/maismotores/worldrx/world-rx-portugal-e-no-fim-de-semana-emocoes-ao-alto/
World RX Portugal é no fim de semana: Emoções ao Alto | AutoSport

World RX Portugal é no fim de semana: Emoções ao Alto

Por a 13 Outubro 2021 11:05

As emoções vão subir bem alto no próximo fim-de-semana com a visita do Mundial de Ralicross ao Circuito Internacional de Montalegre, localizado na Serra do Larouco, o segundo ponto mais alto de Portugal Continental, chegando a atingir a altitude máxima de 1525 metros.

Por Duarte Mesquita

Afastado da alta roda do Mundial nos dois últimos anos, finalmente Montalegre regressou ao calendário do campeonato mor desta espetacular modalidade, sendo 2021 um ano marcante para o Mundial, pois marca o fecho da era dos Supercar a combustão, que em 2022 irão ser substituídos pelos RX1e, os novos bólides elétricos que passarão a ser os cavalos de batalha da classe rainha do Ralicross. Por isso, se gosta de ver ou ouvir um Supercar a gasolina em alta competição, tem um motivo mais do que suficiente para no próximo fim-de-semana se deslocar a esta simpática e acolhedora vila portuguesa da região de Barroso. Em termos desportivos, a batalha pela glória no Mundial aqueceu e muito com a prova de Spa. As três primeiras rondas da temporada foram todas vencidas pelos irmãos Hansen, mas depois na Letónia Niclas Grönholm e Johan Kristoffersson triunfaram e este voltou ao lugar mais alto do pódio no passado domingo, o que significa que apenas 28 pontos separam os quatro principais cabeças de cartaz à chegada a Montalegre. Falhando pela primeira vez o pódio em Spa, Timmy Hansen ainda é o homem que lidera a tabela mas a vantagem sobre Kristoffersson diminuiu para 12 pontos. Estamos na fase decisiva do campeonato e agora é o momento de Timmy Hansen mostrar que tem a mesma fibra de Campeão que demonstrou em 2019 e que psicologicamente consegue ser imune ao erro e à pressão, que aumentou consideravelmente na Bélgica. Timmy Hansen tem ainda contra si o facto de nunca ter vencido em Montalegre, aliás o Peugeot 208 WRX nas suas diferentes versões ainda não cruzou a última volta da tradicional Final de domingo no primeiro lugarem nenhuma das edições passadas de Montalegre no Mundial de Ralicross. Já de Kristoffersson não se pode dizer o mesmo, o sueco sente-se como peixe na áuga no traçado barrosão, venceu em 2015 na sua estreia no circuito e voltou a vencer na última edição disputada em 2018. Por isso é natural atribuir uma pequena dose de favoritismo ao sueco do Audi S1 quattro, carro que também já venceu em Montalegre em 2017, então com Mattias Ekstrom ao volante. Kevin Hansen e Enzo Ide terão um papel fundamental nos eventuais jogos de equipa que possam vir a fazer respetivamente com o Team Hansen e a EKS, enquanto que Niclas Gronholm e Krisztián Szabó terão também de ser equacionados na luta pela vitória, com os bem preparados Hyundai i20 da GRX. Já Kevin Abbring é considerado o outsider, ele que demonstrou em Spa uma grande competitividade com o Renault Mégane RS RX preparado pela Prodrive. Da Lista de Inscritos consta ainda o nome do veterano Ollie O’Donovan, que já foi Campeão Britânico no passado e apresenta-se com um Ford Fiesta RS. Apesar da muita experiência, não será fácil ao irlandês ombrear com a forte concorrência, uma presença na Final já será considerada uma vitória.

Forte Seleção Portuguesa nos Super1600
Serão 8 os pilotos portugueses presentes em Montalegre para competir entre os melhores da Europa na sempre competitiva categoria Super1600. Recém coroado em Lousada como Tetra-Campeão Nacional, João Ribeiro é o “capitão” da nossa Seleção e tem legítimas aspirações à entrada na Final, depois da sua excelente estreia em 2020 no Campeonato Europeu em Barcelona com um 5º lugar. Vencedor da última prova do Campeonato de Portugal disputada em Lousada, Joaquim Machado é outro dos portugueses com fortes ambições, apresentando-se com o competitivo Peugeot 208, tal como o experiente António Sousa. Destaque ainda para a presença de Nuno Araújo com o Audi A1 preparado pela Volland Racing e de Sérgio Dias com o endiabrado Renault Twingo construído pela Set Promotion. Leonel Sampaio (Skoda Fabia), Hélder Ribeiro (Citroen C2) e Pedro Ribeiro (Peugeot 108) compoem o restante contingente nacional. Claros favoritos à vitória serão os pilotos dos Audi A1 da Volland Racing, com mais um duelo esperado entre Yury Belevskiy e Kobe Pauwels, na prova que decidirá o Campeão Europeu 2021.
Duarte Mesquita

Horário Montalegre 2021

Sábado, 16 de Outubro
Hora Categoria Disputa
09h35m Treinos Livres – Todas Categorias
12h00m World RX Q1
Euro RX3 Q1
Kartcross Q1
15h00m World RX Q2
Euro RX3 Q2
Kartcross Q2

Domingo, 17 de Outubro
Hora Categoria Disputa
10h05m Warm-up – Todas Categorias
11h00m World RX Q3
Euro RX3 Q3
Kartcross Q3
13h50m Euro RX3 Q4
14h30m World RX Q4
Euro RX3 Meias-Finais
Kartcross Final
17h00m World RX Meias-Finais
Euro RX3 Final
World RX Final

InscritosWorld RX Portugal

Nº Piloto Nac. Carro
1 Johan KRISTOFFERSSON SWE Audi S1 quattro
2 Ollie O’DONOVAN IRL Ford Fiesta RS
9 Kevin HANSEN SWE Peugeot 208 WRX
21 Timmy HANSEN SWE Peugeot 208 WRX
23 Krisztian SZABO HUN Hyundai i20 N RX
68 Niclas GRÖNHOLM FIN Hyundai i20 N RX
69 Kevin ABBRING NLD Renault Mégane RS RX
91 Enzo IDE BEl Audi S1 quattro

Inscritos Euro RX3 Portugal

Nº Piloto Nac. Carro
5 Sebastian HØIDALEN NOR Ford Fiesta
6 Damian LITWINOWICZ POL Audi A1
10 Janno LIGUR EST Škoda Fabia
11 Jan ČERNÝ CZE Škoda Citigo
20 Siim SALURI EST Renault Twingo
22 Kobe PAUWELS BEL Audi A1
23 Radosław RACZKOWSKI POL Škoda Fabia
44 Pedro RIBEIRO PRT Peugeot 108
54 Marat KNYAZEV RUS Audi A1
61 Jiří ŠUSTA CZE Škoda Fabia
86 Lukas NEY DEU Škoda Fabia
88 Ole Henry STEINSHOLT NOR Škoda Fabia
89 Timur SHIGABUTDINOV RUS Audi A1
95 Yury BELEVSKIY RUS Audi A1
96 Marcel SUCHÝ CZE Škoda Fabia
99 João RIBEIRO PRT Škoda Fabia
108 Nuno ARAÚJO PRT Audi A1
122 Hélder RIBEIRO PRT Citroën C2
125 Sergio DIAS PRT Renault Twingo
129 Antonio SOUSA PRT Peugeot 208
146 Joaquim MACHADO PRT Peugeot 208
147 Leonel SAMPAIO PRT Škoda Fabia

Palmarés Montalegre

Ano Piloto Carro
2013 Liam Doran Citroen DS3 WRX
2014 Petter Solberg Citroen DS3 WRX
2015 Johan Kristoffersson VW Polo RX
2016 Petter Solberg Citroen DS3 WRX
2017 Mattias Ekstrom Audi S1 quattro
2018 Johan Kristoffersson VW Polo GTi RX

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores