Pedro Matos entrou a ganhar em Mação

Por a 19 Maio 2014 16:56

Arrancaram este fim de semana em Mação as competições de Offroad com o Campeonato Nacional de Ralicross e também o Kartcross a darem sinal de vida, com corridas interessantes onde os campeões em título confirmaram o seu favoritismo.

Depois do adiamento da jornada inicialmente prevista para a pista de Lousada (uma prova reagendada para o fim-de-semana de 1 de junho), o Campeonato Nacional de Ralicross e o Campeonato Nacional de Kartcross arrancaram finalmente no renovado circuito de Mação. Com menos categorias – devido à junção de algumas das classes anteriores – mas com uma lista de inscritos respeitável, a jornada do Clube Automóvel local não teve grandes surpresas.

Depois de aparentemente ter colocado o seu mini-programa para o Campeonato da Europa em stand-by, o campeão nacional Pedro Matos confirmou que é novamente o grande candidato ao título na classe-rainha, a Supercar, onde o piloto do Citroën Xsara WRC não deu hipóteses. Apesar da ausência da irmã, Ana Matos – que pretende estrear um Peugeot 206 -, Pedro Matos esteve sempre muito regular e limitou as aspirações do espanhol José Blanco, o antigo campeão nacional de Autocross (na altura com um BMW) que utiliza atualmente um Mitsubishi Lancer Evo VI. O francês Dany Moreau, presença habitual no campeonato gaulês, viajou até Portugal para disputar a prova de Mação mas não foi feliz e um toque nos treinos obrigou-o a falhar a Final. João Sousa completou o pódio com o seu Renault Mégane, na frente do Subaru de Pedro Silva e do Toyota Celica de Carlos Fernandes, o representante da classe Super Nacional quatro rodas motrizes.

Nos Super 1600 houve alguma polémica pela junção dos carros de 1.600cc e 2.000cc mas no final o mais forte seria Ricardo Soares, num Citroën Saxo da Bompiso Racing Team. Pedro Alves ficou no segundo lugar e o estreante Citroën C2 de Hélder Ribeiro completou o pódio, na frente do melhor 2.0 litros, o Peugeot 306 de João Martins.

Menos concorrida, a categoria Super Nacional acabou por ter a Final mais renhida pois José Sousa (Citroën ZX) bateu Miguel Nunes (Peugeot 306) por escassos quatro décimos de segundo! João Oliveira, num Peugeot 206, também não ficou longe do vencedor, terminando a 2,5s. A categoria Iniciação teve um cenário paupérrimo em Mação já que apenas o regressado Ivo Martins e José Eduardo Rodrigues alinharam na classe que supostamente serve para atrair jovens pilotos para o Ralicross. A vitória acabou na posse de Ivo Martins, ao volante de um Toyota Corolla.

Pedro Rosário dita leis no Kartcross

Sempre espectacular e com grelhas de número razoável, o Campeonato Nacional de Kartcross – que abandonou a pouco popular designação de Crosscar – também teve um protagonista habitual: Pedro Rosário. O campeão nacional, novamente ao volante de um Semog, bateu Nuno Bastos (ASK) por 2,6s na grande Final, enquanto José Pinheiro fechou o pódio dos pequenos e sonoros ‘aranhiços’, com mais um chassis saído da fábrica da Semog, em Alcanena. Luís Almeida e o piloto local Alexandre Durão completaram o top-5 desta jornada de abertura. A segunda ronda será em Lousada, no início de junho. Ricardo S. Araújo

CLASSIFICAÇÕES

SUPERCAR

1º Pedro Matos – Citroën Xsara WRC, 7 voltas em 4m53,843;

2º José Blanco / Escuderia Ordemons – Mitsubishi Evo VI, a 2,509s;

3º João Sousa – Renault Mégane, a 10,418s;

4º Pedro Silva – Subaru Impreza, a 15,418s;

5º Carlos Fernandes – Toyota Celica, a 22,320s *;

6º José Pereira – Citroën Xsara WRC, não alinhou;

7º Dany Moreau – Renault Clio, não alinhou.

* Super Nacional 4WD

KARTCROSS

1º Pedro Rosário – Semog, 7 voltas em 4m32,331s;

2º Nuno Bastos – ASK, a 2,679s;

3º José Pinheiro – Semog, a 4,229s;

4º Luís Almeida – Semog, a 8,522s;

5º Alexandre Durão – Semog, a 12,131s;

6º Luís Oliveira – Semog, a 12,331s;

7º Tiago Capela – Semog, a 19,748s;

8º António Bastos – ASK, a 26,055s;

9º José Mota – Semog, a 1 volta;

10º Jorge Francisco – Semog, não alinhou.

SUPER 1600

1º Ricardo Soares / Bompiso Racing Team – Citroën Saxo, 7 voltas em 4m54,792s;

2º Augusto Alves / Pedro Alves – Citroën Saxo, a 6,326s;

3º Hélder Ribeiro – Citroën C2, a 7,213s;

4º João Martins – Peugeot 306, a 16,035 *;

5º Tiago Alexandre – Peugeot 306, a 16,747s *;

6º Clotilde Oliveira / Magda Oliveira – Toyota Yaris, a 55,003s;

7º José Lopes / Hugo Lopes – Peugeot 106 – não alinhou.

* Super 2000

SUPER NACIONAL

1º José Sousa – Citroën ZX, 7 voltas em 5m17,143s;

2º Miguel Nunes – Peugeot 306, a 0,485s;

3º João Oliveira – Peugeot 206, a 2,566s;

4º Cláudia Sousa – Peugeot 205, a 4 voltas;

5º Ademar Pereira – Renault Clio Williams, não alinhou;

6º Tiago Seguro – Peugeot 306, não alinhou.

INICIAÇÃO

1º Ivo Martins – Toyota Corola, 7 voltas em 5m29,091s;

2º José Eduardo Rodrigues – Toyota Starlet – a 12,552s.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado