/maismotores/taca-de-portugal-de-ralicross-sever-do-vouga-fim-de-semana-rico-em-emocoes/
Taça de Portugal de Ralicross, Sever do Vouga: Fim de semana rico em emoções | AutoSport

Taça de Portugal de Ralicross, Sever do Vouga: Fim de semana rico em emoções

Por a 5 Dezembro 2022 09:21

O Circuito do Alto do Roçário em Sever do Vouga foi palco das decisões da Taça de Portugal de Ralicross by Transwhite, num fim de semana de emoções quentes que nem o frio que se fez sentir conseguiu arrefecer.

Sete troféus foram entregues em Sever do Vouga na festa da taça, todos discutidos ao segundo dentro de pista pelos pilotos em competição. Vários momentos marcaram o fim de semana, mas a decisão do triunfo na classe Super 1600 terá sido, porventura, o de maior impacto, até por ter estado em análise pelo Colégio de Comissários Desportivos.

Sérgio Dias bateu Joaquim Machado
Numa luta renhida entre os dois principais protagonistas da classe Super 1600, Sérgio Dias (Renault Twingo) levou a melhor sobre Joaquim Machado (Peugeot 208) depois de ter partido da pole position. O piloto do Twingo foi ultrapassado por Jorge Machado (Citroën C2) logo após a partida, mas não esmoreceu e perseguiu o vice-Campeão de Portugal até que na penúltima volta o Citroën do líder pregou uma partida, obrigando à desistência de Jorge Machado com problemas no motor francês. Dias herdou a primeira posição tendo em Joaquim Machado o principal adversário a partir daquele momento. Uma ultrapassagem mais “musculada” de Machado relegou Dias para o segundo posto até ao final da corrida. Coube aos Comissários a decisão sobre a manobra, que a consideraram à margem das regras e aplicaram uma penalização de 1 segundo ao piloto do Peugeot 208, consagrando desta forma Sérgio Dias como vencedor da Taça de Portugal nesta classe.
Tiago Ferreira (Citroën Saxo), com uma corrida consistente, terminou no lugar mais baixo do pódio depois de ter partido da 8ª posição da grelha.

Luta de campeões nos Supercars
Na classe Supercars apenas dois pilotos marcaram presença em Sever do Vouga. O troféu iria ficar nas mãos de um campeão, neste caso ou José Oliveira (Peugeot 208), Campeão de Portugal desta classe ou Mário Barbosa (Citroën DS3), o Campeão em título nos Super 1600.
Oliveira assumiu a dianteira na partida, mas fruto de um erro na segunda volta e do constante assédio do adversário, Barbosa assumiu a liderança e tratou de ganhar vantagem suficiente para gerir a corrida final. Mesmo depois das passagens pela Joker Lap, o piloto do DS3 mantinha-se na frente do Peugeot 208, aguentando até ao final da prova. Assim, Mário Barbosa juntou a Taça de Portugal de Ralicross em Supercars de 2022 ao título de Campeão de Portugal de Ralicross Super 1600.
Entre os jovens da classe Iniciação, Rafaela Barbosa (Citroën Saxo), Duarte Camelo (Peugeot 106) e Guilherme Nunes (Peugeot 106) bateram-se pelo triunfo final. Na partida para a Final nesta classe Rafaela Barbosa arrancou melhor, mas na curva 2 do traçado do Circuito do Alto do Roçário teve um pequeno toque, permitindo aos seus adversários ultrapassarem-na. Ainda antes de terminar a corrida, Duarte Camelo ficou fora de prova devido a problemas nos travões do Peugeot, o que deu a Guilherme Nunes alguma margem para a piloto do Citroën Saxo, o suficiente para conquistar a Taça.
No Nacional de duas Rodas Motrizes, foi Luís Moreira (BMW 316) o grande vencedor da Taça de Portugal, depois do bicampeão Adão Pinto (Opel Astra) ter ficado pelo caminho ainda na corrida de qualificação 2 com problemas de caixa de velocidades. Assim, coube a Moreira dominar a classe, terminando a Final com praticamente dois segundos de vantagem sobre Bruno Campos (Peugeot 306). A fechar o pódio ficou Fernando Silva com o Seat Ibiza TDI, o único carro a diesel do pelotão.

Final emocionante no Nacional 1.6
A classe Nacional 1.6 teve uma corrida Final emocionante e com um pouco de drama à mistura. Gonçalo Rocha ficou parado na largada com problemas na caixa do seu Citroën Saxo, tendo uma estreia pouco auspiciosa para o jovem piloto proveniente da Iniciação. Jorge Costela (Citroën Saxo) passou a liderar o pelotão, mas depois da passagem obrigatória pela Joker Lap baixou para a terceira posição. Teve de impor um ritmo forte e aproveitou quando os rivais cumpriram as suas passagens pela Joker Lap para recuperar o primeiro posto. Costela teve apenas a concorrência do Campeão Ricardo Costa (Citroën Saxo), mas as posições não sofreram qualquer alteração até à última passagem pela linha de meta. Manuel Almeida (Peugeot 106) ocupou o terceiro lugar.

Classificações

Super 1600

1Sérgio DiasRenault Twingo4:36.882
2Joaquim MachadoPeugeot 2080.401
3Tiago FerreiraCitroën Saxo0.581

Supercars

1Mario BarbosaCitroen DS34:18.439
2José OliveiraPeugeot 2085.506

Iniciação

1Guilherme NunesPeugeot 1064:55.608
2Rafaela BarbosaCitroen Saxo5.484
3Duarte CameloPeugeot 106DNF

2 Rodas Motrizes

1Luis MoreiraBMW 3164:45.177
2Bruno CamposPeugeot 3061.914
3Fernando SilvaSeat Ibiza TDI7.715

Nacional 1.6

1Jorge CostelaCitroën Saxo4:52.754
2Ricardo CostaCitroën Saxo0.492
3Manuel AlmeidaPeugeot 1062.971

RESULTADOS COMPLETOS, AQUI.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Já não é viável ter uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Tal como os jornais e revistas são pagos, também os conteúdos editoriais digitais terão que ser pagos.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo e ajude-nos a manter esta máquina em andamento!
São apenas 2€ por mês, subscreva agora AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Já não é viável ter uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Tal como os jornais e revistas são pagos, também os conteúdos editoriais digitais terão que ser pagos.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo e ajude-nos a manter esta máquina em andamento!
São apenas 2€ por mês, subscreva agora AQUI
últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores