Max Verstappen defende simulador como ferramenta de treino mais eficaz que o Karting | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Max Verstappen defende simulador como ferramenta de treino mais eficaz que o Karting

José Luis Abreu by José Luis Abreu
22 Dezembro, 2025
in MAIS MOTORES
A A

Share on FacebookShare on Twitter

Numa conversa recente com o podcast “Pelas Pistas”, Max Verstappen defendeu de forma clara que, para treinar um piloto moderno, o simulador é mais eficaz do que o karting, sobretudo a partir do momento em que se progride para os carros de competição.
​
Simulador vs Karting: a visão de Max Verstappen
Questionado sobre o que escolheria se tivesse de treinar 300 dias em karting ou 300 dias em simulador, Verstappen foi taxativo: “Esquece o kart. Quando passas para os carros, o kart já não é o mesmo”. O tricampeão explicou que, ao contrário de desportos como o futebol — em que a “bola é sempre a mesma” desde a infância —, o kart não replica o comportamento de um carro de competição moderno.

​
O neerlandês sublinhou que o karting é importante para aprender bases como arranques, defesa de posição e ultrapassagens, mas que a posição de condução e sobretudo, a dinâmica de aderência são radicalmente diferentes. No kart, é obrigatório deslizar o eixo traseiro para ser rápido, enquanto num carro de competição, defende, a traseira “tem de estar presa”, privilegiando um comportamento estável e previsível.
​

O papel do simulador na preparação para a Fórmula 1
Verstappen revelou que não compete em karting “a sério” desde 2016, altura em que entrou na Fórmula 1, preferindo hoje testar GT, correr em provas de resistência virtuais e treinar no simulador em casa para preparar fins de semana de Grande Prémio.
​O piloto destacou ainda o trabalho extensivo em iRacing, onde privilegia corridas de Endurance e, em particular, as 24 Horas de Nürburgring Nordschleife, à noite, que descreve como uma experiência altamente imersiva que gostaria de replicar no mundo real.

Artigos relacionados

Race Of Champions pela primeira vez na Nova Zelândia

Race Of Champions pela primeira vez na Nova Zelândia

16 Setembro, 2026
Final mundial do RallyX, em Montalegre, é já no final de outubro

Final mundial do RallyX, em Montalegre, é já no final de outubro

15 Setembro, 2026

Nordschleife e Suzuka: quando o virtual encurta a aprendizagem
O neerlandês contou que, na primeira experiência real em Nordschleife, apenas precisou de algumas voltas para se adaptar ao nível de aderência e às ondulações do asfalto, já que toda a parte de traçado e posicionamento do carro estava praticamente automatizada pelo trabalho no simulador. Na sua avaliação, a primeira volta foi feita a cerca de 90% do limite, subindo rapidamente para 95%, com confiança suficiente para atacar os tempos logo na segundo volta cronometrada.
​
Verstappen referiu ainda um caso semelhante em Suzuka, pista onde nunca tinha rodado antes da Fórmula 1, mas onde se sentiu “como se já lá tivesse estado” graças às muitas voltas virtuais em diferentes carros — de GT3 a protótipos — acumuladas ao longo dos anos. Ao comparar os seus primeiros tempos em pista com os dos colegas de equipa e outros pilotos, concluiu que a curva de aprendizagem real foi significativamente encurtada pelo treino no simulador.
​
A mudança de paradigma no treino dos pilotos
Na parte final da conversa, Verstappen comparou a realidade atual com a de gerações anteriores, em que não existia trabalho estruturado em simulador e a adaptação a novos circuitos era feita em pista, com caminhadas de reconhecimento e poucas voltas de treino.​
Para o tricampeão, o simulador é hoje uma extensão natural do trabalho em pista, tanto na vertente profissional — em contexto de equipa — como na vertente pessoal, em casa, onde pode explorar limites, testar ideias e preparar-se com maior detalhe para os desafios do calendário.
A mensagem central de Verstappen é clara: karting continua a ser uma escola importante na infância, mas, a partir de certo ponto da carreira, o simulador é a ferramenta de treino mais completa e adaptada à realidade da alta competição moderna

FOTO Rob Smalley / Red Bull Content Pool

Tags: Max Verstappen
José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

Race Of Champions pela primeira vez na Nova Zelândia
MAIS MOTORES

Race Of Champions pela primeira vez na Nova Zelândia

by José Luis Abreu
16 Setembro, 2026
Final mundial do RallyX, em Montalegre, é já no final de outubro
MAIS MOTORES

Final mundial do RallyX, em Montalegre, é já no final de outubro

by Fábio Mendes
15 Setembro, 2026
Next Post

BYD já produziu 15 milhões de NEV

Entrevista a João Ferreira: “O objetivo é claro, lutar pela vitória…”

Subscribe
Login
Notify of
Please login to comment
0 Comentários
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
As consequências do cancelamento sem substituição da última prova do WRC

As consequências do cancelamento sem substituição da última prova do WRC

17 Setembro, 2026
GP de Espanha F1: Traçado não convenceu, falta de ultrapassagens estragou a festa

F1: Alex Wurz defende responsáveis do Madring

17 Setembro, 2026
WRC, Rally da Arábia Saudita: Kalle Rovanperä foi o mais rápido

WRC: Arábia Saudita sai do calendário, campeonato termina na Sardenha

17 Setembro, 2026
F1, Grande Prémio de Portugal: Próximo, mas ainda não confirmado

GP Portugal F1: Preços de bilhetes começam a ser conhecidos

17 Setembro, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright

wpDiscuz