Joaquim Santos estreou-se a ganhar

Por a 8 Julho 2013 09:57

O Opel Astra OPC dominou a classe rainha na terceira prova do Campeonato de Portugal de Offroad, numa jornada que foi marcada pelo intenso calor 

Após dois anos de interregno, a Escuderia Castelo Branco regressou ao calendário dos Campeonatos de Portugal de Offroad e Crosscar, trazendo de volta ao Circuito do Lanço Grande as principais estrelas da modalidade. O clube albicastrense reuniu 51 pilotos numa jornada que proporcionou emoção e competitividade, apesar das altas temperaturas que se fizeram sentir ao longo do fim de semana.

A classe rainha do Offroad, os Supercars, tiveram no campeão em título Pedro Matos o mais rápido nos treinos cronometrados. Já na primeira corrida as coisas não correram de feição ao piloto do Xsara WRC, e Joaquim Santos venceu no seu Opel Astra OPC, assumindo a liderança na divisão. Aliás, o veterano piloto da Bompiso foi o grande dominador desta jornada vencendo as restantes provas de classificação, na frente de um surpreendente Sérgio Ventura, da categoria Super 4WD, que andou sempre em segundo no seu BMW. Na Final, esta duas posições repetem-se, mas desta feita foi Pedro Silva em Subaru a acompanhar Santos e Ventura no pódio.

Na categoria Super 2000 estiveram dez participantes, com Rui Sirgado a ser o primeiro a dar nas vistas, conquistando o melhor tempo nos treinos cronometrados ao volante do seu Peugeot 306. Sirgado voltou a impor a lei do mais forte na primeira das duas corridas de qualificação, posição que manteve na segunda, fruto de mais uma vitória na série A, enquanto na série B o mais forte foi Pedro Alves em Citroen Saxo. Sirgado repetiu ainda a vitória na série A da terceira corrida, enquanto na série B o vencedor voltou a ser Pedro Alves. No somatório de todas as provas, Rui Sirgado manteve a liderança na categoria. Na Final, o jovem Sirgado mostrou toda a sua experiência e tirou o melhor partido da superioridade técnica do Peugeot, conquistando a terceira vitória do ano em três provas realizadas. Na segunda posição ficou Tiago Alexandre, em Peugeot 306 Maxi, que mostrou um bom andamento na Final, enquanto o lugar mais baixo do pódio ficou nas mãos de Pedro Alves.

A classe Super Nacional viu o VW Golf de Tiago Martins ser o mais rápido nos treinos cronometrados, mas, tendo em conta o elevado número de pilotos inscritos nesta categoria, a prova foi disputada em duas séries e Júlio Bastos (BMW) instalou-se na liderança após a realização da primeira corrida. Seguiu-se a segunda prova de qualificação, onde o comando passou para i Citroën ZX de José Sousa, para depois regressar às mãos de Tiago Martins. A Super Nacional realizou ainda uma final B onde António Alves e Miguel Teixeira, ambos em BMW, tiveram passaporte para a final A. Numa Final onde houveram vários lideres, Tiago Martins escolheu a melhor tática para passar na Joker Lap e colocou-se em definitivo na frente da corrida. Na segunda posição terminou Hélder Miranda em SEAT Ibiza, enquanto o piloto do Peugeot 205, Celso Moura, foi o terceiro classificado.

Crosscar cresceu

No Campeonato de Portugal de Crosscar, notou-se a participação de um número adicional de pilotos, mas Pedro Rosário quis desde logo deixar claro que estava em Castelo Branco para vencer. Conquistando o tempo mais rápido nos treinos cronometrados, o campeão nacional venceu ainda a primeira e terceira corridas, enquanto na segunda manga o melhor foi Nuno Bastos. A Final do Crosscar era aguardada com expectativa, pois Bastos e Rosário re-editaram uma luta antiga e protagonizaram uma excelente corrida. Após o arranque, Nuno Bastos instalou-se na frente, obrigando Pedro Rosário a recuperar posições, até que na terceira volta, um toque colocou-o fora de prova. Bastos, num ASK 600, mostrou-se superior e venceu, na frente de Luís Almeida num Semog 600. O terceiro foi Ludgero Santos, também aos comandos de um Semog.

Na categoria Super Iniciação 1400, Hugo Lopes entrou com o pé direito e realizou a pole no Peugeot 106, somando ainda vitórias em todas as corridas de qualificação. Na Final, o piloto do Peugeot mostrou a habitual superioridade e venceu, deixando o Toyota Corolla de André Carvalho na segunda posição. O terceiro classificado foi Gonçalo Leite, com José Eduardo Rodrigues em Toyota Starlet a ser o quarto classificado.

Nos Super Challenge 1000 by VCW, João Videira foi o piloto que realizou a volta mais rápida nos treinos cronometrados, mas na primeira corrida de qualificação Tiago Seguro impôs-se e venceu. Na segunda e terceira corridas, Videira mostrou um bom andamento e com uma condução muito agressiva assegurou o topo da classificação após as corridas de qualificação. Mostrando uma vez mais um elevado nível de competitividade, a Final deste troféu teve em Tiago Seguro o primeiro e único líder, com João Videira a envolver-se numa animada luta com Carlos Pereira, com alguns toques à mistura. Videira foi segundo com o estreante Leonel Sardinha a ser terceiro e Carlos Pereira a terminar na quarta posição. O Campeonato de Portugal de Offroad prossegue em Montalegre, nos dias 27 e 28 de Julho.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado