Schumacher testou Yamaha e Ducati no Algarve

Por a 3 Novembro 2008 17:47

O sete vezes campeão do Mundo, que este ano tem vindo a dedicar-se com algum interesse e assiduidade ao motociclismo de competição, deslocou-se propositadamente ao nosso país para testar a Yamaha YZF-R1, utilizada pelo australiano Troy Corser e o japonês Noriyuki Haga e Ducati 1098-F08, com que o campeão do Mundo Troy Bayliss dominou a corrida do passado domingo na pista de Portimão.

Schumi, que chegou ao circuito a meio da manhã, começou a reconhecer a pista algarvia, aos comandos da moto de Haga, completando 24 voltas ao circuito, as 14 primeiras com a moto de Haga e as restantes com as de Corser, ao longo das quais entrou por seis vezes nas boxes da equipa sedeada em Itália,  para várias afinações que visaram principalmente colocar a moto de acordo com o seu gosto e estilo de pilotagem.

E foi aos comandos da moto de Haga, que o piloto alemão obteve a sua melhor marca na pista algarvia, parando o cronómetro em 1m50,48s.e ficando a menos de seis segundos da melhor marca (1m44,799s) realizada pelo nipónico nos treinos. Já com a moto de Corser, Scumacher sentiu mais dificuldades, muito por culpa das afinações demasiado radicais utilizadas pelo australiano, que não se adaptam ao estilo de condução do alemão. Com a moto campeã do Mundo, e ao contrário do esperado, dadas as suas anteriores experiências com a Ducati de MotoGP, Schumacher sentiu mais dificuldades do que as previstas, daí que tenha apenas efectuado 14 voltas, com cinco visitas às boxes, para tentar encontrar o melhor “set-up” próximo do seu estilo de condução. Apesar do muito trabalho dos técnicos da marca italiana, o alemão nunca teve a 1098-F08 ao seu gosto, rubricando a melhor volta em 1m52,82s, também longe do 1m44,647, realizado por Bayliss.

No final do dia, o piloto alemão começou por tecer algumas considerações sobre a pista ao “considerar que esta experiência serviu para confirmar como o traçado é espectacular, impressão com que já tinha ficado quando assisti à corrida pela televisão. Uma pista bela e técnica, com subida e descidas, à antiga, e também muito seguro”.

O hepta-campeão do mundo de Fórmula Um, aproveitou também para agradecer aos responsáveis das equipas da Yamaha e técnicos “o trabalho e disponibilidades demonstrados na procura de encontrar a solução mais próxima do seu gosto e estilo de condução”.

Questionado sobre a final do campeonato do Mundo, o ex-piloto da Ferrari não quis avançar muito, mas lá considerou, “que havia que dar os parabéns a Hamilton, e que apesar de ser difícil de perder, como aconteceu com Massa, este já sabe o que é preciso para ser campeão, e ainda tem muitos anos pela frente para concretizar esse sonho”.

Ilustre companhia

Mas Schumacher não esteve sozinho na pista, já que contou com a companhia dos jornalistas que testavam quatro das motos daquele campeonato (Ducati, Honda, Kawasaki e Yamaha) e uma do Mundial de Supersport (Honda) e do norte-americano Randy Mamola, ex-piloto do Mundial de Motociclismo e, actualmente repórter do Eurosport.

Mamola, que ensaiou as mesmas cinco motos que os jornalistas tiveram à disposição, confirmou as palavras de Schumacher. “Da primeira vez que se anda a pista não é fácil, mas aos poucos vamos ganhando referências e ficando mais à vontade. É um traçado técnico e difícil, mas que me agradou”, disse.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado