Livro Grupo B: era inesquecível de loucura, inovação e tragédia nos ralis
Até aos dias de hoje, muitos entusiastas consideram o Grupo B como o epítome da ousadia e da inovação no mundo dos ralis. Nunca antes, nem depois, os engenheiros desfrutaram de tanta liberdade para conceber automóveis de rali tão extremos como durante aquele período fantástico do início da década de 1980. Uma era onde a criatividade técnica não conhecia limites, resultando em máquinas de tirar o fôlego.

Esta obra detalha a história de todos os veículos desenvolvidos no âmbito do Grupo B, desde os icónicos Quattro às excecionais criações da Lancia e da Peugeot, passando pelos exóticos desportivos da Porsche e da Mazda. Contudo, todo este desenvolvimento técnico atingiu o seu clímax em 1986, um ano em que a euforia se transformou, de forma abrupta, num risco incontrolável. A conjugação da imprudência dos engenheiros, dos organizadores de ralis, dos políticos do desporto motorizado e dos próprios fãs, conduziu a acidentes trágicos que culminaram na proibição dos carros do Grupo B nos ralis internacionais.
John Davenport, jornalista especializado em ralis e autor de várias obras sobre a modalidade, vivenciou esta era em primeira mão, tendo sido Diretor de Motorsport da Austin Rover na altura. O seu conhecimento aprofundado transporta o leitor numa jornada fascinante pelo universo destes automóveis de rali de alta tecnologia, oferecendo uma perspetiva autoritária sobre as lutas de poder que se desenrolavam nos bastidores da competição.

O livro é profusamente ilustrado com fotografias do arquivo de Reinhard Klein, um reconhecido fotógrafo de ralis. As imagens realçam, de forma exemplar, os detalhes técnicos dos automóveis, o ambiente ligeiramente excêntrico da época e a ação intensa captada nas provas especiais.

O rali internacional do pós-guerra tem estado num estado de evolução quase constante ao longo dos últimos setenta anos. Os automóveis transformaram-se, tal como os ralis e as equipas que neles competem. Este processo foi meticulosamente catalogado numa série de livros da McKlein, que inclui os títulos “Group 2 – the Genesis of World Rallying”, “Group 4 – from Stratos to Quattro” e “Group A – When rallying created Road Car Icons – 1987-1996”. Estes volumes cobrem o período de 1946 a 1996, fornecendo um registo abrangente da trajetória dos ralis.
Ficha Técnica:
Autores: John Davenport e Reinhard Klein
Formato: 24,5 x 30 cm
Número de páginas: 256
Capa: Dura
Imagens: 465 a cores e 20 a preto e branco
Texto: Inglês
ISBN: 978-3-927458-56-7
Preço: 49,90 Euros
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI




