/maismotores/worldrx/mundial-de-rallycross-regressa-a-montalegre-este-fim-de-semana-titulo-esta-por-decidir/
Mundial de Rallycross regressa a Montalegre este fim de semana: título está por decidir | AutoSport

Mundial de Rallycross regressa a Montalegre este fim de semana: título está por decidir

Por a 15 Outubro 2021 11:03

As máquinas e estrelas do Campeonato do Mundo FIA de Rallycross já estão em Montalegre para o regresso a Portugal da mais importante competição internacional da modalidade. Sétima prova da temporada, o Cooper Tires World RX of Montalegre será palco de mais uma emocionante batalha entre os favoritos Timmy Hansen, Johan Kristoffersson e Kevin Hansen. O circuito português também vai coroar o novo Campeão da Europa FIA de RX3.

Apesar das restrições e condicionantes que a organização portuguesa teve de acomodar, devido ao plano de contingência da FIA ainda em vigor, o Município de Montalegre e o Clube Automóvel de Vila Real conseguiram o regresso do popular FIA World RX a um dos seus palcos mais emblemáticos: o Circuito Internacional de Montalegre. A pista portuguesa, cuja tradição nas corridas de Rallycross remonta já a 1998, começou a albergar provas do antigo Campeonato da Europa FIA em 2007 e, sete anos depois, foi palco da primeira prova da história do Campeonato do Mundo FIA de Rallycross, em 2014. O Mundial manteve-se em Montalegre durante cinco edições consecutivas, até 2018, regressando agora numa conjuntura de transição, quer devido à pandemia mundial de COVID-19, quer devido à mudança de tecnologia que acontecerá na categoria-rainha, os Supercars. Esta será a última oportunidade para ver em Portugal uma prova do Mundial com os espetaculares Supercars de motores de combustão interna, que serão substituídos no World RX por motorizações elétricas a partir de 2022.

A luta pelo título principal está ao rubro e envolve três pilotos suecos: Timmy Hansen (Peugeot 208), Johan Kristoffersson (Audi A1) e Kevin Hansen (Peugeot 208). O tricampeão do Mundo, Kristoffersson, que já venceu em Montalegre por duas vezes (a última das quais na épica Final de 2018, sob neve), aproximou-se dos irmãos Hansen com duas vitórias nas duas últimas provas, respetivamente na Letónia e na Bélgica. Conseguirão os Hansen responder à altura em Portugal?

Emoção e decisão do título no Europeu
Grande espetáculo em perspetiva também na grelha do Campeonato da Europa de RX3, onde competem os emocionantes carros de tração dianteira da categoria S1600. Numa lista de inscritos com mais de duas dezenas de pilotos, o campeão europeu em título, o russo Yury Belevskiy (Audi A1), chega a Montalegre com 22 pontos de vantagem sobre o teenager belga Kobe Pauwels (Audi A1), seu companheiro na equipa Volland Racing. Mas se os melhores pilotos do Europeu são, naturalmente, os favoritos à vitória, há também que contar com um interessante pelotão de oito pilotos portugueses, entre os quais o atual nacional, João Ribeiro (Skoda Fabia).

As corridas de suporte do Cooper Tires World RX of Montalegre serão asseguradas pelos ‘aranhiços’ do Kartcross e Kartcross Júnior, num fim de semana que deverá ter mais de 50 carros a competir na pista barrosã.
Os bilhetes para o evento estão disponíveis em https://montalegre.bol.pt.

Para Orlando Alves (Presidente da Câmara Municipal de Montalegre): “É, naturalmente, um grande orgulho voltarmos a receber o Campeonato do Mundo e acredito que Montalegre vai voltar a ficar no calendário por muitos anos. Estamos a partilhar o palco do Mundial com circuitos sediados em grandes cidades europeias, como Barcelona, Nurburgring, Spa… o que eleva naturalmente o nosso orgulho e até um certo sentimento de bairrismo. O futuro passa, naturalmente, também, por estados de alma como estes. Que o Cooper Tires World RX of Montalegre seja mais uma forma de levarmos Montalegre e a nossa região a todo o mundo.”

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores