CRÓNICA: O que fazer para melhorar o Circuito do Estoril?

Por a 29 Julho 2020 10:09

A propósito das recentes declarações de Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais quando disse à Rádio Renascença que o Estado (que é o dono através da Parpública) tem deixado de lado o Autódromo do Estoril “a minha perplexidade é que esta é uma demonstração por parte do Governo de que não tem interesse no Autódromo do Estoril”, o edil diz que é preciso investir na pista e que por isso, o circuito do Estoril deveria estar nas mãos da Câmara Municipal de Cascais. Não é essa a questão que queremos debater, mas se essa for a solução, claro que sim, pois o meu interesse é que a pista seja melhor, para que seja aproveitada da melhor forma possível.

Na mesma medida que o AIA tem condições para grandes eventos, e com isso potenciar o Turismo, o Estoril também. Quem lá vai ver o Estoril Classic Week, por exemplo, percebe-o bem, mas se calhar os 50 anos que o Circuito do Estoril vai fazer em 2022 eram uma boa oportunidade para uns ajustes, pois como está hoje em dia impede competições mais relevantes, como foi agora o caso.

Não sei muito bem o que se poderia fazer para alargar o paddock, mas não vejo grande alternativa que não passe por mexer no traçado da pista. Se calhar esta é uma boa oportunidade para alargar a discussão aos nossos leitores, pois felizmente, são muitos, e todos juntos podem lançar boas ideias.

Por isso, e para não estar apenas a pedir ideias, cá vai: Para alargar o paddock faria sentido tornar a curva VIP um ‘gancho’ mais apertado, que permitisse colocar a reta interior mais para o seu lado esquerdo, nem que fosse só 15 metros? Sabemos que existe um forte declive no lado esquerdo, mas será que dava? Sempre eram 15 metros a mais no paddock. Claro que a pista ficaria diferente, mas isso também já aconteceu com a introdução da variante e ‘ocaso’ da curva do Tanque, e o circuito não ‘morreu’ por isso.

Outra hipótese, bem mais cara certamente: Afastar mais a reta da meta, cerca de 20 metros, diminuindo o tamanho da praça da maratona e do estacionamento (reconstruindo novas bancadas, e tudo o resto, boxes, torre, media center, etc, ).

Isto são apenas hipóteses, fazer é fácil quando há dinheiro, falar é fácil (neste caso escrever) quando não se tem de pagar, mas são apenas ideias, porque o que queremos mesmo é que seja possível melhorar o Circuito do Estoril, porque continua a ser extremamente relevante.

Por isso, venham daí as ideias. Se calhar, alguma delas acerta na ‘mouche’…

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Scb2
Scb2
3 anos atrás

A primeira questão a colocar seria: o que poderemos ganhar? Roubar competições ao AIA? Faz sentido investir de tal maneira que apenas se tire de uma lado para fazer noutro? Mesmo fazendo as melhorias sugeridas que poderíamos conseguir? O Moto GP? Face aos investimentos falados, como se conseguiria amortizar o investimento? Julgo que deste momento faz falta investimento, mas para repor as condições das boxes e do espaço por baixo das bancadas, e julgo que faria sentido uma maior entendimento com o AIA. Julgo que não faz sentido provas como a ELMS, que tinha algum público no Estoril, se deslocarem… Ler mais »

pedrososport-1
pedrososport-1
3 anos atrás

Uma vez que a pista de karting nunca será construída o padock podia ser extendido para as corridas de apoio no miolo do circuito ou seja recta interior com a curva vip e curva da orelha com passagem subterrânea de modo a não mexer na pista … o bom do autódromo é exactamente a pista

Cágado1
Reply to  pedrososport-1
3 anos atrás

Muito bem visto. E arranjar maneira de tirar de lá o gancho e fazer o Tanque/Orelha com escapatórias de jeito.

jem
jem
Reply to  Cágado1
3 anos atrás

O gancho foi feito, precisamente por o Tanque/Orelha não terem qualquer possibilidade de terem escapatórias. Aliás na foto é bem visível que a pista acaba imediatamente. Outra coisa seria antecipar um pouco a curva e aproveitar o resto de espaço que ficaria para escapatória, que nem necessitaria ser muito grande, pois a velocidade não seria demasiado elevada.

Cágado1
Reply to  jem
3 anos atrás

Eu sei perfeitamente pq é que o gancho foi feito. Mas, se estamos numa de pôr aquilo que gostaríamos e pode haver o milagre que se consiga, para mim isso era essencial para voltar a ter uma pista decente – mesmo que seja um sonho. A curva 1, 2 e Parabólica mudaram um bocado e ninguém morreu por isso – embora para mim especialmente a 1/2 tenha piorado bastante. Agora o gancho é um aborto, Antecipar a entrada para ter mais escapatória?… Talvez. Eu gostaria de ver a câmara expropriar meia dúzia de casas e voltar ao traçado original. Face… Ler mais »

mdcc220
mdcc220
3 anos atrás

Vamos ser claros: o único problema da Câmara de Cascais é a F1 não ter ficado em Lisboa. O ter ido para o Algarve ou para outra região qualquer do país é irrelevante. Isto acontece com tudo o que é grande acontecimento neste país. Se sai do raio de acção de Lisboa, é um ver se te havias de comunicados, declarações e pedidos de regresso á capital. Faz algum sentido investir num circuito com 50 anos de idade em vez de num com 12? Faz sentido investir em 2 circuitos num país como Portugal que nem sequer tem F1 garantida… Ler mais »

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  mdcc220
3 anos atrás

Automobilismo não é só fórmula um.

mdcc220
mdcc220
Reply to  Scuderia Fast Turtle
3 anos atrás

Tendo o caso nascido após a confirmação da F1 em Portugal, só posso admitir que as queixas vieram por causa disso mesmo. Mesmo sabendo que todas e quaisquer melhorias do Estoril, beneficiariam todas as competições automobilísticas e não apenas a F1. E honestamente, acha mesmo que o Presidente da Câmara de Cascais, teria aquele discurso se estívéssemos a falar do Campeonato Nacional de Clássicos ter ido para o AIA e não para o Estoril? Não sejamos ingénuos…

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  mdcc220
3 anos atrás

Eu não sou ingenuo. Mas sei a luta que tem sido nos últimos anos.
A câmara perdeu o circuito no tribunal e tem sido uma luta de anos.

De tal maneira que o circuito vai caindo que até o Elms saiu do Estoril para o Algarve quando no Estoril havia grande festa e no Algarve é simplesmente uma corrida.

jem
jem
3 anos atrás

Ainda não se sabe se o AIA consegue fazer um contrato de longo prazo, ou se é só esta corrida, e perde-se tempo a falar em fazer F1 num circuito que claramente já passou o seu tempo para a F1 atual.

henry-belll
henry-belll
3 anos atrás

Temos de ver que os circuitos foram construídos em épocas diferentes com valias diferentes consoante a época. O Estoril é um circuito maduro, com história. A sua mais valia é o traçado, apesar das alterações introduzidas em prol da segurança. A pista do AIA é muito bem feita aproveitando a orografia, com muito mais espaço. Temos espaço para os dois, e acho que Braga devia levar uma volta para subir uns degraus… Relativamente ao Paddock também já tinha pensado nessa necessidade, e de modo a não retirar identidade do circuito também vejo a solução do aumento do mesmo no miolo… Ler mais »

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