/maismotores/opiniao-alguma-coisa-se-deve-andar-a-fazer-bem-no-desporto-automovel-em-portugal/
OPINIÃO: Alguma coisa se deve andar a fazer bem no desporto automóvel em Portugal | AutoSport

OPINIÃO: Alguma coisa se deve andar a fazer bem no desporto automóvel em Portugal

Por a 25 Outubro 2021 17:48

Portugal é um País pequeno, periférico, onde muito se critica o que se devia fazer e não faz em termos de desporto automóvel, mas a verdade é que alguma coisas os seus responsáveis devem andar a fazer bem, pois quando olho para a quantidade de competições FIA que tivemos nestes dois últimos anos, Fórmula 1 incluída e que vamos ter em 2022, só podemos mesmo concluir que por vezes somos, talvez, algo exagerados nas críticas.
“Nem tanto ao mar, nem tanto à terra”, é sempre prudente.
Tudo isto a propósito de estar a olhar para as competições FIA que nos preparamos para ter em 2022.
Sendo certo que já se esperava ficarmos sem Fórmula 1, a explicação é simples e basta escrever “muitos milhões que não temos”, no ERC devemos ter as duas primeiras provas da competição, Fafe e Açores, na Montanha, duas provas no Europeu, Falperra e Boticas, WRX em Montalegre, WRC, Rali Portugal, WTCR, Mundial de Turismo, em Vila Real, Rali Vinho da Madeira no FIA European Rally Trophy, a Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal será candidata ao FIA European Cup for Cross-Country Bajas, o Estoril Classic recebe o FIA Masters Historic F1, a Baja Portalegre está novamente na Taça do Mundo de TT, o Europeu de Karting vai a Portimão e por fim o Mundial de OK e OK-Junior.
Claro que podemos dizer que há muita coisa que podia ser feita de forma diferente, melhor, é fácil olharmos só para o que está mal, e batermos no ‘ceguinho’, mas valha a verdade, nem 8 nem 80.
Há muita gente a trabalhar para que este conjunto de provas FIA venham a Portugal em 2022, e a esses só tenho que dar os parabéns, pois se não fizessem boas provas, ninguém quereria nada connosco. Mas querem, e em alguns casos, em ‘dose dupla’…

Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scb
Scb
3 meses atrás

Não tirando importância às outras, há que salientar o Rali de Portugal. É a mais mediática, mas será também a prova mais apetecível para outros mercados, e a mais difícil de realizar com o nível de qualidade exigido, e temos cumprido. A essas podem-se somar provas da FIM. Sobre o título, acho que é sintomático do povo português, a fazer se de coitadinho. Temos pouca dimensão mas temos capacidade e isso vê-se nos diversos profissionais com lugares de destaque no desporto automóvel mundo fora. Estamos a trabalhar bem e há muitos anos. Valorizássemos mais o que por cá se faz,… Ler mais »

jgorito
jgorito
3 meses atrás

As provas FIA são muito giras, mas não servem a grande parte dos licenciados nacionais.
Os campeonatos estão completamente desestruturados, há excesso de provas, há uma falta de promoção gritante.

christopher-shean
christopher-shean
3 meses atrás

Concordo com o que foi dito até agora… lembrei-me só de acrescentar que apenas acho que todos os campeonatos “internos” deviam dar oportunidade de participar em pelo menos uma prova mais “importante” para quem poder/quiser, nem que seja para poder promover mais o(s) patrocinador(s)…

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores