Rafael Lobato na maior prova de Resistência do Sim Racing português

Por a 27 Junho 2019 11:10

O Sim Racing já deve ser encarado como parte da realidade do desporto automóvel. A simulação tem evoluído cada vez mais e as grandes competições como a F1, WRC, WTCR, Fórmula E, entre outras, têm organizado campeonatos de dimensão cada vez maior, e que abrem portas para oportunidades únicas dentro de grandes equipas.

Em Portugal, a realidade do Sim Racing também tem evoluído de forma muito positiva e são cada vez mais os eventos que reúnem pilotos do real e do virtual. Neste contexto, no próximo dia 29, decorrerá a maior prova de resistência feita a nível nacional.

Pela primeira vez, as três maiores comunidades do simracing português uniram forças para lançar um evento à escala nacional. A Slipstreamsims, a Rquatro e a PTSims lançaram as 12h de Le Mans.

As

36 equipas inscritas são na sua maioria portuguesas, havendo também

carros italianos e franceses, entre

outros.

São 119 pilotos inscritos que irão durante 12 horas estar aos

comandos do BMW M8 GTE, do Porsche 911 RSR e do Corvette C7R GTE.

Os 5 diretores de prova vão assegurar que tudo corre sem percalços,

e uma equipa de 4 comentadores vai narrar e analisar toda a prova.

Com

apoio da eSports Simracing e da GTC Race Center, assegurou-se a

cobertura de imagem de todo o evento que começa já na próxima

quinta-feira, dia 27 de junho, com a sessão de qualificação pelas

21:30.

Rafael Lobato será

um dos pilotos presentes nesta prova. Estando parado nas corridas “do

real” na época 2019, por falta de apoios, o jovem piloto português

mantêm a forma no virtual, onde tem competido com muita

regularidade. O piloto fará parte de uma equipa de mais dois pilotos

que dividirão com ele os vários turnos de condução

O sim racing, que já pode ser considerado um desporto, está cada vez mais na moda e é cada vez mais reconhecido pelo público em geral e pelas grandes equipas. No fim de semana de Vila Real decorrerá uma corrida onde estarão presentes o Max Verstappen e o Lando Norris, prova para a qual a minha equipa foi convidada, mas tendo em conta que nesse fim de semana temos um dos grandes eventos do ano de desporto motorizado, recusamos o convite, apesar de eu não competir.”

Este é um dos

maiores eventos de sempre organizados em Portugal. É a primeira vez

que teremos esta junção de tantas comunidades numa prova de

resistência virtual. Vão ser 119 pilotos e 36 carros, todos da

categoria GTE. À disposição temos o Porsche, o Corvette ou o BMW,

que foi a escolha da minha equipa para esta prova. O evento terá

muita projeção a nível nacional.”

A presença de outros grandes nomes do desporto motorizado nacional está garantida: “Vamos ter pilotos que competem em pista também a participar, como é o meu caso, o Pipo Rodrigues, o César Machado deverá estar presente, assim como o Kiko Mora. Os pilotos do real cada vez mais apostam no virtual, pois permite manter o ritmo, experimentar novas realidades, e competir com outros pilotos, e neste caso também de fora com equipas do Brasil e do Reino Unido”

Apesar da aposta no Sim Racing, Lobato continua a tentar voltar para o real, onde quer continuar a sua carreira: “O mundo do Sim Racing é muito interessante, mas sem dúvida que quero continuar a minha carreira no real. Infelizmente não reuni os apoio necessários para fazer esta época, mas não posso nem quero desistir e esta é uma ferramenta que, quem sabe, poderá abrir outras portas, como já aconteceu a outros pilotos. Cada vez mais os pilotos nacionais usam a simulação para treinar e para manter a forma e a possível presença do César e do Kiko são a prova disso mesmo. E como disse anteriormente o Lando Norris e o Max Verstappen continuam a competir no Sim Racing e beneficiaram muito dessa experiência.”

Rafael Lobato defendeu ainda a qualidade das corridas virtuais, que não podem ser encaradas como mera brincadeira: “Temos apoio monetário de alguns parceiros, e como nós, outras equipas têm esse tipo de apoio. A visibilidade deste tipo de eventos começa a crescer cada vez mais e a qualidade das corridas é inquestionável. Temos visto grandes lutas em pista, sem os exageros típicos dos menos experimentados neste tipo de competição. Desafio a todos a verem as provas nas plataformas disponíveis e atestarem a qualidade que as várias equipas vão colocar em pista. O nível tem subido a cada ano que passa e creio que esta é uma alternativa viável para quem pretende investir no mundo da competição automóvel.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado