Red Bull Air Race Porto: Falta uma semana

Por a 30 Agosto 2017 09:24

[soliloquy id=”328205″]

As águas do Douro, entre as cidades do Porto e de Gaia, voltam a ser o cenário de uma corrida da Red Bull Air Race World Championship. Este regresso no próximo fim de semana, a 2 e 3 de setembro, acontece dez anos depois da estreia. Com cinco etapas já cumpridas, nenhum dos pilotos no ativo conhece o sabor de vencer neste traçado. O que esteve mais próximo é o norte-americano Kirby Chambliss, veterano que foi segundo em 2008 e lidera atualmente a competição.

Dez anos depois da estreia e oito volvidos sobre a última corrida, a Red Bull Air Race World Championship está de regresso a Portugal. Nos dias 2 e 3 de setembro, os melhores pilotos do planeta vão voar baixinho a 370 km/hora sobre as águas do Douro. O exigente traçado composto por uma sucessão de pilares e pórticos insufláveis vai nascer entre as cidades do Porto e de Gaia, tendo como limites as pontes D. Luís e da Arrábida.

Trata-se da sexta etapa do calendário de 2017 e a 80ª corrida do campeonato nascido em 2003. O norte-americano Kirby Chambliss está presente desde a primeira corrida, desenvolvendo uma brilhante carreira que culminou com a conquista de dois títulos mundiais (2004 e 2006). Hoje com 57 anos, o veterano que tem uma pista de aviação no seu rancho do Texas começou cedo na aviação. O primeiro voo aconteceu com apenas 13 anos, aos 24 foi o mais jovem co-piloto de sempre da Southwest Airlines e aos 28 já era comandante. No entanto, a aviação comercial foi apenas um trampolim que lhe permitiu abraçar a sua verdadeira paixão – a aviação acrobática e desportiva. Chambliss conhece bem o traçado do Porto. Correu nas três edições aqui disputadas, foi segundo classificado em 2008 mas nunca venceu – o feito que nenhum piloto no ativo pode reivindicar e que constitui sem dúvida uma motivação adicional: “Conheço bem o traçado do Porto e sinto-me muito confortável em voltar lá. Na última corrida fui o mais rápido na Qualificação, mas depois tive um problema com o avião que me impediu de ir mais longe. Agora estou confiante numa boa prestação”, afirmou Chambliss depois da recente vitória em Kazan.

Chambliss lidera neste momento o campeonato, mas dispõe de uma escassa vantagem sobre os seus mais diretos adversários, o japonês Yoshihide Muroya e o checo Martin Sonka, que estão a apenas um ponto.

A competição segue os moldes originais – qualificações no sábado e corrida no domingo – embora os motivos de interesse tenham sido largamente ampliados em relação às edições de 2007-2009. Reconhecida pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI) como o Campeonato do Mundo da aviação desportiva, a competição evoluiu nos últimos anos. Assim, existem agora duas classes, uma para pilotos consagrados (Master Class) e outra para novos talentos (Challenger Class). É nesta última que está a primeira mulher a alinhar na Red Bull Air Race, a francesa Mélanie Astles. Ao todo são 23 pilotos em representação de 15 países, sendo o atual detentor do título o alemão Mathias Dolderer.

O público pode acompanhar toda a ação nas margens do Porto e de Gaia, em vastas áreas de acesso livre onde serão montados ecrãs gigantes – permitindo assim reter os melhores momentos com o apoio de comentadores especializados. Para além do traçado, também o aeroporto temporário da corrida – situado no Parque da Cidade – estará aberto ao público em períodos específicos, com a tradicional visita onde os fãs podem ver de perto os aviões e conhecer os pilotos.

ACERCA DA RED BULL AIR RACE WORLD CHAMPIONSHIP

Criada em 2003, a Red Bull Air Race World Championship celebrou na abertura da época de 2017 a sua 75ª corrida, em Abu Dhabi. A Red Bull Air Race World Championship envolve os melhores pilotos do mundo numa pura competição de desportos motorizados que combina velocidade, precisão e destreza. Para isso são usados os mais rápidos, leves e ágeis aviões, com os pilotos a atingirem velocidades de 370km/h, enfrentando forças de até 10G, enquanto progridem a baixa altitude num percurso em forma de slalom, delimitado por pórticos insufláveis de 25 metros de altura. A Challenger Cup foi introduzida em 2014, abrindo assim a possibilidade de competir a um novo leque de pilotos, cuja evolução será potencialmente avançar para a Master Class, acedendo à disputa do Campeonato do Mundo.

RED BULL AIR RACE 2017 – CALENDÁRIO

Emiratos Árabes Unidos Abu Dhabi | 10 e 11 fevereiro

Estados Unidos da América San Diego | 15 e 16 abril

Japão Chiba | 3 e 4 junho

Hungria Budapeste | 1 e 2 julho

Rússia Kazan | 22 e 23 julho

Portugal Porto | 2 e 3 setembro

Alemanha Lausitzring | 16 e 17 setembro

Estados Unidos da América Indianápolis | 14 e 15 outubro

CLASSIFICAÇÕES

MASTER CLASS | APÓS 5 ETAPAS

1º Kirby Chambliss EUA 40 PONTOS

2º Yoshihide Muroya Japão 39 PTS

3º Martin Sonka República Checa 39 PTS

4º Pete McLeod Canadá 38 PTS

5º Petr Kopfstein República Checa 30 PTS

6º Matthias Dolderer Alemanha 24 PTS

7º Michael Goulian EUA 23 PTS

8º Juan Velarde Espanha 21 PTS

9º Matt Hall Austrália 16 PTS

10º Nicolas Ivanoff França 14 PTS

CHALLENGER CLASS | APÓS 5 ETAPAS

1º Florian Berger Alemanha 28 PONTOS

2º Daniel Ryfa Suécia 24 PTS

3º Luke Czepiela Polónia 24 PTS

4º Kevin Coleman EUA 16 PTS

5º Batiste Vignes França 14 PTS

6º Kenny Chiang China 12 PTS

PILOTOS

MASTER CLASS

Cristian Bolton Chile

Mikael Brageot França

Kirby Chambliss Estados Unidos da América

Matthias Dolderer Alemanha

Michael Goulian Estados Unidos da América

Matt Hall Austrália

Nicolas Ivanoff França

Petr Kopfstein República Checa

François Le Vot França

Pete McLeod Canadá

Yoshihide Muroya Japão

Peter Podlunsek Eslovénia

Martin Sonka República Checa

Juan Velarde Espanha

CHALLENGER CLASS

Mélanie Astles França

Florian Berger Alemanha

Kenny Chiang China

Kevin Coleman Estados Unidos da América

Luke Czepiela Polónia

Daniel Genevey Hungria

Ben Murphy Reino Unido

Daniel Ryfa Suécia

Baptiste Vignes França

red-bull-air-race-01

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado