O exemplo da NASCAR que pode influenciar outras competições

Por a 6 Fevereiro 2022 18:30

O desporto motorizado continua a mover-se em torno dos amantes, dos fãs, daqueles que não perdem uma prova e podem fazer quilómetros para assistir ao vivo às corridas. Uma das grandes questões é que estes fãs já não são suficientes para manter vivo o desporto motorizado, nas suas várias vertentes. Por razões económicas, principalmente. Aos olhos dos fãs, as corridas são uma paixão, um desporto, quanto que aos olhos de quem adquire os direitos comerciais e promoção dos campeonatos, as corridas são para fazer dinheiro. Nada contra, até porque sem eles não existia a mesma capacidade de realizar corridas, logo não existia competição para os fãs. 

Vivemos numa época em que cada promotor, seja de um campeonato mundial ou regional, tenta novas soluções para atrair mais adeptos e com isso patrocínios e investidores. Por exemplo, as corridas sprint na Fórmula 1 ou mudanças regulamentares para atrair marcas. 

O que queremos mostrar hoje, é que muitas vezes o “segredo” está em organizar eventos “fora da caixa”, um termo muito em voga. A NASCAR fez isso mesmo este fim de semana, com resultados que podem surpreender. 

A NASCAR organiza uma corrida extra campeonato e não pontuável, denominada “Busch Light Clash”, que se realiza desde 1979 no circuito de Daytona, mas este ano foi realizada no estádio Los Angeles Memorial Coliseum, com uma capacidade máxima de 60.000 pessoas (por motivos de segurança). O mais incrível é que, segundo as estimativas da NASCAR, 70% das pessoas presentes nas bancadas do estádio de Los Angeles nunca antes tinham visto uma corrida num circuito. Ainda para mais, na mesma altura em que o campeonato estreia uma nova geração de carros.

Kevin Harvick, piloto da série, afirmou que: “Quando se olha para tudo o que aconteceu, a quantidade de bilhetes e passes dos meios de comunicação e todas as coisas – não se pode estragar tudo neste ponto. Essa é a minha opinião. A corrida nem sequer importa”. E tem razão, esta corrida não importa, mas estão criadas condições para que mais patrocinadores e adeptos se queiram juntar à série, para que as corridas a valer possam reunir melhores condições para se realizarem no futuro.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scb2
Scb2
2 anos atrás

A Nascar tem tido quebra praticamente contínua nas assistências daí que estejam há já muitos anos a experimentar coisas como os play offs, os segmentos, ano passado o regresso a pistas de terra. Nunca falaram que essas pudessem ser medidas a replicar. Depois uma coisa é um desporto nacional e outro um mundial com pessoas a atravessar vários países só para ver uma prova. Diria que o último parece melhor

zbranco
zbranco
Reply to  Scb2
2 anos atrás

Penso qu o objeto da noticia não era comparar a Nascar a outras competições, mas do exemplo de procurarem captar novos adeptos de forma inovadora ao usarem formatos difderentes e irem a locais invulgares.

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado