World RX: Espetáculo em Montalegre

Por a 12 Abril 2016 10:27

Estamos em contagem decrescente para mais uma época de World RX. A competição volta a arrancar em Montalegre (16 e 17 de abril) num fim de semana que se espera de espetáculo!

Um dos grandes aliciantes da prova é a presença do nove vezes campeão do Mundo de Ralis, Sébastien Loeb. Mas este é só um dos muitos atrativos do evento. Quem irá provavelmente sentir mais a ameaça de Loeb na luta pelo título da competição será o atual detentor do ceptro, o norueguês Petter Solberg. Apesar de muitas conversações com vários construtores, o norueguês não chegou a acordo com nenhum deles e volta a apresentar-se à partida com a sua própria equipa de financiamento privado, a PSRX. Trabalhando no duro durante todo o inverno, o atual bicampeão do World RX garante ter um Citroën DS3 mais competitivo do que no ano passado, contando com uma nova carroçaria e pequenas evoluções nas suspensões da Reiger. Já o motor continua a ser dos mais fortes de todo o plantel, como reconhece a concorrência, sendo novamente preparado pela conceituada empresa francesa Pipo Moteurs. Além da experiência e da paixão que denota pela modalidade, Solberg tem ainda a vantagem de ter uma equipa e um carro totalmente criados à sua volta, podendo ainda sacudir a pressão para fora, pois no fundo já não tem nada a provar após os dois títulos alcançados nas duas últimas temporadas.

Mas ao mesmo tempo, é Mr. Hollywood Solberg que tem mais sede de voltar a bater Loeb, depois de sete anos de seca de vitórias que teve entre 2006 e 2012 no Mundial de Ralis. Sebastien Loeb já provou no passado que gosta desta modalidade (venceu a prova de Ralicross dos X Games 2012 com um Citroën DS3 da Hansen Motorsport), está num momento da carreira mais descontraído (confessou que o seu grande objetivo agora é a vitória no Dakar), sem nada a provar a ninguém, aceitando o convite da Peugeot Sport essencialmente para manter-se ativo durante o ano num campeonato de alto nível, em vez de se limitar a uma época de testes e a duas ou três provas com o Peugeot 2008 DKR. Loeb vai estar inserido numa equipa com apoio de fábrica como é o Team Peugeot-Hansen, podendo aproveitar toda a experiência e energia familiar dos Hansen, que já no ano transato deu os seus frutos com o título de equipas alcançado e o Vice-campeonato de Timmy Hansen. Não há, por isso, qualquer dúvida de que os Peugeot 208 irão apresentar-se em Montalegre na máxima força, depois de uma semana de estágio nas instalações da Peugeot Sport em Vélizy, pois recordamos que a operação da equipa franco-sueca continua a ter como base Götene, na Suécia.

PLANTEL DE FRANCA QUALIDADE

Se Loeb vai querer com toda a certeza ganhar um segundo Mundial FIA em modalidades diferentes (algo que Solberg já se orgulha de ter em casa e que o francês não conseguiu concretizar no WTCC), nem por isso Timmy Hansen será menos favorito ao título, ou seja, estatutos no Team Peugeot-Hansen não vão existir. Johan Kristoffersson será também ele um dos favoritos, depois de uma temporada de estreia onde mostrou grande talento ao volante, coroada com uma vitória à chuva em Montalegre. Kristoffersson conta com um novo Volkswagen Polo RX, mais competitivo que em 2015, fruto da fusão da Marklund com aVW Team Sweden.

O colega de equipa de Kristoffersson será Anton Marklund, que vem de uma época menos positiva com a EKS, e que por isso quer provar que rapidez não lhe falta. A EKS será novamente um dos destaques da temporada, não só pela espetacularidade dos seus Audi S1 Quattro, mas porque apresenta a dupla mais forte de pilotos desde a sua criação: o multifacetado e dinamizador da equipa Mattias Ekstrom e o rápido e perfeccionista Topi Heikkinen. Os Audi foram revistos e contam este ano com uma nova asa traseira, num trabalho que tem a colaboração do engenheiro de Ekstrom no DTM, Florian Modlinger.

Quem promete também atacar os títulos este ano é a Hoonigan Racing Division, que se estreia em Montalegre com dois novos Ford Focus preparados pela M-Sport para o criador da Hoonigan, a estrela norte-americana Ken Block, e por uma dos grandes nomes da nova geração, Andreas Bakkerud. Muitos podem pensar que Block vem apenas para ‘dar umas gazadas’ e fazer espetáculo. Mas o mestre das Gymkhanas mostrou mais queda para o ralicross do que para os ralis se formos avaliar a sua performance e resultados, nomeadamente no norte-americano Global Rallycross Championship, onde foi Vice-Campeão em 2014 e venceu três provas em 2015. Bakkerud traz a experiência de três temporadas nos SuperCars, onde mostrou a sua rapidez (5 vitórias), e tem o carisma ideal para encaixar no perfil de imagem da equipa. As cores nacionais serão representadas pelo gentleman driver Joaquim Santos, com o Ford Focus da Bompiso.

TEXTO: Duarte Mesquita

HORÁRIO:

SÁBADO, 16 DE ABRIL

10H15 TREINOS LIVRES KARTCROSS

10H30 TREINOS LIVRES SUPER1600 & SUPERCARS

12H45 MONSTER ENERGY RIG RIOT

13H20 SESSÃO DE AUTÓGRAFOS

14H00 QUALIFICAÇÃO 1 (Q1) SUPER1600 & SUPERCARS

15H45 QUALIFICAÇÃO 2 (Q2) SUPER1600 & SUPERCARS

17H30 QUALIFICAÇÃO 3 (Q3) SUPER1600

DOMINGO, 17 DE ABRIL

09H00 WARM-UP SUPER1600 & SUPERCARS

10H30 QUALIFICAÇÃO 3 (Q3) SUPERCARS

11H30 QUALIFICAÇÃO 4 (Q4) SUPER1600 & SUPERCARS

12H45 MONSTER ENERGY RIG RIOT

13H20 SESSÃO DE AUTÓGRAFOS

14H20 MEIAS-FINAIS SUPER1600 & FINAL KARTCROSS

14H50 MEIAS-FINAIS SUPERCARS & FINAL SUPER1600 & SUPERCARS

15H50 PÓDIO

LISTA DE INSCRITOS:

World RX 

SuperCars

Nº Piloto Equipa Carro

1 Petter SOLBERG Petter Solberg World RX Team Citröen DS3

3 Johan KRISTOFFERSSON Volkswagen RX Sweden Volkswagen Polo

4 Robin LARSSON Jernberg Motorsport Audi S1

5 Mattias EKSTRÖM EKS Audi S1

6 Janis BAUMANIS World RX Team Austria Ford Fiesta

7 Timur TIMERZYANOV World RX Team Austria Ford Fiesta

9 Sébastien LOEB Team Peugeot-Hansen Peugeot 208

13 Andreas BAKKERUD Hoonigan Racing Division Ford Focus RS

15 Reinis NITISS ALL-INKL.COM Munnich Motorsport Seat Ibiza

17 Davy JEANNEY Peugeot-Hansen Academy Peugeot 208

21 Timmy HANSEN Team Peugeot-Hansen Peugeot 208

31 Max PUCHER World RX Team Austria Ford Fiesta

33 Liam DORAN JRM World RX Team MINI JC Works

41 Joaquim SANTOS Bompiso Racing Team Ford Focus

43 Ken BLOCK Hoonigan Racing Division Ford Focus RS

56 Bohdan LUDWICZAK Ludwiczak RX Mitsubishi Lancer

57 Toomas HEIKKINEN EKS Audi S1

68 Niclas GRÖNHOLM Olsbergs MSE Ford Fiesta

71 Kevin HANSEN Peugeot-Hansen Academy Peugeot 208

77 René MÜNNICH ALL-INKL.COM Munnich Motorsport Seat Ibiza

87 Jean-Baptiste DUBOURG DA Racing Citröen DS3

92 Anton MARKLUND Volkswagen RX Sweden Volkswagen Polo

96 Kevin ERIKSSON Olsbergs MSE Ford Fiesta

Super1600

Nº Piloto Carro

2 Ulrik LINNEMANN Peugeot 208

3 Pavel VIMMER Skoda Fabia

5 Ondrej SMETANA Ford Fiesta

6 Kasparas NAVICKAS Skoda Fabia

7 Ernestas STAPONKUS Volkswagen Polo

8 Espen ISAKSÆTRE Citröen Saxo

9 Glenn HAUG Citröen C2

10 Janno LIGUR Skoda Fabia

12 Daniel NIELSEN Peugeot 208

15 Gergely MARTON Skoda Fabia

17 Artis BAUMANIS Renault Twingo

18 Michael BOAK Citröen C2

19 “LUIGI” Skoda Fabia

20 Siim SALURI Renault Twingo

21 Magnus BERGSJOBRENDEN Renault Twingo

22 Helder RIBEIRO Citröen C2

23 Krisztián SZABÓ Skoda Fabia

24 Craig LOMAX Citröen C2

47 Andre KURG Ford Ka

62 Philip CHICKEN Citröen C2

63 Andreas SCHRADER Audi A1

73 Rudolf SCHAFER Peugeot 208

76 Mário BARBOSA Citröen Saxo

77 Mário TEIXEIRA Ford Fiesta

78 Joaquim MACHADO Peugeot 206

79 Ricardo SOARES Citroen Saxo

81 Mirko ZANNI Renault Clio

87 Dmitrii MALAKHOV Renault Twingo

89 Timur SHIGABUTDINOV Renault Twingo

90 Anitra NILSEN Ford Fiesta

97 Ada Marie HVAAL Citröen C2

98 Egor SANIN Lada Kalina

101 Zsolt SZÍJJ JOLLY Suzuki Swift

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado