Leiria Gold Challenge Rally2: Ricardo Teodósio vence duelo de titãs!

Por a 17 Outubro 2022 14:29

Ricardo Teodósio e José Teixeira impuseram a sua lei numa edição de luxo desta competição particular integrada no Leiria Sobre Rodas e que contou com a presença da maior parte dos principais pilotos de ralis da atualidade.

Texto: Amândio Santos; FOTOS LSR/Veddacom, Pedro Monserrate

A ‘batalha’ travada literalmente até ao último segundo dos dois dias de competição, em que o plantel do Leiria Gold Challenge Rally2 se digladiou no desafiante traçado desenhado por Pedro Matos Chaves, pareceu construído por um bom argumentista de Hollywood.

Perante dezenas de milhar de pessoas, o ‘filme’ foi protagonizado por uma ‘armada’ de grande nível, que incluiu, para além do campeão e do vice-campeão nacional de ralis, Armindo Araújo e José Pedro Fontes, o 5º classificado, Ricardo Teodósio e mais dois pilotos que terminaram a época no top 10, a saber, Pedro Meireles e Paulo Caldeira, juntando-se ao elenco Bernardo Sousa e três “outsiders” de nível, Pedro Leal, Valter Gomes e leiriense António Cruz Monteiro.

Ao elenco juntava-se a ‘estrela especial convidada’ Dani Sordo. O piloto oficial da Hyundai Motorsport foi uma espécie de piloto do carro ‘0’ durante o Gold Challenge, para gáudio da multidão que não regateou aplausos à espetacularidade que o espanhol imprimiu às suas presenças em pista.

As regras da competição eram simples: o troféu e os pouco habituais 7.500€ de prémio monetário destinados ao vencedor, seriam arrecadados pelo piloto que estabelecesse o tempo mais rápido numa das três passagens de prova pelo percurso.

O programa incluiu duas sessões de treinos, durante a tarde de sábado e três de prova, com a primeira a decorrer ainda na mesma jornada, mas à noite e as duas restantes durante a tarde de domingo. Os pilotos tiveram direito a uma volta de aquecimento antes da partida parada, para duas voltas contra o cronómetro ao traçado de 1500 metros.

Armindo Araújo foi o mais lesto na sessão inaugural de treinos, cabendo igual feito a Bernardo Sousa na segunda, ficando bem visível que o equilíbrio de forças entre vários pilotos realçava desde logo que a refrega pela vitória iria ser intensa e durar até ao fecho. E assim foi.

Na 1ª Série, o campeão nacional voltou a brilhar, levando o Skoda Fabia Rally2 Evo da The Racing Factory ao triunfo, estabelecendo a marca de 2:34,697, vendo Bernardo Sousa colocar o Citroen C3 R5 com as cores do Intermarché e preparado pela Sports&you no segundo posto, a escassas 7 décimas de segundo, cabendo a Ricardo Teodósio fechar o pódio provisório. Com o seu habitual Hyundai i20N Rally 2 do Team Hyundai Portugal, o algarvio gastou mais 1,2 segundos do que o mais rápido. Estava encontrado o trio de protagonistas principais de domingo.

Tenra ia a tarde quando mais de vinte mil pessoas mostraram o seu entusiasmo por ouvir de novo o característico rugido dos motores dos Rally2.

Era tempo da 2ª Série e aqui foi Ricardo Teodósio a impor a sua lei, saltando para o comando da classificação, ao rodar em 2:31,923, com Armindo Araújo a cair para segundo, mesmo melhorando o seu tempo. O campeão nacional passou as células fotoelétricas da meta com mais 1,1 segundo do que Teodósio.

Já Bernardo Sousa descia a terceiro. Também melhorou e foi apenas duas décimas de segundo mais lento do que Armindo Araújo, ficando claramente tudo adiado para o duelo final marcado para o cair da tarde.

Aqui, a posição de entrada em pista acabaria por se mostrar um detalhe importante pois, que por último competisse, já. Faria a saber o que os adversários tinham conseguido.

Terceiro na ordem de partida, Armindo Araújo foi o primeiro dos três candidatos a arrancar e foi com tudo para a pista. Saltando para o comando da geral, ao estabelecer 2:31,615, o tirsense ficou à espera do que fariam os dois oponentes, que seriam os dois últimos pilotos a competir.

Bernardo Sousa provocou um aplauso muito forte nas bancadas em geral e no seu magote de fãs em particular, ao desalojar Armindo Araújo da gente, cravando na tabela de tempos a marca de 2:30,833, mas durou pouco a sua liderança.

Aproveitando tudo quanto havia de pista, passeios e relva, Ricardo Teodósio imprimiu um andamento infernal ao Hyundai e reclamou o trono, com a marca de 2:30,648, completando assim aquele que foi um epílogo emocionante, digno de um filme de suspense: os dois primeiros ficaram separados por apenas 187 milésimos de segundo e os três primeiros couberam dentro de uma margem de 1 segundo!

“Estou muito feliz com esta vitória. Depois de uma época tão atribulada, sabe bem triunfar num evento tão incrível, perante esta multidão e face a grandes adversários que nos obrigaram a dar tudo para vencer. Em 2019 lutamos até ao fim, mas acabamos por ficar a escassas décimas da vitória, mas desta feita tudo correu bem e deixa-nos ainda mais alento para preparar com toda a força a próxima época”, resumiu no final Teodósio que destacou ainda “a organização que está de parabéns por este fantástico evento. É mesmo ímpar em Portugal e foi para todos nós um dos momentos mais importantes do ano em termos de impacto mediático e junto do público”.

Bernardo Sousa comungava da opinião do vencedor sobre “o fim-de-semana incrível que aqui passamos. Excelente organização, num evento completo e que nos coloca numa interação incrível com o público, que acorreu em massa. Fantástico!”. Quanto ao seu 2º lugar, o piloto madeirense mostra-se “satisfeito, mas obviamente que queríamos ganhar. Fomos cada vez mais rápidos ao longo dos dois dias e, na série final, melhorámos imenso.

O Ricardo foi um pouco mais forte, está de parabéns e vamos tentar voltar no próximo ano para vencer!”.

Já Armindo Araújo assumia que “estivemos sempre na luta pelo triunfo. Foi uma luta muito interessante com o Ricardo e o Bernardo, que se resolveu nos pequenos pormenores. Gostei imenso da experiência, o evento é fantástico, a organização tem um nível muito alto e foi um fim-de-semana muito importante para a promoção dos nossos patrocinadores e da nossa equipa junto destes muitos milhares de espectadores que encheram por completo o recinto. Iremos voltar e, como sempre, será para tentar ganhar”.

Pedro Meireles entregou o título conquistado em 2019, mas fê-lo rubricando uma exibição muito positiva, que o levou a colocar o seu Hyundai i20N Rally2 no 4º lugar, cabendo a José Pedro Fontes fechar o Top 5, com o Citroen C3 R5 da Sports &You.

Partilhando um Skoda Fabia R5 da The Racing Factory, Pedro Leal e Válter Gomes privilegiaram mais o espetáculo, sendo premiados com o 6º e o 7º lugar, na frente dos leirienses António Cruz Monteiro (Peugeot 208 T16 R5) e Paulo Caldeira Citroen C3 R5), que ocuparam as posições seguintes.

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