Estoril Classics no roteiro dos grandes circuitos de clássicos a nível mundial

Por a 27 Março 2019 09:12

Numa Parceria com Peter Auto, que vigora, para já, de 2020 a 2022, o Estoril Classics entra no roteiro dos grandes circuitos de clássicos a nível mundial.
Recorde-se que desde os anos 80, a Peter Auto tem desenvolvido uma enorme reputação internacional, tanto no campo dos automóveis Clássicos como Modernos, tornando-se líder nessa área.

Em mais de trinta anos, Patrick Peter criou muitos eventos para carros modernos e clássicos não só em França como também no exterior, incluindo a primeira corrida internacional na China Continental (Zhuhai-1994). Os mais bem sucedidos e conhecidos são claramente o Tour Auto, Le Mans Classic e Le Mans Series, que após oito anos se tornou no Mundial de Endurance.

Patrick Peter, cuja primeira paixão é criar e montar novos eventos de alto nível, enveredou em 2014 num desafio diferente com o Chantilly Arts & Elegance Richard Mille: criar um novo estilo de Concurso, mas com nomes reconhecidos, tal como o Tour Auto Optic 2000 e o Le Mans Classic, o que se revelou uma aposta de sucesso.

Neste contexto, o Estoril Classics anunciou agora uma parceria com a Peter Auto, de 2020 a 2022, que vai claramente colocar no roteiro dos grandes circuitos de clássicos a nível mundial, como a Les Mans Classic, Spa Classic e Chantilly Arts & Elegance. Esta associação vai atrair ao concelho de Cascais pilotos de classe mundial, bem como um grande número de visitantes internacionais com um grande potencial económico.

Para além do impacto direto deste evento, causado pelas viagens e estadias dos turistas, este evento terá ainda um efeito multiplicador, pelo aumento de notoriedade e prestígio da região de Cascais dentro do segmento dos Gentleman Drivers.

Será expectável que isto conduza ao aumento de atividades realizadas ao longo de todo o ano, nomeadamente: visitas de clubes de carros clássicos e aumento de estrangeiros que veem em Cascais o Spot perfeito para visitar entre família e amigos; treinos de corridas antes da participação nos eventos; e recondicionamento de carros em Portugal, uma indústria em franco crescimento.

Assim, a segunda edição do Estoril Classics realiza-se entre 8 e 13 de outubro, no Estoril, e é o único evento a reunir cinco disciplinas de motos e automóveis clássicos, através das provas: Rally de Portugal Histórico, Concurso de Elegância ACP, Fórmula 1 Classic, Spirit of Speed Bikes, Historic Endurance e 1000 km Sports Cars e HGPCA Formula 1. Com uma dimensão internacional, o único evento que junta as várias categorias de clássicos atrai entusiastas de todos os cantos do mundo e reúne as maiores lendas do motociclismo e automobilismo.

A primeira edição, em 2018, levou ao Circuito do Estoril e Jardins do Casino Estoril cerca de 900 participantes e 65 mil visitantes, ao longo dos seis dias da iniciativa, com um investimento de cerca de 1,5 milhões de Euros.

Com três palcos localizados na Serra de Sintra, nos Jardins do Casino Estoril e no Circuito do Estoril, o evento está dividido em três categorias – Elegância, Rally e Circuito. Esta última inclui sete grelhas: Classic F1 – Formula até 1984; HGPCA – Formula 1 até 1966; 1000 km Sports Cars – Sports cars de le Mans até 1973; Iberian Historic Endurance – GT e Turismos até 1976; Campeonato FIA Formula Junior até 1961; Turismos Group 1 até 1981; Spirit of Speed Bikes.

Tal como no ano passado, o evento é organizado pela Associação de Turismo de Cascais, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, tendo como parceiros o ACP – Automóvel Club de Portugal, a Race Ready – Iberian Historic Racing, e o Motor Clube do Estoril. Conta ainda com o apoio do Estoril Sol e do Circuito do Estoril.

2
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
ecs
Membro
ecs

Excelente!

racingmachine
Membro
racingmachine

Ou seja, a partir de 2020 o Estoril Classic ganha mais relevância em termos da importância das máquinas que o público pode ver? Fui no ano passado e gostei mas achei que podia ter muito mais (principalmente nas categorias de circuito), fico contente por saber que o festival vai melhorar.

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport