Crosscar passou por Mação em contra-relógio
O ‘causador’ de tal feito foi o Track-day que estava previsto para o mesmo fim de semana e que, entendeu a entidade federativa, não poderia ser realizado em simultâneo com a prova dos Nacionais. Com isso, e para não juntar uma prova federada a outra que, para todos os efeitos, não o era, foi realizado o programa do Crosscar apenas na manhã de domingo, obrigando equipas e pilotos a um esforço extra para fazer face as exigências de manutenção dos monolugares entre cada corrida…
A primeira de António Fernando
Após ter ameaçado na primeira prova do ano em Foz Côa, António Fernando conseguiu em Mação uma saborosa vitória que o coloca na liderança do Nacional de Crosscar. Depois de um quase capotanço nas corridas de qualificação, liderou a final desde o apagar do semáforo, realizando uma prova isenta de erros com um ritmo que apenas Pedro Rosário, autor da pole-position, conseguiu acompanhar. No entanto, a história da corrida poderia ser outra não fossem os muitos toques ocorridos na primeira volta que “esticaram” o pelotão…Na luta pela terceira posição, Luís Oliveira acabaria por levar a melhor sobre Luís Ascenso, relegando o vencedor da primeira prova do ano para o quarto posto. Bastante prejudicado pelos toques na volta inaugural, Luís Caseiro conseguiu depois encetar uma boa recuperação que o levou até ao quinto lugar final, terminando ainda em acesa luta pela posição acima com Ascenso. Logo atrás terminaram Alexandre Durão e Hugo Castro, com Castro a perder assim a liderança do campeonato.
Troféu com andamento de Nacional
Foi pouco mais de um segundo a diferença que separou o melhor do Troféu Energia Racing do vencedor do Nacional de Crosscar no somatório das sete voltas que compunham a final de cada categoria! Principais “obreiros” desta boa performance, Saulo Dias e Samuel Isabel fizeram uma final de faca nos dentes, fugindo completamente ao resto do pelotão. Aproveitando a pole-position que conquistou nas corridas de qualificação, Saulo Dias desde cedo se colocou na dianteira, conseguindo na primeira volta um ligeiro ascendente que geriu até final. Envolto no pelotão na volta inaugural, Samuel Isabel era já segundo na primeira passagem pela meta. Pese embora o esforço, nunca conseguiu verdadeiramente incomodar o líder, mantendo a sua posição até final. Já Alcides Calçada, segundo melhor nas corridas de qualificação, apenas conseguiu acompanhar o ritmo dos primeiros das voltas iniciais, contentando-se depois com o terceiro lugar final. Com um andamento muito forte, João Macedo foi o quarto seguido a já alguma distância por Rui Nunes e Nuno Oliveira, últimos a completar as sete voltas previstas para a final.
Track-day polémico
Organizado com o intuito de preencher o programa da prova, onde apenas pontuava o Nacional de Crosscar depois da mais que previsível inexistência de interessados no Autocross, o Track-day organizado pelo Clube Automóvel de Mação começou por ser polémico ainda o evento não tinha começado. Tudo porque as premissas do evento permitiam a presença de pilotos não federados já que não era exigida licença desportiva… No entanto, deu para perceber que há “mercado” para este formato de eventos, mostrando que há que democratizar a competição automóvel em Portugal, criando estruturas para que a mesma aconteça em “ambientes controlados” e se ponha fim à proliferação das chamadas provas “pirata”. Caso contrário, poderão estas iniciativas ser o princípio do fim do Off-Road em Portugal?
Classificações Finais
Campeonato de Portugal de Crosscar
1º António Silva ASK 600 7 voltas em 4m54,442s
2º Pedro Rosário Semog 600 a 2,703s
3º Luís Oliveira Semog 600 a 7,198s
4º Luís Ascenso Semog 600 a 13,216s
5º Luís Caseiro ASK 600 a 13,436s
6º Alexandre Durão Semog 600 a 15,553s
7º Hugo Castro JBRacing a 15,821s
8º Nuno Bastos ASK 600 a 20,873s
9º Hélder Fernandes Semog 600 a 6 voltas
10º Marco Gameiro JBRacing 600 a 6 voltas
Troféu Energia Racing/Semog
1º Saulo Dias Semog 600 7 voltas e 4m55,589s
2º Samuel Isabel Semog 600 a 1,215s
3º Alcides Calçada Semog 600 a 9,094s
4º João Macedo Semog 600 a 9,354s
5º Rui Nunes Semog 600 a 15,975s
6º Nuno Oliveira Semog 600 a 22,848s
7º Tiago Capela Semog 600 a 2 voltas
8º José Pinheiro Semog 600 a 4 voltas
9º Luís Almeida Semog 600 a 6 voltas
10º Jorge Francisco Semog 600 a 7 voltas
11º Pedro Santos Semog 600 n/alinhou
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI