da Argentina. A paixão pelos automóveis é similar, e o recente Dakar foi mais um exemplo disso mesmo. Quando estão envolvidos motores, o coração dos argentinos diz ‘presente’, ou não fosse o país do super-campeão Mundial de F1, Juan Manuel Fangio. O Rali corre-se desde 1980, com a primeira vitória a pertencer a Walter Rohrl e Christian Geistdorfer (Fiat 131 Abarth), naquela que foi a primeira edição mundialista. Em 1982 a prova não contou para o WRC e Michéle Mouton e Fabrizia Pons (Audi Quattro A2) foram as vencedoras de 1983. Nessa altura a prova passou para Córdoba, e só em 1992 se realizou na zona de Tucumán.
Especiais desenhadas nas montanhas ao redor de Córdoba, muitas passagens de água e muitos adeptos fanáticos são algumas das características do atual Rali da Argentina. O piloto que mais vezes ganhou a prova é Sébastien Loeb, que regista cinco vitórias, seguindo-se Miki Biasion, Carlos Sainz e Tommi Makinen com três cada um. A marca que mais vezes venceu é a Lancia, com sete triunfos. A Citroen está perto, com seis vitórias. Jorge Recalde foi o único argentino a vencer a ‘sua’ prova, em 1988 e 1995 (edição válida apenas para a F2). Até aqui existiram 16 vencedores distintos nas 26 edições do Rali da Argentina.
HORÁRIO
5ª Feira, 26 maio
Dia 1 (Parte 1)
Partida/Assistência (Carlos Paz) 18h40
PE 1, Super Especial Carlos Paz 19h05
Assistência (Carlos Paz) 19h25
6ª Feira, 27 maio
Dia 1 (Parte 2)
Partida/Assistência (Carlos Paz) 10h55
PE 2, El Mirador/San Lorenzo 1 13h36
PE 3, Mina Clavero/Giulio Cesare 1 14h08
PE 4, “Citroën” – El Condor/Cuesta Blanca 1 15h01
Assistência (Carlos Paz) 16h21
PE 5, El Mirador/San Lorenzo 2 18h17
PE 6, Mina Clavero/Giulio Cesare 2 18h49
PE 7, “Citroën” – El Condor/Cuesta Blanca 2 19h42
Assistência (Carlos Paz) 20h55
Sábado, 28 maio
Dia 2
Partida/Assistência (Carlos Paz) 11h28
PE 8, Las Jarillas/Falda del Carmen 1 12h13
PE 9, Las Bajadas/Villa del Dique 1 13h46
PE 10, “Fernet 1882” – Amboy/Santa Monica 1 14h32
PE 11, Santa Rosa/San Agustin 1 15h13
Assistência (Carlos Paz) 17h08
PE 12, Las Jarillas/Falda del Carmen 2 18h08
PE 13, Las Bajadas/Vila del Dique 2 19h41
PE 14, “Fernet 1882” – Amboy/Santa Monica 2 20h27
PE 15, Santa Rosa/San Agustin 2 21h08
Assistência (Carlos Paz) 23h06
Domingo, 29 maio
Dia 3
Partida/Assistência (Carlos Paz) 10h06
PE 16, Ascochinga/Agua de Oro 12h09
PE 17, Cabalango/Vila Garcia 14h27
PE 18, Super Especial Carlos Paz 2 15h38
PE 19, Cabalango – Vila Garcia (Power Stage) 16h10
Assistência (Carlos Paz)/Chegada 16h50
Nota: Hora Portuguesa
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI